06/11/2023 às 10h56min - Atualizada em 06/11/2023 às 10h56min

5 Atividades remotas que antes da pandemia não eram possíveis

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Sabemos que antes da chegada da pandemia do Covid-19, não eram muitas as possibilidades de realização de atividades remotas. O trabalho remoto, as consultas médicas à distância, as assinaturas digitais e muitas outras atividades que hoje são comuns, eram quase que desconhecidas ou pouco improváveis para a maioria das pessoas.

Porém, devido ao longo período de pandemia, muitas áreas de atuação foram forçadas a encontrar alternativas para realizar seus processos e garantir as atividades de suas empresas e o sustento de seus colaboradores.  E isso inclui não somente o trabalho remoto, mas também diversas outras atividades que antes não eram previamente possíveis fora de estabelecimentos, como cursos, consultas médicas, assinaturas digitais e vendas online dos mais diversos setores. Veja mais detalhes a seguir:

Trabalho remoto

 

Por meio da tecnologia, o trabalho remoto se tornou possível com o objetivo de minimizar os riscos de contágio da pandemia. Antes, alguns empregadores já permitiam que seus colaboradores trabalhassem remotamente, mas a partir da pandemia, esse número aumentou substancialmente.

 

Atualmente, a flexibilidade das empresas em termos de local de trabalho é enorme, e cada vez mais empresas estão adotando esse modelo de trabalho remoto. Alguns funcionários estão trabalhando em suas casas como se estivessem em seus escritórios, outros estão se locomovendo entre locais e até mesmo mudando de país para trabalhar em diferentes ambientes com a possibilidade de conhecer outras culturas.

Consultas médicas à distância

 

Graças à tecnologia, hoje em dia é possível realizar consultas médicas à distância. Antes da pandemia, eram disponibilizados apenas alguns serviços de saúde remotos, principalmente para exames simples de verificação de saúde, como verificação de pressão arterial, glicemia e outros exames, mas a partir da pandemia essa atividade se intensificou.

 

Atualmente, os profissionais de saúde estão se valendo de diversas tecnologias e plataformas digitais para fornecer seus serviços aos pacientes remotamente, fornecendo orientações, instruções e receitas médicas online, ao mesmo tempo em que o paciente faz os exames em casa.

Assinaturas digitais

 

Assinar documentos digitalmente já era possível antes da pandemia, mas a partir dela esse serviço se tornou ainda mais acessível. Fazer uma assinatura com certificado digital online urcompany permite que os usuários assinem eletronicamente documentos estando em lugares distintos, diferente de como acontece com os documentos assinados de forma física.

 

Os serviços de assinatura digital se tornaram ainda mais disponíveis, com milhares de serviços diferentes e cada vez mais acessíveis, permitindo que qualquer pessoa assine documentos de forma rápida, segura e eficiente. Com isso, todos os documentos passaram a ser assinados, armazenados e compartilhados de forma mais rápida e eficiente.

 

Com a tecnologia digital, os documentos passaram a ser armazenados no computador em vez de serem impressos, reduzindo assim não só as despesas de impressão, mas também permitindo que os documentos fossem armazenados e compartilhados de maneira muito mais segura e confiável.

Cursos à distância

 

Outra grande mudança que ocorreu desde que a pandemia chegou foi a proliferação de cursos à distância. Antes, os cursos à distância eram pouco acessíveis e muito caros. Porém, com o crescimento da pandemia, muitas escolas e universidades passaram a oferecer cursos à distância, permitindo que qualquer um estude com facilidade independente do local onde está e em horários alternativos.

 

Esses cursos variam desde os mais simples aos mais complexos, com muitas escolas e universidades oferecendo cursos à distância em diversas áreas do conhecimento.

Vendas online

 

Com o aumento das restrições devido à pandemia, muitas empresas passaram a buscar alternativas para seguir com suas atividades, minimizando os riscos de contágio. Uma dessas soluções foi a criação de um comércio virtual, que antes era mais limitado a alguns segmentos específicos e hoje abrange praticamente tudo, até mesmo os itens perecíveis de supermercado. 

 

Sabemos que a pandemia do Covid-19 nunca será esquecida, mas com certeza ela deixou grandes lições para a humanidade, e uma delas foi a possibilidade de realizar atividades remotas que antes não eram imaginadas. Hoje, muitas pessoas se beneficiam dessas atividades, como o trabalho remoto, cursos à distância, consultas médicas e serviços de assinatura digitais, entre outras, evitando deslocamentos sem necessidade.

 

O arquivamento de documentos de forma digital também beneficia as empresas, pois permite que elas economizem dinheiro e se tornem mais eficientes, além de oferecer maior segurança para seus processos.

 

Portanto, aproveite as vantagens da tecnologia para se beneficiar de atividades remotas que antes da pandemia não eram possíveis e desfrute de mais tempo livre com a sua família e amigos.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia