30/07/2021 às 11h49min - Atualizada em 30/07/2021 às 11h49min

Museu da Misericórdia entra em reforma

O projeto da obra foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN)

AB NOTICIAS NEWS
TRIBUNA DA BAHIA
Divulgação

Um dos espaços culturais mais visitados da Bahia, o Museu da Misericórdia, situado no Centro Histórico de Salvador, entrará em reforma a partir do mês de agosto e estará fechado para visitação do público. A assinatura da ordem de serviço para o início das obras foi realizada nesta sexta-feira (30), pelo prefeito de Salvador, Bruno Reis.

O Museu da Misericórdia pertence à Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCMBA), entidade filantrópica, e terá a obra coordenada pela Superintendência de Obras Públicas (Sucop) da Prefeitura Municipal de Salvador, com recursos do Ministério da Justiça, através da Fundo de Defesa de Direitos Difusos (FDD).

O edital para licitação da obra foi lançado pela prefeitura em maio desse ano e a empresa vencedora da licitação, no valor de R$ 7,2 milhões, foi a construtora Pentágono.

O projeto da obra foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN) e a previsão de conclusão é em dezembro de 2022, incluindo a ampliação e construção de novos espaços expositivos, auditório para 100 pessoas, laboratório de conservação e restauro, novas tecnologias para visitantes, além da restauração da Igreja da Misericórdia, incluindo teto artístico, mobiliário, painéis em cerâmica e forro com 45 painéis de pintura.

“Já tivemos uma reforma no museu, entre os anos de 2004 e 2006, que recuperou parte do museu. Desta vez, teremos uma reforma completa, inserindo novos espaços mais adequados e com climatização. Esse investimento veio em um momento importante para que possamos reabrir”, pontuou o provedor da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, José Antônio Rodrigues Alves.

Segundo a museóloga do Museu da Misericórdia, Osvaldina Cezar, a reforma possibilitará a apresentação de peças da coleção do museu que ainda não foram expostas, além da capacidade para receber exposições de outros parceiros e instituições que contribuem para a dinamização do espaço.

“Com a criação dos espaços de reserva técnica e laboratório de restauração, poderemos ampliar nossa ação técnica e educativa junto a escolas de formação de mão de obra especializada, além de faculdades e universidades, atendendo aos estudantes dos cursos de Museologia, Restauro e Arquitetura, como também estudantes de cursos técnicos de conservação e restauro, por meio das aulas temáticas, visitas agendadas e promoção de cursos”, observou.

“A reforma também contemplará a instalação de um elevador que possibilitará maior deslocamento e ligação entre os pavimentos do museu, o que significa a ampliação da acessibilidade física para pessoas com dificuldade de locomoção e portadoras de deficiência”, ressaltou a museóloga.

Sobre o Museu da Misericórdia

Inaugurado em 2006, o Museu da Misericórdia está instalado em um palacete do século XVII, onde funcionou o primeiro hospital da Bahia. O prédio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1938 e abriga peças relacionadas a personalidades, como a cadeira que foi utilizada por D. Pedro II durante visita à Bahia, em 1859, e a escrivaninha de Ruy Barbosa, que foi funcionário da Santa Casa de Misericórdia da Bahia (SCBA) em 1876, no cargo de inspetor da repartição central.

Certificado pelo Sistema Brasileiro de Museus/MINC, o Museu da Misericórdia também mantém a exposição fixa das 14 peças que representam as Obras de Misericórdia da Santa Casa, feitas sob encomenda por artistas como Bel Borba, Christian Cravo, Calasans Neto, Mário Cravo Júnior, Eliana Kertész e Tatti Moreno.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia