26/07/2021 às 13h57min - Atualizada em 26/07/2021 às 13h55min

Como otimizar o estoque do seu restaurante

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Enfrentando problemas com o estoque de seu restaurante? Talvez os problemas sejam coisas simples ou apenas hábitos que atrapalham na administração de seu estoque. 

 

Sabendo manter os alimentos, conservar no local certo e comprando na quantidade certa o estoque e seu bolso agradecem!

 

Mas caso você ainda se encontre um pouco perdido em relação a otimização do estoque de seu restaurante, não se preocupe, hoje a Silvestre Alimentos vai te ajudar com as melhores dicas para solucionar esse problema, portanto continue a leitura deste artigo até o fim, pois as dicas estão excelentes!

 

É preciso estar sempre atento à situação do estoque de seu estabelecimento. Em tempos de crise (ainda mais em pandemia) os estabelecimentos precisam se adaptar ao mercado, ajustando seus valores de acordo com o preço de seus produtos.

 

Mas existem formas de organizar seu estoque e economizar ainda mais e não desperdiçar alimentos. Para ter uma boa organização de estoque, e saber se terá ou não uma queda no giro do estoque, é preciso fazer um bom controle de estoque, que significa fazer o controle das entradas, dos materiais consumidos, movimentar o ciclo de mercadoria, fazer o equilíbrio das compras, entregas e armazenagem. 

 

Também é necessário estabelecer um prazo de pagamento de fornecedores de acordo com o recebimento da clientela.

 

Mas calma, vamos explicar tudo certinho, para que não tenha dúvidas sobre como otimizar o estoque do seu restaurante.


Vamos às dicas?

Tenha o controle completo do estoque de seu restaurante

Um controle completo sobre o estoque de um restaurante deve ser analisado pelos seguintes pontos:

 
  • Quantidade de cada produto e data de validade de cada um deles

  • Nome do fornecedor e o dados de cada produto

  • Data completa, com dia, mês e ano que os produtos foram inseridos no estoque de seu restaurante

  • O valor único dos produtos

  • Soma do volume do item pedido

O controle de estoque é a administração de toda a mercadoria que passa pelo seu estabelecimento, entrando e saindo, e pode ser feito com o uso de uma planilha do Excel contendo todas as informações acima.

 

Essas dicas são mais específicas e suficientes para restaurantes menores, já que a demanda é menor que a demanda dos restaurantes maiores, que precisam de um sistema mais específico e pessoas para cuidar apenas dessa parte. 

 

Mas independente do tamanho do restaurante, ter conhecimento da real situação de seu estoque, sabendo a validade dos produtos e sua qualidade, é fundamental para saber como fazer o balanço do estoque.

 

O estoque precisa se muito bem organizado, de preferência por setores, como por exemplo o de comidas, classificar por “carnes”, “verduras”, “legumes”, “grãos” e o de bebidas classificar por “refrigerantes”, “cervejas”, “bebidas quentes” e  “sucos”, sem contar os ingredientes como temperos, maionese, molhos, dentre outros, que também precisam ser organizados por setores.

 

Isso mantém uma melhor organização e ninguém se perde na bagunça, ganhando mais tempo e a satisfação dos clientes.

 

Se atente ao desperdício

Na maioria dos restaurantes, o maior problema é a questão do desperdício, já que muitos produtos acabam ficando no mesmo lugar guardado no dia de sua compra e ultrapassam a validade.

 

Por isso, o ideal é comprar sempre a quantidade necessária para seu restaurante, de forma que não falte alimento e nem sobre. 

 

Para ajudar a comprar a quantidade certa de produtos, faça uma análise de seu restaurante e liste os produtos que mais saem, e os que quase nunca são pedidos. Assim você terá uma base em quais alimentos comprar mais e os que menos comprar. 

 

Outra dica para evitar o desperdício de alimentos, caso você tenha comprado a mais, e os itens já estiverem perto da data de validade, ofereça a moradores de rua! Assim você estará fazendo uma boa ação, e ainda não desperdiçará alimentos.


Divida o processo por fases

O estoque é constituído por duas fases: entrada e saída de produtos, sabendo disso, ao organizar sua planilha, você deve inserir as informações divididas por fases, sendo elas:

 
  • Fase 1 (entrada das mercadorias): Após fazer sua compra, não se esqueça de exigir a nota fiscal para o fornecedor, para te ajudar a listar os gastos e também ter um comprovante da compra feita.

 

Cada item comprado deve ser passado por você, para ser colocado na planilha com todas as informações citadas no início do artigo.

 
  • Fase 2 (saída das mercadorias): A saída das mercadorias também deve ser registrada, dessa forma todo o controle de estoque feito anteriormente terá sido em vão. 

 

Na fase 2, os dados a serem inseridos deverão ser os seguintes:

 
  • A quantidade das mercadorias

  • O motivo da saída dessa mercadoria

  • O valor de cada unidade dessa mercadoria

  • A data com detalhes do dia em que o produto saiu do estabelecimento

 

Seguindo essas dicas de Como otimizar o estoque de seu restaurante, você irá notar uma grande diferença em seu bolso e a maior organização em seu estabelecimento! 

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