27/04/2023 às 15h32min - Atualizada em 27/04/2023 às 15h30min

Quando é a hora certa de fazer um inventário extrajudicial?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

O inventário extrajudicial é um processo legal criado para ajudar na distribuição correta dos bens de um falecido ou ausente. Essa distribuição de bens é feita de acordo com a lei, o que significa que o tempo para realizar o inventário extrajudicial deve ser seguido. Então, quando é a hora certa de fazer um inventário extrajudicial?

O que é o inventário extrajudicial?

 

O inventário extrajudicial é um procedimento legal que se baseia na lei para distribuir os bens de uma pessoa falecida ou ausente aos seus herdeiros. Por lei, os herdeiros têm o direito de reclamar seus bens quando ocorrer uma morte ou ausência de qualquer um dos membros da família.

O inventário é uma forma de assegurar que a propriedade seja distribuída da maneira mais justa e equilibrada para todos os envolvidos.

Quando é a hora certa de fazer um inventário extrajudicial?

 

A hora certa para fazer um inventário extrajudicial depende do estado de origem e do tamanho da propriedade a ser distribuída. Em geral, os estados exigem que a propriedade seja inventariada dentro de seis meses após a morte do falecido.

Se a propriedade a ser distribuída for muito grande, então o processo pode levar mais tempo. É sempre recomendável que um advogado seja consultado para ajudar a determinar o tempo certo para fazer o inventário extrajudicial.

Quais são as etapas do processo?

 

O processo de inventário extrajudicial pode variar de estado para estado, mas, em geral, envolve três fases principais.

 

A primeira é obter os documentos necessários, como certidão de óbito, uma lista de bens do falecido, e assim por diante.

A segunda etapa é preparar os documentos com cuidado; isso inclui redigir e procurar testemunhas. Finalmente, a terceira etapa é apresentar a papelada final à corte e executar o que foi acordado na sentença.

Importância de fazer um inventário extrajudicial


Fazer um inventário extrajudicial tem muitas vantagens para quem deseja registrar a distribuição de bens entre herdeiros, sejam imóveis, roupas, móveis, objetos, entre outros.

Trata-se de um processo legal e fundamental para proteger a família de litígios e criar uma separação de direitos sobre o patrimônio deixado. Para isso, é necessário que o inventário seja feito em um prazo legal e que sejam observadas as exigências definidas em lei.

 

Apesar de se tratar de um processo legal, o inventário extrajudicial é algo que pode ser extremamente útil à família. Com ele, evita-se possíveis conflitos entre os herdeiros, como disputas judiciais e muitas vezes transtornos e dor para a família.

Além disso, faz-se uma boa administração do patrimônio, possibilitando que cada herdeiro tenha conhecimento de quais são seus direitos.

 

O inventário extrajudicial também oferece a possibilidade de que, no momento da abertura do processo, todos os herdeiros tenham acesso às informações sobre os bens do inventariado. Isso torna o processo mais seguro e rápido, pois os herdeiros não precisam disputar e provar a sua herança ou o direito daquilo que é seu. Além disso, com o inventário extrajudicial se evita a burocracia e custos extras de um inventário judicial.

 

Por fim, é importante destacar que fazer um inventário extrajudicial é um processo legal que precisa ser realizado dentro das especificidades da lei. Por isso, é essencial contar com a orientação e acompanhamento de um advogado especialista em inventário para tornar o processo mais rápido e seguro. Fazer um inventário extrajudicial pode ser de grande valor para o futuro da família.

 

No entanto, quando é a hora certa de fazer um inventário extrajudicial? A resposta depende de muitos fatores, incluindo o estado de origem e o tamanho da propriedade.

Embora existam muitas etapas envolvidas no processo, seguindo todos os passos necessários e apresentando a documentação exigida, é possível realizar com sucesso o inventário extrajudicial. Se você tem alguma dúvida, procure ajuda de um advogado de sua confiança para adiantar o processo.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia