29/05/2023 às 15h46min - Atualizada em 29/05/2023 às 15h44min

Saiba como funciona o pagamento por aproximação

Saber como funciona o pagamento por aproximação, pode deixar o usuário mais calmo em relação à segurança desse novo método de pagamento

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Além da grande inovação do PIX, que surgiu há pouco tempo, os pagamentos com cartão de crédito também sofreram alterações que tornaram a vida de seus usuários muito mais fácil.

Essa alteração nada mais é que o pagamento por aproximação, uma inovação que trouxe muito mais conforto para a população utilizar seus cartões nos estabelecimentos, tanto de débito quanto de crédito. Para não perder a ascensão dos pagamentos com cartão e celular via aproximação, os lojistas não perderam tempo e correram para investir na maquininha ideal com essa tecnologia, a fim de atender o público que adora ter praticidade no momento das compras.

Mas mudando um pouco de assunto, será que já houve algum questionamento a respeito da segurança desse método? Para responder a essa questão, que pode surgir a qualquer momento, será necessário saber a fundo como funciona o pagamento por aproximação.

Entendendo como funciona o pagamento por aproximação

Como as pessoas podem ver na prática, o pagamento por aproximação é a maneira mais prática e rápida de realizar compras, já que não é necessário inserir o cartão para confirmar o pagamento. 

Claro que existem algumas máquinas que exigem a inserção de senha, mas é importante ressaltar que não são todas. Diante desse método que se mostra bastante eficaz, e por não necessitar de uma senha para gastar os fundos da conta ou realizar compras no crédito, será que realmente esse tipo de pagamento é seguro? É isso que o consumidor quer saber.

Já que para realizar as transações através desse método basta aproximar o cartão ou o dispositivo celular na maquininha que oferece suporte para essa tecnologia, muitas pessoas acham que ele não oferece segurança alguma, mas os bancos que oferecem cartões com essa tecnologia são preparados e existe a opção de desativar o pagamento por aproximação, caso o usuário suspeite de alguma coisa.

Por conta desse sistema, é possível dizer que realizar os pagamentos por aproximação é bastante seguro e recomendado, já que reduz também o contato com os lojistas, reduzindo, então, a possibilidade de transmissão de algum vírus, como gripe e até mesmo covid-19.

A tecnologia por trás dessa inovação nos cartões bancários

Na parte prática, é possível ver que é extremamente fácil utilizar e entender o funcionamento do pagamento via cartão e celular por aproximação; mas, ao entrar na parte "científica" dessa operação, percebe-se que essa tecnologia é bastante útil.

O nome da tecnologia é NFC, conhecida também em livre tradução como comunicação por campo de proximidade. Esse sistema conta com um chip que está inserido em cada um dos dispositivos que conseguem realizar o pagamento via aproximação.

Logo, quando ocorre a aproximação desses dois chips, eles conseguem se comunicar e operam de maneira sem fio para realizar a troca de dados que ocasiona no pagamento do valor que consta na maquininha.

Embora os cartões tenham ganhado esse “novo uso” recentemente, essa não é uma tecnologia nova. Afinal, ela foi desenvolvida no Japão pela Philips e Sony em meados de 2002.

Para ser utilizada em celulares, o aparelho precisa possuir esse chip. Existem diversos modelos de celulares atuais que as possuem, mas, para ajudar, listamos algumas opções:

  • Xiaomi Redmi Note 10S;

  • Xiaomi MI 11;

  • Iphone 6 ou acima;

  • Samsung Galaxy A33 ou acima;

  • Samsung Galaxy S10 ou acima;

  • Galaxy Z ou acima.

Claro que a lista de celulares com NFC é bastante extensa, mas esses são os principais celulares no mercado que entregam essa tecnologia e podem ser utilizados para fazer pagamentos via aproximação. Agora que foi possível conferir a lista de celulares, como funciona esse pagamento e como ele é seguro, basta começar a utilizar essa opção ainda hoje para usufruir de um sistema que entrega total conforto aos seus usuários.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia