05/09/2023 às 10h43min - Atualizada em 05/09/2023 às 10h37min

Por que reescrever texto é necessário para os estudantes portugueses?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Escrever tarefas é um desafio por si só. Mas torna-se ainda mais desafiador quando há problemas com o conteúdo da tarefa. Um dos problemas mais comuns que os escritores enfrentam ao escrever trabalhos é a originalidade, bem como os tons de conteúdo lineares e suaves.

Agora, escrever pode ser demorado e cansativo, mas nem todos os alunos passam por tudo isso. Segundo a pesquisa, cerca de 61% dos professores do ensino médio afirmaram que seus alunos nunca tiveram que escrever mais do que cinco páginas. Quando você escreve tanto, você está propenso a ter problemas de fluência e talvez até de plágio.

Então, como você evita isso? Aprendendo como reescrever as tarefas corretamente. Então, vamos mergulhar de cabeça nisso e entender por que a reescrever é necessária para os estudantes de português durante a redação das tarefas.

Desafios enfrentados pelos estudantes portugueses na redação de trabalhos

Existem muitos desafios enfrentados por qualquer pessoa que escreve em outros idiomas que não o inglês. Para o inglês, você encontrará muito conteúdo e guias sobre como fazer algo, como escrever ou reescrever tarefas. No entanto, para os estudantes portugueses, quase não há conteúdo suficiente.

É aí que as barreiras linguísticas e a proficiência não-nativa podem ser enfrentadas aprendendo a reescrever. A reescrita de boa qualidade pode tirar algumas limitações dos ombros do escritor, como:

  • Enfrentando obstáculos de um segundo idioma.

  • Dificuldades de proficiência e eficácia de outro idioma.

  • Compreender tópicos específicos e pesquisar adequadamente.

  • E escrevendo um pouco mais abrangente.

Para enfatizar o último ponto, reescrever sempre ajuda o escritor a melhorar o que já fez. Muitos grandes escritores do mundo escreveriam uma ideia e voltariam a ela pela manhã ou algumas horas depois. Apenas para perceber que eles podem reescrevê-lo muito, muito melhor.

O papel da reescrever na abordagem desses desafios

Existem algumas funções de reescrever e desafios que podem ajudar a superar. Então, que tipo de funções são essas exatamente? Vamos dividi-los em três essenciais:

 

1: Melhora a proficiência no idioma

A reescrever pode ajudar os escritores portugueses, ou escritores de qualquer língua, a melhorar a sua proficiência linguística. Por exemplo, reescrever exige que você escolha palavras melhores.

Com isso, você acaba melhorando seu vocabulário, avançando gramaticalmente e desenvolvendo frases coerentes e estrutura de conteúdo.

2: Permite o refinamento de ideias e argumentos

Como mencionado antes, os escritores podem voltar ao seu conteúdo e perceber como podem dizer melhor a mesma coisa. É por isso que reescrever é um processo essencial no refinamento de ideias e argumentos.

Quando você escreve uma tarefa, voltar para reescrevê-la pode ajudá-lo a melhorar muito o texto.

3: Ajuda a se adaptar às normas de redação acadêmica

As normas de redação acadêmica podem ser difíceis de aprender para alguns. É aí que a reescrever pode ajudar a familiarizá-lo com a estrutura básica da tarefa, o idioma necessário e o tom do conteúdo que é mais aceitável em tais ambientes. Em outras palavras, ajuda os alunos a atender a critérios específicos de redação.

3 dicas para reescrever eficazmente na redação de tarefas

Existem certas maneiras de fazer as coisas e, para reescrever a redação de tarefas, existem alguns truques que os especialistas usam. Para uma reescrita eficaz como estudante de português, aqui está o que você pode fazer para reescrever melhor:

  1. Leia e examine cuidadosamente o texto original e faça anotações ao fazê-lo.

 
  1. Faça anotações ao analisar a fonte original para que, ao reescrever, tenha citações e não cometa plágio.

 
  1. Reescreva o conteúdo usando palavras diferentes e tente ser mais simples, o que significa ser mais legível, fluente e suave.

Agora, pode ser um processo complicado reescrever, mantendo todas essas coisas em mente. O que os alunos podem fazer melhor é usar uma ferramenta que evite o incômodo de reescrever manualmente. Existem várias ferramentas boas como o Reescrever, que permite que alunos/escritores reescrevam com eficiência.

Agora, o principal benefício de reescrever usando uma ferramenta como o Reescrevertexto é que ela evitará todo o incômodo de reescrever manualmente. Isso significa não ter que perder tempo lendo e ainda mais tempo reescrevendo. Portanto, usar uma ferramenta é muito melhor do que passar pelo incômodo de reescrever manualmente.

Conclusão

Estes são alguns dos principais fundamentos da reescrever e por que ela é necessária para os estudantes de português durante a redação dos trabalhos. Não só os beneficia, ajudando-os a destacar-se com conteúdo de boa qualidade, mas também os ajuda a compreender os meandros da língua portuguesa – melhorando as suas capacidades como escritores.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia