13/07/2023 às 16h04min - Atualizada em 13/07/2023 às 15h58min

Como a cultura francesa pode enriquecer sua vida

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A cultura francesa é certamente uma das mais ricas e influentes do mundo, tendo inclusive ajudado a moldar o estilo de vida europeu que conhecemos hoje. Mas, o que podemos aprender a respeito dos seus símbolos e principais influências no mundo contemporâneo? É o que veremos a seguir, confira!  

Confira 3 grandes influências da cultura francesa

Culinária

 

Como se sabe, a culinária da França é conhecida no mundo todo e atrai milhões de turistas  ano após ano. A gastronomia francesa se destaca pela qualidade dos seus queijos, vinhos, doces e diferentes temperos – ervas como a salsa, alecrim e o louro são bastante comuns no país.

 

Entre os chefes franceses ranqueados pelo guia Michelin, podemos citar Anne Sophie, Alain Ducasse, Cyril Lignac, Michel Troisgros, entre muitos outros.

Moda 

 

Quanto se trata do setor de alta costura, a França é de longe um dos principais mercados do mundo. Para se ter uma ideia, alguns dos estilistas mais bem sucedidos do planeta como Hubert de Givenchy, Yves Saint Laurent, Christian Dior e Coco Chanel são franceses.

 

Inclusive, a cidade de Paris respira moda 24 horas por dia. Basta passear pelas ruas da avenida Champs Elysées e observar as vitrines ostentando as últimas coleções dos principais designers da atualidade. 

Arte  

 

Para quem é mais ligado à arte, a França possui uma série de museus, galerias e monumentos históricos, como por exemplo o Arco do Triunfo. Vale lembrar que grande parte dessas atrações estão situadas em Paris, onde podemos destacar:

 
  • Torre Eiffel;

  • Basílica Sacré Coeur;

  • igreja Sainte Chapelle;

  • Ópera Garnier; 

  • Jardim de Luxemburgo;

  • Pantheon;

  • Igreja Notre Dame; 

  • Panteón de Paris;

  • Conciergerie;

  • Palácio de Versalhes;

  • Museu do Louvre;

  • Museu D’orsay A Casa de Rodin.


Porém, não para por aí. A França também tem as artes plásticas como um de seus carros-chefes, exportando para o mundo pintores como Edgar Degas, Jean Baptiste Debret e Paul Cézanne.  

 

Escultores como Antoine Bourdelle, Jean de Cambrai e Georges Serraz são lembrados até hoje pelas suas contribuições no mundo artístico.

E quais são os principais símbolos da cultura francesa?

O lema "Liberdade, Igualdade, Fraternidade" 

 

A princípio, esse lema surgiu durante a Revolução Francesa, tendo inclusive ornado os uniformes do exército do país. Não demorou muito e a expressão passou a ser utilizada por civis ao redor da França, estando presente, inclusive, na Declaração Universal dos Direitos Humanos, datada em 1789.

Queda da Bastilha 

 

No dia 14 de julho de 1789, a população de Paris, que estava revoltada com tudo o que acontecia no país, decidiu se juntar e enfrentar o exército real em busca de mudanças. O evento ficou conhecido como a Queda da Bastilha, sendo que todo dia 14 de Julho é comemorado com um lindo desfile militar na avenida Champs-Élysées.

Declaração dos Direitos Humanos e Cívicos

 

A Declaração dos Direitos Humanos e Cívicos, publicada em 1789 – mesmo ano da Queda da Bastilha – é de longe um dos documentos mais importantes da história da humanidade. Afinal, ele assegura o direito de ir e vir das pessoas e principalmente o respeito às suas individualidades. 


E então, o que achou do conteúdo? Esperamos que você tenha entendido a importância da cultura francesa e o tamanho da sua relevância nos dias atuais. 

 

Por fim, se você quer aprender francês mas está com dificuldades em encontrar professores capacitados, saiba que a Percurso Idiomas pode te ajudar. 

 

Isso porque a Percurso Idiomas oferece aula de francês particular, com docentes experientes e altamente qualificados. Além disso, a metodologia utilizada pela escola garante que o aluno aprenda o idioma em menos tempo e de uma forma mais assertiva.

 

Dito isso, visite nosso site agora mesmo e converse com um de nossos professores.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia