27/10/2021 às 09h09min - Atualizada em 27/10/2021 às 09h07min

Como será o futuro do dinheiro: entenda as previsões

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News
A dúvida sobre como será o futuro do dinheiroentenda as previsões, existe há algum tempo e ela tem se tornado mais relevante atualmente com o aumento da digitalização dos bancos.

Um dos principais motivos para que esse assunto seja tão pertinente nos dias atuais é o pagamento digital que está presente em variados setores da economia e, segundo especialistas, esse aumento será cada vez maior.

Durante a pandemia, a própria OMS (Organização Mundial da Saúde) incentivou o uso de cartões de crédito por aproximação, ou seja, as pessoas não têm contato com as maquininhas, já que, basta encostar o cartão no leitor que até mesmo a digitação de senha é dispensada.

Só essa modalidade foi responsável por mais de 19 milhões de transações financeiras no mês em que se popularizou essa funcionalidade.

A bancarização digital e o futuro do dinheiro

Recentemente, vimos as pessoas aderindo à bancarização, por causa do Auxílio Emergencial que o governo disponibilizou nas contas digitais da Caixa Econômica Federal.

O número de pessoas que se cadastrou em bancos durante essa época é equivalente a 9,8 milhões de pessoas, elevando a quantidade de brasileiros que usam bancos para 175,4 milhões de pessoas.

Além disso, bancos digitais como Nubank e Banco Inter são responsáveis também pelo aumento da procura de pessoas por serviços bancários.
Sabendo tudo isso, podemos afirmar como será o futuro do dinheiro entenda as previsões?

As fintechs acabarão com os tradicionais bancos e suas taxas? O dinheiro físico acabará?

Da mesma forma que um blog de investimento, falaremos mais sobre isso para entendermos mais sobre esse assunto que é tão importante para a economia mundial.

Então, como será o futuro do dinheiro entenda as previsões

O futuro do dinheiro, especialmente os impressos, é um assunto que já vem sendo discutido há muitos anos, pois, a ideia de uma sociedade sem papel moeda já era falada em meados de 1960.

Hoje em dia, com uma sociedade cada vez mais ligada ao mundo digital, o tema acaba sendo cada vez mais colocado em pauta, já que a criação do pix, sistema de transferências financeiras que acontecem em tempo real, é uma das provas de que a existência do papel moeda está chegando ao fim.

Afinal, as pessoas preferem fazer transações diretamente pelo celular ao invés de ter que ir em algum caixa eletrônico para imprimir notas que seriam repassadas para outros.

A facilidade de realizar um pix é o que tem diminuído muito a circulação de dinheiro em espécie, pois, essa função é muito mais segura e rastreável.
A bancarização digital e as transferências via pix são dois fatores muito importantes para entendermos de uma vez qual será o futuro do dinheiro.

Como será o futuro do dinheiro entenda as previsões mundiais

Não é somente no Brasil que as notas deixaram de ser usadas, pois, em países como a China, a Índia e a Suécia, já existem meios de tornar as economias dos cidadãos totalmente digitais.

Na Suécia, apenas 1% das movimentações financeiras usam notas impressas ainda e, a maioria dos varejistas dizem que não aceitarão mais dinheiro físico a partir de 2025.

Na Índia, o governo já retirou duas notas de alto valor financeiro do mercado e, para somar a isso, criou o sistema Cashless Índia, em que a propaganda fala sobre o desuso do dinheiro físico.

Na China, foi criado o yuan digital que servirá como uma moeda de troca usada em um aplicativo controlado pelo governo.

Fatores que encaminham para o fim do dinheiro em papel

Cartões de crédito e débito, QR Code, Carteira digital, Pagamento por aproximação, Pix, Ted, Criptomoedas.

Todos esses fatores corroboram o fim do dinheiro em espécie, já que, todas essas transações não envolvem nenhum tipo de moeda física para realização da movimentação financeira.

Somado a isso, outros fatores influenciam essa perspectiva e, entre eles, podemos citar:
  • Dinheiro físico custa caro para imprimir;
  • Pagamento digital está cada vez mais comum;
  • Banco Central fomenta o dinheiro digital para a população;
  • Projeto de lei para acabar com o dinheiro impresso.

Quais as desvantagens de usar dinheiro físico?

Quando falamos sobre como será o futuro do dinheiro entenda as previsões, devemos entender que existem desvantagens em usar esse tipo de forma de pagamento.

Uma delas é o fato de que precisamos nos deslocar até uma agência bancária para realização de um saque de dinheiro físico.

Outro ponto é relacionado ao custo de impressão e logística dessas notas por empresas de segurança com escoltas caras.

E, por último, existe a possibilidade de que as notas sejam adulteradas ou falsificadas por pessoas de má fé.

Portanto, quem pensa em como será o futuro do dinheiro entenda as previsões, sabe que os dias desse tipo de pagamento estão contados, pois, a tendência é que, assim como todos os outros setores, a economia se digitalize completamente.
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia