31/08/2021 às 18h38min - Atualizada em 31/08/2021 às 18h37min

Como saber se um sofá é bom?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

O sofá é um ítem essencial de decoração da sala, deixando o ambiente mais completo, charmoso e confortável, tanto para momentos de lazer e descanso, como também para receber as visitas. Ele é o complemento essencial para trazer harmonia para a sala principal. 

 

O maior problema, na maioria das vezes, é saber se o modelo do sofá que você quer adquirir é de qualidade. Neste artigo trazemos algumas dicas para você saber como comprar um sofá bom, confortável e durável. 

Dicas para você comprar um bom sofá

Abaixo, seguem as dicas principais para você comprar um bom sofá.

Estrutura

A estrutura do sofá é primordial para uma compra de excelência, o sofá precisa ter uma estrutura firme e robusta, para que assim o móvel dure por mais tempo. Afinal de contas, a compra de um bom sofá é um investimento bem alto.

 

A estrutura perfeita e ideal é a de madeira maciça ou a de aço, ao que se refere a parte que receberá mais carga, nesse caso os assentos. O sofá tem que ter em sua base materiais resistentes e que não se deformam com facilidade. 

 

Deve-se deixar um espaço livre de mais ou menos 60 cm ao redor do sofá, para garantir uma melhor circulação das pessoas. 

Assentos

Os assentos são os principais pontos a serem analisados, pois são eles que mostrarão se o móvel em questão é confortável e durável. Podem ser feitos de molas, espumas ou percinta elástica e espuma. 

 

É importante sempre verificar a densidade da espuma, geralmente é recomendado que a espuma seja D33, que aguenta uma carga de até 100 quilos, se for necessário aguentar mais peso, escolha um sofá de densidade de espuma D45 no assento. 

 

Para o encosto você pode optar por uma espuma de densidade como D28 ou D23, pois esta parte não irá receber tanto peso. Essas espumas são mais maleáveis e muito mais confortáveis.

Revestimento

O revestimento geral do sofá tem que ser de altíssima qualidade e resistente a danos, o que evita rasgos, manchas e dará uma aparência bonita e sofisticada para o sofá por muitos anos. 

 

O suede, veludo, sarja e o couro são opções de revestimentos de excelente qualidade e se destacam por terem manutenção e limpeza descomplicadas. Além de agregar um estilo rústico e único a cada peça confeccionada por essas matérias.

Preços

Cuidado com preços muito baixos para se adquirir um móvel tão importante quanto um sofá, lembre-se que sofás de boa qualidade são caros, mas compensam o investimento neles atribuídos. Às vezes o barato pode sair muito mais caro! 

 

Uma boa alternativa é adquirir um sofá direto da fábrica online, por exemplo. Além de você ter acesso a modelos incríveis, poderá conhecer também modelos de primeira mão, como os disponíveis na loja Sofás Elyte

Ambiente e dia a dia

É essencial analisar o ambiente em que você irá alocar o sofá antes de você comprá-lo, pois seja ele descontraído, colorido, com almofadas ou não, grande ou pequeno, tudo depende de todos os detalhes do ambiente para você fazer uma boa compra e ficar satisfeito e feliz com essa escolha. 

 

Se o ambiente for formal, abuse de estilos clássicos com design confortável e sofisticado, tons mais claros e almofadas mais firmes. 

 

Já para uma casa com crianças e adolescentes pense em cores escuras, tecidos resistentes, como couro ou couro vegetal, ou tecidos impermeáveis, onde é mais fácil de lavar ou passar um pano úmido. Prefira sofás mais robustos. 

 

Para quem tem cães, gatos e até mesmo aves que ficam soltas, leve isso em consideração ao investir em um sofá. Opte também por tecidos impermeáveis, de fácil manutenção e limpeza. 

Medidas

É muito importante ter a medida correta do local que irá receber o novo móvel, não se esqueça de detalhes como profundidade, largura e comprimento. Inclusive não esqueça de medir a largura da porta e o tamanho do elevador, por exemplo. 

Considerações finais

Se a sua decoração for começar do zero, use e abuse da sua criatividade, abuse das cores, ítens de decoração, ouse experimentar combinações atuais e modernas, como por exemplo tons em violeta, tijolo, verde escuro e azuis. 

 

É possível você juntar beleza com conforto em um mesmo ambiente, faça um tom sobre tom utilizando uma poltrona mais clara com um sofá mais colorido, por exemplo. 

 

Complemente com uma cortina mais despojada, um xale mais clássico, um tapete mais alegre, etc. 

 

Para áreas externas, tecidos tecnológicos que repelem a água são os mais aconselháveis, pois têm maior durabilidade e têm um design rústico e muito bonito.

 

Não se esqueça que para a limpeza dos sofás deve-se evitar cloro e também produtos abrasivos como alvejantes e multiusos. O ideal é contratar empresas de higienização dos sofás. 

 

Pronto! Agora que você já tem essas dicas, é só escolher o ambiente que o sofá será colocado e ir às compras!

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia