28/07/2021 às 16h12min - Atualizada em 28/07/2021 às 16h12min

Fiat Argo, a caminho de ser o automóvel mais vendido do Brasil

Lançado em 2017 sem grande estardalhaço, sucessor do Palio deve bater seu recorde de vendas em 2021, aproveitando o abalo causado pelos problemas de componentes de seus rivais

AB NOTICIAS NEWS
AUTOO
Divulgação

Quando ele chegou ao mercado, em 2017, o Fiat Argo mal chamou a atenção. Naquela época, a novidade era a volta do Volkswagen Polo, um hatch compacto premium global, que prometia elevar o nível da categoria.

A Fiat até tentou colar no Argo a mesma aura “gourmet”, mas o modelo logo ganhou uma versão 1.0 mais simples e partiu para a conquista de um público menos seleto, em linha com seu antecessor, o Palio.

Agora, quatro anos depois, o Argo está perto de se transformar no automóvel mais vendido do Brasil. O hatch mineiro vai fechar julho como veículo mais emplacado do país e estava a apenas 1.118 carros de roubar o 1º lugar do Hyundai HB20 no acumulado de 2021.

Até esta terça-feira, o Fiat tinha 8.925 unidades emplacadas no mês contra 6.582 HB20 e 8.114 exemplares da Fiat Strada, a líder no ranking geral até aqui.

O feito ocorre numa situação incomum, causada pelos problemas de fornecedores de componentes eletrônicos e que afeta a indústria global de veículos. Curiosamente, o Argo não parece sentir esse efeito, ao contrário do Onix, que tinha somente 1.320 carros emplacados em julho.

Enquanto a Chevrolet mantém a fábrica de Gravataí fechada desde abril e a Hyundai faz paralisações constantes em Piracicaba, a Fiat interrompeu a produção em Betim apenas duas vezes neste ano e por um curto período.

Vendas acumuladas do Argo e do HB20 até julho

Vendas acumuladas do Argo e do HB20 até julho

Investida nas vendas diretas

Segundo declarações da montadora neste mês, a produção só não é maior por falta de insumos e componentes, mas isso não tem impedido que a Fiat lidere com ampla folga as vendas no país.

Como em quase todos os carros da marca, também o Argo tem boa parte dos emplacamentos feito por venda direta. Até junho, os negócios fechados por pessoas jurídicas representavam 36,4% das vendas contra apenas 12,5% do HB20.

Ainda assim é uma participação pequena se comparada à do irmão menor, o Mobi, cujas vendas diretas representam 54% dos emplacamentos.

A continuar assim, o Argo tomará o lugar do Hyundai em agosto, fazendo dobradinha com a Strada nos primeiros lugares do ranking. Um feito e tanto para um veículo que nasceu de forma tão discreta.

Fiat Argo 2021

Fiat Argo 2021

 


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia