19/07/2021 às 09h42min - Atualizada em 19/07/2021 às 09h18min

Automação industrial: o que é e como aplicar

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Todas as indústrias que desejam se destacar no mercado de trabalho, serem fortes concorrentes, mais eficientes e mais ágeis em seus processos operacionais, precisam e devem investir em um bom programa de automação industrial. 

 

Pois a automação industrial, é a solução para melhorar todo e qualquer sistema operacional de uma empresa que deseja se destacar em seu ramo de atuação com tudo que o mercado tecnológico tem a oferecer. 

 

Mas muitos donos de indústrias não implementam um programa de automação industrial por não saber o que é e não saber como aplicar, além de não saberem quais são as vantagens que um bom programa de automação industrial traz para seu negócio. 

 

Exatamente por isso, a AES SOLUTIONS traz para você, que deseja implementar um programa de automação industrial, este artigo explicando todos os benefícios que esse tipo de investimento proporciona à sua indústria. 

O que é automação industrial?

Primeiramente, precisamos definir o que é automação industrial e deixar claro que a automação industrial é bem diferente de mecanização de operações, pois a mecanização de operações se trata apenas de introduzir máquinas em um processo industrial. 

 

E a mera introdução de máquinas em algum processo industrial, não significa que essas máquinas sejam automatizadas, pois caso precisem de operações manuais e dependam da decisão de pessoas, esse processo ainda está suscetível a erros.

 

Então, podemos entender que a implementação de automação industrial consiste não apenas em colocar máquinas para realizar processos de forma mais rápida, substituindo os trabalhos manuais. 

 

Mas a automação industrial consiste na implementação de um sistema tecnológico de última geração completo, que controla todo um determinado processo operacional e todas as variáveis que o envolvem, evitando assim, muitos erros que poderiam ser cometidos por pessoas.

 

Além disso, a automação industrial possui sistemas de operações que substituem o trabalho manual e a tomada de decisões por operadores de máquinas, o que aumenta significativamente a produção e a eficiência das operações. 

Níveis da implementação da automação industrial

Bom, agora você já sabe que a automação industrial consiste em substituir processos e tomadas de decisões que geralmente seriam feitas por pessoas, por processos tecnológicos de última geração, que diminuem consideravelmente os erros e aumentam a eficácia e produção da indústria. 

 

Agora você precisa entender que existem quatro níveis de implementação da automação industrial: nível operacional, nível de controle, nível de supervisão e nível informacional. Vejamos do que se trata cada um deles. 

Nível operacional

Este nível é composto pelas máquinas de última geração que são responsáveis por operar e monitorar todos os processos, o que torna toda a operação de produção mais eficiente e precisa.

Nível de controle

Este é formado por dispositivos como CNC (Comandos Numéricos Computadorizados) e PLC (Controladores Lógicos Programáveis), os quais são responsáveis pela implementação de todas as técnicas de controle. 

Nível de supervisão

Este nível é responsável pela supervisão e monitoração de todos os sensores e parâmetros dos controles, o que facilita a atuação de todas as funções. 

Nível informacional

Este nível é tão essencial quanto os outros no sistema de automação industrial, pois ele controla todo o fluxo de informações, e um fluxo bem controlado, garante uma excelente e eficaz produtividade.

Benefícios da automação industrial

São incontáveis todos os benefícios que um bom programa de automação industrial traz para sua indústria, mas veja quais são alguns deles. 

Reduz custos

O custo do investimento inicial em um programa de automação industrial que seja realmente satisfatório pode ser considerado bem alto no começo, porém é um investimento certeiro e que realmente trará lucros e benefícios a médio e longo prazo. 

 

Pois um programa de automação industrial, reduz todos os erros que poderiam ser cometidos por humanos nos processos operacionais. 

Melhora a qualidade e reduz desperdícios

Pelo fato dos processos serem feitos totalmente por uma tecnologia de última geração, quase não há desperdícios de materiais e a qualidade do serviço e dos produtos é consideravelmente maior. 

Garante a segurança

Como com a aplicação de um programa de automação industrial os funcionários não precisam operar máquinas e nem transitar entre elas, muitos riscos que eles poderiam correr são significativamente diminuídos, portanto, eles tem um ambiente de trabalho mais seguro. 

Facilita o controle dos processos

Com a automação industrial, fica muito mais fácil ter controle sobre todos os processos industriais, desde a fabricação dos produtos, até o controle dos números e relatórios, bem como o controle de materiais e estoque.

 

Agora você já sabe quais são os benefícios que implementar um bom sistema de automação industrial traz para sua indústria, então você não tem mais desculpas para não aplicar um bom programa de automação industrial para seu negócio. 

 

E apesar do alto custo de investimento, pode ter certeza que se seguir corretamente todas as orientações que o programa de automação industrial te passar, o retorno lucrativo virá antes do que você imagina. 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia