10/11/2023 às 14h08min - Atualizada em 10/11/2023 às 14h06min

Fritadeira a ar ou fritadeira tradicional? Saiba qual escolher

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Cozinhar é uma arte e um prazer e, nos tempos atuais que existe tanta ênfase na alimentação saudável, é fundamental estar informado sobre os benefícios e as desvantagens dos alimentos que come e dos aparelhos que usa para preparar seus pratos favoritos.

Os alimentos fritos são um dos sabores mais populares para a maioria das pessoas, mas também são os mais prejudiciais à saúde. A fritadeira a ar é geralmente uma opção mais do que recomendável quando se enfrenta a falta de tempo e quando se trata de manter o sabor e cuidar de saúde.

As fritadeiras tradicionais são usadas apenas para fritar; elas usam uma grande quantidade de óleo, pois o alimento deve ficar submerso durante o cozimento, e é preciso ter cuidado especial ao limpá-las, pois o óleo usado pode grudar e gerar bactérias. 

As Air Fryers, por outro lado, usam apenas uma pequena porção de óleo em alguns casos e se comportam como um forno de convecção; elas podem cumprir outras funções, como aquecimento e desidratação, e fritar sem mergulhar no óleo.

Escolha sem hesitação

Escolher a melhor marca de Air Fryers, significa optar por um aparelho fácil de limpar, simples de usar e que promete economizar óleo, tempo e energia. A questão é se o alimento está realmente frito ou se está simplesmente dourado, crocante e tentador devido ao método de cozimento.

Não existem dúvida de que a Air Fryer é extremamente prática e saudável, mas deve-se observar que alimentos como massas, queijos, sopas, molhos e vegetais verdes crus não podem ser usados em uma Air Fryer.

Este uso limitado pode causar alguns inconvenientes em residências sem forno ou outros dispositivos de preparação de alimentos.

Opiniões a considerar

Alguns especialistas argumentam que estes dispositivos não são realmente fritadeiras, mas sim pequenos fornos com um ventilador interno e um elemento de aquecimento elétrico que faz com que o óleo penetre mais profundamente no alimento e forme uma crosta espessa e crocante. Eles até afirmam que, como as fritadeiras a ar não usam óleo, alguns alimentos podem ficar mais secos do que o normal.

O professor Jorge Gut, associado ao centro de pesquisa de alimentos e professor de engenharia da Universidade de São Paulo, afirma que não existe fritura sem o uso de gordura ou óleo.

Portanto, afirma com veemência, a air fryer não frita, mas cozinha o alimento com uma aparência e textura que o faz parecer comida, mas na realidade não é, pois ele é cozido devido ao contato acelerado do alimento com o ar quente, que, ao ser ventilado rapidamente, forma uma camada seca na parte externa e isso se assemelha ao alimento que passa pelo processo de fritura.

Sem dúvida, cozinhar com uma fritadeira de ar quente é extremamente benéfico para a saúde, pois a eliminação de gorduras evita consequências graves, como colesterol alto, hipertensão, problemas cardiovasculares e favorece a redução do peso corporal.

Considerações ao comprar uma Air Fryer

Antes de comprar uma air fryer, é necessário levar em conta o orçamento, o tamanho e a capacidade da fritadeira, o design, o conforto de uso e o método de limpeza, os materiais, a potência, a eficiência e a multifuncionalidade.

As vantagens de cozinhar com as melhores marcas de air fryers são inúmeras: consome-se menos gordura, o alimento mantém suas propriedades, desenvolve-se menos acrilamida (uma substância química que se forma quando os alimentos ricos em amido são cozidos em fogo alto) e desfruta-se de bom sabor.

Embora  o funcionamento seja semelhante à dos fornos, a diferença está no fato de que nas fritadeiras a circulação de calor é uniforme e permanente devido à ventilação interna. Para um cozimento perfeito, é aconselhável pré-aquecer por cinco minutos.

Melhores marcas de fritadeiras a ar

Entre as melhores marcas de air fryers do Brasil, pode-se citar a Mundial, que tem capacidade para 5 litros, design sofisticado nas cores preta ou vermelha e cumpre a função de grelhar, assar e fritar em poucos minutos.

Outra opção recomendada é a Arno, na versão de 3,2 ou 4,2 litros, ambas com controle de temperatura e timer, e com capacidade para cozinhar de quatro a seis pratos.

A fritadeira de ar Electrolux, sóbria e prática, tem o respaldo dos mais de 100 anos de prestígio da marca e é apresentada como uma das que têm maior expectativa de vida útil. A Oster, nas versões digital e touch, é a opção funcional e moderna, que também pode ser usada como um pequeno forno.

A melhor relação qualidade/preço pode ser encontrada no modelo Multilaser ela tem tudo de mais recente da  tecnologia, com funções inteligentes, que só podem ser encontradas nos modelos Philips.

Eficiência de cozimento em comparação com outros aparelhos

Em comparação com outros aparelhos de cozinha, pode-se dizer que adquirir a melhor marca de air fryer tem mais benefícios do que desvantagens; elas cozinham mais rápido do que os fornos elétricos, embora isso não signifique que usem menos energia, ocupam pouco espaço no balcão ou podem ser armazenadas em armários até que estejam prontas para uso, o que é uma grande conveniência, especialmente em espaços pequenos. 

Elas são mais fáceis de limpar do que as fritadeiras tradicionais, os fornos elétricos e os fornos de micro-ondas (podem ser lavadas na máquina de lavar louça) e são a melhor opção para um cozimento saudável, resultando em alimentos crocantes, dourados e absolutamente tentadores.

Embora as fritadeiras de ar consumam bastante energia durante o uso, em comparação com um micro-ondas, elas consomem menos, mas a despesa é compensada pelo tempo que leva.

Seja qual for à opção de fritadeira de ar que escolher, você estará comprando um aparelho muito útil e absolutamente necessário para cuidar melhor da sua saúde e da saúde da sua família.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia