16/01/2023 às 10h03min - Atualizada em 16/01/2023 às 10h02min

Surrealismo em alta na moda: saiba como incorporá-lo ao dia a dia

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Para inovar no ramo da moda, é preciso pensar fora da caixa, buscar referências externas e encontrar maneiras diferentes de inovar nas peças. Atualmente, podemos ver uma tendência tomando forma: a influência do surrealismo em roupas, sapatos e acessórios femininos pelas passarelas ao redor do mundo. 

 

Os eventos de moda deste ano mostraram diversas opções de peças que fazem o real e o ilusório se misturarem. Seja com vestidos multicoloridos, transparência, tamanhos e cortes diferentes, ou até aplicando produtos e objetos nas peças. Essas manifestações que envolvem tanta criatividade são referências do movimento histórico-cultural conhecido como surrealismo. 

O que é o surrealismo?

O conceito surrealista se encaixa na categoria de movimento europeu de vanguarda e teve início no século passado. O nome foi oficializado em 1924, mas desde 1919 já se viam obras que mostravam o estilo. O surrealismo pode ser encontrado em várias áreas artísticas, como cinema e moda, mas é mais reconhecido nas artes visuais, como quadros, pinturas e esculturas.

 

As imagens surrealistas representam momentos em que a realidade se mistura com a ilusão. Por isso, as marcas do movimento são artes que lembram sonhos ilógicos, principalmente como uma forma de representar o inconsciente humano. Os grandes nomes dessa área são os artistas espanhóis Salvador Dalí e Luis Buñuel. No Brasil, o surrealismo influenciou pintores modernistas, como Ismael Nery. 

O surrealismo e a moda

Esses dois conceitos se misturaram muitas vezes ao longo dos anos, e como a moda é algo cíclico, a combinação está de volta nas passarelas e pode ser aplicada no dia a dia.

 

Uma das grandes defensoras do surrealismo na moda é a empresa Schiaparelli, que tem como marca “o luxo e o surrealismo”. Criada por Elsa Schiaparelli no início do século XX, a companhia já nasceu inspirada nesse movimento e teve a presença de grandes nomes das artes plásticas nos seus desenhos, como Jean Cocteau e Salvador Dalí.

 

Até hoje, a marca emprega esse estilo nas roupas e faz sucesso entre os artistas e a alta sociedade ao redor do mundo. De acordo com a revista Fahrenheit Magazine, a essência surrealista permanece até hoje nas peças. “Elsa Schiaparelli incutiu um espírito criativo na moda do século XX com sua imaginação inventiva e sua visão revolucionária de roupas esportivas, alta costura, arte, fragrâncias e elementos comuns transformados em criações elaboradas”, argumenta a revista.

Incorporando o surrealismo nas peças do dia a dia 

Existem várias marcas atuais que fazem coleções inspiradas no surrealismo. Geralmente são estampas diferentes e ousadas e até acessórios que incorporam um look fora do comum. 

 

Mas, para fazer parte do movimento surrealista no dia a dia, não é preciso montar um look inteiro com o tema. O mais comum é utilizar uma peça que seja parte do movimento, combinada com outras mais simples e clean.

 

Uma boa opção, por exemplo, é incorporar babados ao look. Eles dão volume e movimento e funcionam como estímulos visuais. Assim, dependendo de como for o modelo da roupa, eles podem representar as ilusões ópticas que são a marca do movimento surrealista.

 

Outra maneira de montar um look com esse estilo é encaixando peças com texturas e nervuras. Elas dão um toque “handmade”, que traz um acabamento diferente do usual, com traços mais curvilíneos, que fazem referência às obras de arte do movimento artístico.

 

Por fim, a fluidez também marca o surrealismo e pode ser incorporada nas roupas. Peças leves e orgânicas ajudam a proporcionar um design abstrato, que está intimamente ligado à ideia do movimento, que é a de criar algo surreal, fora do senso comum.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia