14/02/2023 às 11h41min - Atualizada em 14/02/2023 às 11h39min

Dores no corpo: saiba como aderir à dieta diurética

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A dieta diurética pode ser uma grande aliada para quem sofre com muitas dores no corpo com certa frequência. Ela ajuda a reduzir a retenção de líquidos e equilibrar os níveis de sódio no organismo a partir de alimentos simples como uma fruta, um suco de acerola ou então alimentos ricos em vitamina C.

Tudo isso acaba contribuindo para a diminuição da inflamação e redução das dores no corpo, o que ajuda a melhorar a saúde em geral. Se você gostaria de saber mais sobre como aderir à dieta diurética e como ela pode te ajudar com as dores no corpo, continue lendo este artigo!

O que é a dieta diurética?

A dieta diurética é uma forma de se alimentar no dia a dia para promover o aumento da eliminação de líquidos do organismo. Ela é baseada em alimentos ricos em água, sais minerais, vitaminas, minerais e fibras, sendo que seus principais alimentos incluem sucos de frutas cítricas, laranja, melão, tomate, banana, abacate e alimentos ricos em fibras. 

Além disso, a dieta diurética também contribui para reduzir a retenção de líquidos e auxiliar na eliminação de toxinas, o que ajuda a diminuir as dores no corpo das pessoas que costumam tê-las com certa frequência. 

Por fim, esta dieta também oferece benefícios para o sistema digestivo, pois os alimentos ricos em fibras contribuem para o bom funcionamento do trato gastrointestinal. 

Quais são os principais alimentos?

A dieta diurética é uma dieta que prioriza alimentos saudáveis e ricos em água, sais minerais, vitaminas e fibras. Estes alimentos ajudam no metabolismo e na eliminação de toxinas, ajudando assim na redução dos sintomas das dores no corpo. 

Sendo assim, os principais alimentos que esta dieta possui são:

 
  • Alimentos ricos em potássio: opções como banana, abacate, laranja, melão, espinafre, tomate e sementes de abóbora, que ajudam a equilibrar os níveis de sódio no organismo.

  • Alimentos ricos em fibras: eles ajudam a manter a sensação de saciedade e a regular o intestino.

  • Alimentos ricos em vitamina C: frutas cítricas como laranja, limão, acerola, entre outras, são ricas em vitamina C, o que ajuda no metabolismo e na eliminação de toxinas.

  • Alimentos com baixo teor de sódio: alimentos como arroz, salmão, tilápia e farinha de soja possuem uma quantidade baixa de sódio e podem ser inseridos na dieta diurética.

Com esses alimentos, é possível montar um cardápio alimentar que permita que você tenha uma alimentação mais saudável.

Como aderir a uma dieta diurética?

Até aqui você sabe que a dieta diurética está baseada em alimentos que estimulam a eliminação de líquido do organismo, e inclui alimentos ricos em água, sais minerais, vitaminas e fibras. 

Mas, para aderir à dieta diurética, é importante consultar um médico, pois ele saberá a melhor forma de você aderir a esta dieta. Mas, enquanto isso, você pode observar algumas dicas que ajudarão no processo.

  • Consuma bastante água: é importante manter-se hidratado ao longo do dia para ajudar na eliminação de líquidos;

  • Evite alimentos ricos em sal: alimentos como salsichas, bacon, maionese e caldos prontos possuem alto teor de sal, o que estimula a retenção de líquido;

  • Consuma alimentos ricos em potássio: frutas como banana, abacate e sementes de abóbora são alimentos ricos em potássio e que devem estar em uma dieta diurética;

  • Inclua fibras: alimentos ricos em fibras ajudam a ter uma sensação de saciedade e a manter o intestino em dia;

  • Consuma alimentos ricos em vitamina C: frutas cítricas são opções ricas em vitamina C que ajudam a eliminar as toxinas do corpo;

  • Evite alimentos industrializados: alimentos industrializados são ricos em sódio e outras substâncias prejudiciais à saúde.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia