A inovação é uma das palavras-chave para o sucesso de empresas no mercado, mas é preciso entender que inovar não está ligado diretamente a um grande investimento. A usabilidade e design de interação aliada a outras ferramentas são essenciais para que pequenas melhorias elevem o nível do crescimento dos negócios.
Esse foi o norte da palestra do professor Gonçalo Salazar Leite, da Católica Business & Economics de Portugal, durante a sua apresentação no SAP Discovery Day, evento dedicado à cultura e inovação para PMEs.
Gonçalo lembrou as empresas que inovar não precisa ser sinônimo de grandes projetos ou volumosos aportes de investimentos. O ponto de partida para inovar são ações simples que podem transformar e facilitar o crescimento das empresas.
Para esse princípio da inovação, o orador determinou que é preciso unir design e desenvolvimento. Como exemplo, Gonçalo aponta a Apple, uma das principais empresas de tecnologia no mundo, que segundo ele, se baseia nestes conceitos para exercer e manter a sua posição no mercado.
Importância do Design Thinking para informação
O Design Thinking é um conceito essencial porque é a forma de pensar e organizar inovações. Dividido em diversas etapas, essa metodologia é amplamente utilizada para guiar o processo de desenvolvimento de novos produtos e serviços, com base na necessidade, limitações e desejos do público.
Esse conceito se associa a diversas outras metodologias de aceleração e refinamento de processos como as metodologias scrum, clean e agile, por exemplo. A aplicação do Design Thinking para negócios é uma maneira de tirar o melhor das oportunidades e otimizar processos nos quais a empresa já possui.
As fases de Design Thinking permitem que a empresa consiga realizar otimizações em sua estrutura de trabalho com pouco ou nenhum investimento. Gonçalo aponta que é possível fazer mudanças significativas apostando na “prata da casa”.
Por isso, é imprescindível que as empresas utilizem o Design Thinking como conceito chave para o crescimento e potencial de inovação dos negócios. Todo esse processo busca ajudar as empresas a perceberem limitações e oportunidades para avançar no mercado.
Cultura de inovação guiada por dados para o desenvolvimento
O segundo conceito apontado por Gonçalo é o desenvolvimento. De acordo com o orador, o desenvolvimento deve ser guiado por dados em tempo real para promover uma cultura de inovação no interior das empresas.
Uma ideia para tornar essa busca pelo desenvolvimento de forma barata e concisa é trabalhar internamente com os colaboradores e a infraestrutura que o negócio já possui.
Gonçalo afirmou que o desenvolvimento pode muitas vezes ser feito em casa, basta procurar oportunidades para realizar pequenas otimizações, se orientando pelo Design Thinking. Essa seria uma forma para aplicar os conceitos de design e desenvolvimento pautada por inovação com baixo investimento.
Em um exemplo simples, com dados seria possível otimizar gastos com energia elétrica, buscando encontrar formas inovadoras de otimizar o consumo de energia, sem perder qualidade ou danificar a infraestrutura.
A inovação se pauta pelas oportunidades que podem ser criadas, não por cortes ou ações comuns que podem ser feitas. A intenção não é gerar uma mudança momentânea, mas que seja duradoura e possa guiar empresas para um futuro inovador e de sucesso.
Por isso, empresas precisam se pautar por uma base de dados atualizada em tempo real, que possa apontar oportunidades, limitações e que possam ser mensuradas e ajustadas para otimizar a performance dos negócios. Uma gestão responsável é pautada por uma forte cultura de inovação interna.
Há uma necessidade de compreender os clientes do mundo atual e como eles pensam o futuro. E isso só é possível por meio de dados e por uma inovação pautada pela melhoria contínua.
Não basta apenas focar em grandes projetos com produtos e serviços ultra inovadores, é possível partir do básico para inovar com qualidade.