17/08/2021 às 16h00min - Atualizada em 17/08/2021 às 15h59min

Dicas para gerenciar e-commerce

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Aquela loja tradicional que você vai fisicamente e os produtos estão todos expostos e você pode experimentar, está ficando cada vez mais para trás.

Em período de pandemia, as empresas precisaram se remodelar a fim de sobreviverem.

Com custos menores, a melhor alternativa foi investir no e-commerce.

Uma abreviação em inglês de comércio eletrônico, ou seja, aquela venda que você faria na loja física, agora está nas telas.

A compra e venda é feita através da internet a partir de computadores, tablets ou smartphones.

Saber gerenciar um e-commerce pode não ser tão simples, afinal, você precisa fazer propagandas, divulgar seus produtos, gerenciar a carteira de clientes, emitir notas fiscais e entregar os pedidos.

Quando o e-commerce é bem administrado, consegue encontrar maneiras de se destacar entre os concorrentes, que de igual modo, estão investindo no comércio eletrônico.

É preciso entender que as metas, objetivos, estratégias, gerenciamento de pessoal e de vendas precisa acontecer no e-commerce, assim como acontece na empresa física.

Dessa forma, a meta é atender bem e gerar lucro.

Para isso, conhecer a carteira bem a carteira de clientes que você possui é fundamental. Saber os gostos pessoais de cada um dos consumidores e suas expectativas quanto a compra torna-se essencial a fim de mantê-lo fiel a sua organização.

Se você tem um e-commerce ou está pensando em abrir seu próprio negócio, confira nossas dicas para gerenciar e-commerce com sucesso!

Escolha do site ou loja virtual

Esse é um passo muito importante e precisa ser devidamente planejado. Afinal, é através dele que você vai oferecer e vender seus produtos.

Existem lojas “prontas” que você configura e pode utilizar para promover suas vendas virtuais.

Ou ainda, você pode construir seu próprio site de vendas. Contar com a ajuda de desenvolvedores e programadores pode contribuir para que seu site tenha mais êxito e consiga abranger todas as necessidades, além de garantir um visual exclusivo. Mas, isso pode sair caro. Por isso, planejar qual a melhor opção e em qual das alternativas você conseguirá ter um melhor retorno financeiro é primordial.

Formas de pagamento

Uma questão de suma importância para quem deseja ingressar no e-commerce é definir quais serão os meios de pagamento aceitáveis para sua empresa.

É essencial analisar a que público você irá direcionar suas vendas e qual o perfil de consumidor, para definição dos meios de pagamento. O interessante é abranger várias formas, assim você conseguirá oferecer mais opções aos seus clientes já fixos e aqueles consumidores em potencial.

A dica geral é apostar em cartões de crédito, débito, boleto, pix entre outros. O fato é que quanto mais opções, melhor para você e para seu cliente.

Planejando a entrega

Essa questão é essencial. Afinal, quem faz uma compra on-line não deseja passar muito tempo sem o produto.

É claro, que todos os consumidores que optam por realizar uma compra virtual, sabem que haverá um prazo para entrega.

Por isso a regra é, entregue sempre antes do prazo. Manter um processo logístico bem desenvolvido é realmente um desafio, mas vale a pena, pois isso é um ponto fundamental para a fidelidade de clientes.

É interessante mostrar ao cliente o caminho que a compra dele está fazendo, detalhando a logística. Passa credibilidade e é um ponto super positivo para sua empresa.

Uma alternativa é investir em parcerias para a logística. Trabalhe com outras empresas, isso ajuda você a entregar no prazo e reduz os custos. É uma excelente aposta.

Marketing: a alma do negócio

O marketing é a alma do seu negócio, isso porque é através dela que você irá promover seus produtos, mostrar a qualidade e destacar o diferencial da sua empresa.

Elencar outros produtos ou serviços à sua propaganda pode ser bem interessante. Criar parcerias nesse segmento, pode ser uma das dicas de gerenciar e-commerce com sucesso.

Concluindo pedidos

A compra foi feita e o produto foi entregue, mas seu trabalho ainda não acabou. Acompanhe seus resultados. Verifique a satisfação do seu cliente. Isso é sem dúvidas uma das responsabilidades de gerenciar um e-commerce com eficiência.

Um exemplo de empresa que consegue gerenciar seu e-commerce com eficiência é a loja Pama Kids.

Outra dica de como gerenciar e-commerce com eficácia é mensurar os resultados. Verifique seu fluxo de caixa e lucro.

Em resumo, para um bom gerenciamento é preciso dedicação, elaboração de estratégias, parcerias e muita seriedade e comprometimento com seu trabalho. Siga nossas dicas para gerenciar e-commerce e lance sua loja nesse segmento.

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