13/10/2023 às 14h48min - Atualizada em 13/10/2023 às 14h48min

Por que preciso de um certificado digital?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Um documento eletrônico como o certificado e-CPF ou e-CNPJ é uma ferramenta essencial para pessoas físicas e jurídicas, pois oferece a garantia de proteção e segurança durante qualquer transação realizada de forma online.

Neste artigo, reunimos algumas informações acerca dos benefícios da utilização de um certificado digital e como ele pode facilitar o dia a dia dos usuários. Interessado? Venha com a Valid e descubra os principais motivos para ter seu certificado digital emitido pelo nosso time!

O que é um certificado digital?

O certificado digital é um documento que funciona como uma identidade virtual, ou seja, ela serve para garantir segurança e autenticidade em atividades realizadas na internet. O documento contém alguns dados do titular como nome, CNPJ ou CPF.

Atualmente, existe uma variedade de certificados digitais que podem ser emitidos para inúmeras finalidades diferentes. Um exemplo é o certificado e-CNPJ, que é voltado para que empresas possam acessar serviços online ou realizar transações.

A ferramenta também oferece a criptografia dos dados, que garante sigilo de toda informação contida no documento. Nesse contexto, o único que terá acesso às informações é o destinatário e quem o envia.

Por que preciso de um certificado digital?

O documento digital como o certificado e-CPF é essencial nos dias de hoje, visto que o mesmo oferece uma diversidade de possibilidades. A ferramenta eletrônica permite a assinatura e envio de documentos pela internet, de forma totalmente segura.

E, por isso, o principal motivo pelo qual empresas e cidadãos devem emitir um certificado digital, é a segurança oferecida pelo documento. Devido ao aumento de operações online nos últimos anos é essencial garantir a autenticidade e integridade das informações transmitidas.

Outro motivo muito importante é a agilidade que o certificado dispõe. Com o uso dele, é possível assinar documentos sem a necessidade de realizar a impressão do mesmo e, assim, essa possibilidade reduz inúmeros gastos.

Além disso, ele possui a mesma validade jurídica de um documento físico, o que simplifica a realização de transações online como a assinatura de contratos e outros documentos. Portanto, se você envia documentos e realiza atividades bancárias online com frequência, deve emitir um certificado o quanto antes.

Benefícios do certificado digital

O certificado digital oferece uma série de benefícios ao titular e o principal deles é a possibilidade de agilizar processos burocráticos. Outros benefícios que os documentos eletrônicos proporcionam incluem:

  • Segurança e comodidade: durante transações online os ataques cibernéticos e fraudes são muito comuns. Contudo, o certificado digital conta com chaves criptografadas invioláveis que confirma e protege a identidade de ambas as partes;

  • Redução de custos: o uso do certificado digital elimina a necessidade de um espaço de armazenamento físico, impressão e até mesmo de arcar com despesas de reconhecimento de firma;

  • Diminui riscos de erros: o documento digital possibilita a automação de diversos tipos de atividades e contribui para a redução de falhas humanas. Além de mitigar processos burocráticos e eliminar a necessidade de comparecer pessoalmente na empresa, banco ou cartório.

Dentre tantos benefícios que o certificado eletrônico proporciona, ele também possibilita a elaboração de procurações de maneira simples. Além disso, também permite a realização de diversas assinaturas de modo eficiente.

Tipos de certificado digital

Os dois modelos mais utilizados de certificados digitais incluem o tipo A1, que é instalado e armazenado no drive do dispositivo eletrônico e o A3, que é armazenado em cartão ou token e possui validade de até 36 meses. As suas principais diferenças são:

Certificado digital A1

O certificado digital modelo A1 é instalado diretamente no computador e pode ser utilizado após a instalação. Essa é uma alternativa para quem deseja acesso rápido e facilitado aos documentos digitais.

Certificado digital A3

Esse modelo de certificado além de oferecer mais segurança que o A1, ele pode ser acessado de outros computadores pois é armazenado em um token ou cartão. Dessa forma, proporciona uma maior flexibilidade para o titular.

Quem pode emitir certificado digital

O certificado digital pode ser emitido por qualquer pessoa física ou jurídica. Enquanto uma pessoa jurídica pode emitir um certificado e-CNPJ, a pessoa física pode realizar a emissão de um certificado e-CPF.

Vale ressaltar que, independente do tipo de certificado que deseja adquirir, é importante frisar que a emissão de cada um deles pode requerer processos específicos. Assim, é necessário procurar por uma autoridade certificadora confiável para obter seu documento eletrônico da maneira mais segura possível.

Onde emitir e-CPF ou e-CNPJ?

Para emitir certificado e-CPF ou e-CNPJ, pode contar com a nossa equipe da Valid Certificadora! A Valid é uma empresa especializada reconhecida pela ICP-Brasil e oferece uma diversidade de certificados digitais e serviços relacionados.

Ao emitir um documento digital como um certificado e-CNPJ, não deixe de considerar a Valid Certificadora. Assim, você garantirá segurança e autenticidade durante algumas atividades online.

O e-CPF e o e-CNPJ são fundamentais para pessoas físicas e jurídicas, respectivamente. Além de dispor de uma diversidade de benefícios devido a facilidade da realização de assinaturas e outras transações. Por isso, investir na ferramenta é imprescindível - especialmente para quem realiza operações online regularmente.




 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia