11/04/2021 às 12h10min - Atualizada em 11/04/2021 às 12h10min

Fim de linha para o VW Up!.

AB Notícia News
Carro.blog.br
Reprodução
Fim de linha para o VW Up!.
Fim de linha para o VW Up!
Após 7 anos de existência no Brasil, VW Up! sai de linha definitivamente. Depois de ter sido um grande destaque de tecnologia em seu momento, com as variações no cenário econômico recente, o modelo deixou de ser vantajoso.
 
Mais uma vítima da crise causada pela pandemia, o compacto alemão dá adeus às ruas brasileiras. Nesta quarta-feira, 07 de abril de 2021, a fabricante alemã oficializou o que já estava previsto, o fim do VW Up!
 
O fim de um grande sucesso
O sucesso do VW Up! é inegável. Com uma tecnologia bem à frente dos seus concorrentes de então, ele já nasceu com vantagens sobre os rivais e conquistou uma grande parcela dos brasileiros.
 
Contudo, com a crise econômica no cenário recente, o preço elevado fez com que as vendas caíssem vertiginosamente, não sendo mais vantajoso mantê-lo em fabricação. Essa é só mais uma das adaptações que a marca vem fazendo em seu portfólio recentemente.
 
Fim de linha para o VW Up! (foto: divulgação)
Uma última tentativa frustrada
Mesmo sabendo que o futuro do VW Up! não seria muito longo, a perspectiva era que ele durasse mais alguns anos aqui no Brasil. Tendo isso em vista, a montadora fez o ajuste da última fileira de bancos para adaptá-lo às novas exigências legais.
 
Excluir um lugar na fileira de bancos traseira foi uma medida drástica que precisou ser tomada para tentar manter o modelo em fabricação. Com as novas regras, todos os assentos precisam ter cinto de três pontas.
 
Como o Up! não tinha esse tipo de cinto para o ocupante do meio, optou por excluir uma vaga, pois ajustar a linha para colocar esse tipo de cinto custaria para a empresa um valor muito alto. Mesmo assim, não foi suficiente para que compensasse continuar produzindo o modelo.
 
Fim de linha para o VW Up! (foto: divulgação)
Um substituto de três modelos
Com a saída do VW Up! a linha de montagem de Taubaté (SP) terá espaço para começar produzir o Polo Track, que substituirá de uma só vez três modelos da marca: Fox, Gol e Up! A fabricante afirmou que o novo Polo Track será “um carro de entrada para o país”.
 
Com a solução trazida pela plataforma MQB, a produção de novos modelos deverá ser feita sempre sobre essa plataforma, que além de reduzir custos em geral, acelera a produção e reduz o tempo de mão de obra necessário para cada unidade.
 
Lembranças boas do VW Up!
Todos guardarão com saudades algumas lembranças boas do Up! O modelo foi o primeiro no segmento a receber nota máxima nos testes da Latin NCAP. Também foi o pioneiro em utilizar o motor 1.0TSI que faz ainda hoje tanto sucesso.
 
Essas e outras características, além do câmbio automatizado I-Motion, foram fatores decisivos para conquistar uma longa lista de clientes, que posteriormente se tornaram admiradores.
 
Um preço bom, com baixo consumo de combustível e desempenho acima da média no momento. O que mais se podia querer? Hoje, quase todos os modelos no mercado contam com essas prerrogativas. Mas o VW Up! serviu ao seu propósito. Obrigado!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia