10/11/2023 às 14h05min - Atualizada em 10/11/2023 às 14h04min

5 dicas para iniciar sua carreira como nômade digital

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Se você quer iniciar sua carreira como nômade digital mas não sabe como se preparar, o nosso conteúdo com certeza pode te ajudar. O conceito de nômades digitais vem se tornando cada vez mais comuns, principalmente agora que muitas empresas aceitam que seus colaboradores trabalhem de forma remota.

Por isso, se o seu sonho é viver viajando enquanto trabalha de forma remota, ser um nômade digital pode ser a escolha ideal para você. E foi pensando nisso que separamos 5 dicas para te ajudar a iniciar sua carreira como nômade digital. 

Quer saber mais? Basta conferir até o final do conteúdo que preparamos!

Tenha um certificado de inglês

O primeiro passo para iniciar a sua carreira como nômade digital é ter um certificado de inglês. Isso porque, além de ser a língua mais falada em todo o mundo, grande parte das empresas estrangeiras exigem que seus colaboradores tenham uma certificação específica, que prova o nível de inglês para o ambiente de trabalho.

Por isso, se você quer ser um nômade digital em países de língua inglesa, uma boa opção é fazer um curso de inglês online com certificado. Dessa forma, além de conseguir a certificação necessária, você ainda tem toda a praticidade de poder estudar de onde estiver, a qualquer hora do dia.

Pesquise sobre os locais onde você planeja estar

Saber escolher os locais onde você planeja estar é fundamental para a vida de um nômade digital. Isso porque alguns locais podem ser bons para viajar, com ótimos pontos turísticos e opções de lazer, mas péssimos para trabalhar.

Além disso, é preciso também pesquisar sobre o custo de vida de cada local, uma vez que os custos podem ser os mais variados, mesmo dentro de um mesmo país. Outra pesquisa que precisa ser feita diz respeito ao acesso à internet, uma vez que você vai depender de uma boa conexão para realizar seu trabalho.

Então, faça uma análise completa de todas as opções antes de escolher o seu próximo destino.

Tenha boas ferramentas de trabalho

Ter boas ferramentas de trabalho é fundamental para quem deseja iniciar a carreira de nômade digital. Por isso, não abra mão de um bom notebook, que precisa ser leve o suficiente para ser carregado pelos países, mas que precisa ser forte o suficiente para que você realize seu trabalho.

Ou seja, dê preferência para gastar o seu orçamento antes de começar sua carreira como nômade digital nas ferramentas que você vai precisar para trabalhar. Dessa forma, você evita ter gastos posteriores com essas ferramentas, o que pode até mesmo custar mais caro.

Não deixe os vistos para última hora

Se você já precisou tirar um visto antes, sabe que pode ser um processo demorado. Por isso, não deixe seu visto para última hora e se prepare o quanto antes.

Além disso, vale lembrar que alguns países até mesmo oferecem vistos específicos para os nômades digitais. Atualmente, são 40 países que oferecem esse tipo de visto, porém, para tirar seu visto como nômade digital, você precisa:

  • Preencher o formulário solicitado e pagar a taxa de inscrição;

  • Contratar um seguro de viagem para o tempo de estadia no país escolhido;

  • Ter comprovante bancário da sua renda;

  • Ter documentação que comprove que você trabalha online.

Vale lembrar que o visto para nômade digital geralmente é de um período superior a 90 dias, e só é concedido para pessoas que trabalham como empreendedores online, freelancers e trabalhadores remotos.

Faça um planejamento financeiro

Por último, ter um planejamento financeiro é essencial para você conseguir iniciar sua carreira como nômade digital de forma muito mais segura. Com o planejamento financeiro, você vai saber o quanto vai custar para se estabelecer em determinado local, o que possibilita a criação de uma reserva de emergência.

Dessa forma, mesmo em situações de emergência, como ser demitido ou perder um grande cliente, vai conseguir se manter até encontrar outras oportunidades. Ou seja, você torna a sua vida como nômade digital muito mais segura.

Agora você já sabe quais são as 5 dicas para iniciar sua carreira como nômade digital de forma muito mais segura. Então, tudo que precisa fazer é colocar o que aprendeu em prática e começar a se preparar!

 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia