12/12/2022 às 09h43min - Atualizada em 12/12/2022 às 09h43min

Pagamentos digitais podem crescer 80% até 2025

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Há poucos anos atrás era comum as pessoas usarem dinheiro, cartões físicos e até cheques para finalizar suas compras. As transferências bancárias de TED e DOC eram muito utilizadas e suas taxas dificilmente eram questionadas pelos consumidores.

 

Porém, no mundo atual, a forma como as pessoas pagam pelos produtos e serviços tem mudado. Cada vez mais o público quer acessar opções gratuitas e rápidas para seus pagamentos, como o cartão virtual ou o famoso PIX.

 

Simplesmente não há mais espaço para transações demoradas, e se essas transações vierem com altas taxas, dificilmente os consumidores usarão.

 

Esse movimento está acontecendo devido ao surgimento dos pagamentos digitais, que trazem mais agilidade e segurança para as operações financeiras além, é claro, de serem opções totalmente gratuitas.

 

Segundo uma pesquisa da PwC, uma empresa de consultoria empresarial localizada em Curitiba, os pagamentos digitais tendem a aumentar muito até 2025 e podem se tornar as principais formas de pagamento do futuro.

 

No artigo abaixo, você confere as formas de pagamentos digitais mais utilizadas pelo público com tendência de crescer nos próximos anos.

Pix

O Pix se tornou o queridinho de milhares de brasileiros, já que ele permite que as transferências bancárias sejam totalmente instantâneas e gratuitas.

 

Ele foi criado em 2020 pelo Banco Central e hoje já conseguimos realizar transferências de qualquer tipo com ele, desde o envio de dinheiro entre amigos até a compra de produtos em estabelecimentos físicos e online.

 

Dados do próprio Banco Central informam que, ao completar um ano de existência, o Pix já teve mais de 115 milhões de usuários, sendo que todos eles fizeram um total de 1,2 bilhões de transações financeiras usando o Pix como forma de pagamento.

 

Entre o público jovem, esse meio de pagamento digital se tornou o preferido devido à sua facilidade e ao fato de esse público estar mais acostumado com soluções digitais.

 

Hoje em dia, essa solução de pagamento já evoluiu e agora o público consegue realizar Pix na função crédito também. Assim, é possível realizar compras no crédito em lojas físicas e online, além de realizar transferências entre pessoa física e jurídica com o Pix crédito.

 

No entanto, essa modalidade usa o limite do cartão de crédito e pode vir com a cobrança de juros e Imposto sobre Operações Financeiras, também conhecido como IOF.

 

Além do Pix crédito, hoje também existe o Pix Saque e o Pix Troco, que permitem que você tenha acesso a dinheiro em espécie em qualquer estabelecimento credenciado.

Cartão virtual

Outra forma de pagamento digital que está se tornando cada vez mais comum são os cartões virtuais. Na prática, eles funcionam como os cartões de crédito convencionais. 

 

A diferença é que seus dados, como número, data de validade e o código CVV são diferentes do cartão de crédito físico.

 

Dessa forma, quem utiliza esse cartão nas compras online consegue evitar golpes, como a clonagem do cartão de crédito físico, fazendo compras mais seguras.

 

Geralmente, as pessoas podem criar vários cartões virtuais e, uma vez que o pagamento tenha sido concluído, ele cairá na fatura do cartão normal e o usuário poderá excluir o cartão virtual.

 

Assim, caso algum hacker queira clonar o cartão, ele não conseguirá realizar nenhuma compra com ele, já que foi excluído.

 

Alguns bancos permitem, ainda, que o usuário estipule um valor de limite menor para o cartão virtual, de modo que ele consiga fazer a compra desejada e não deixe limite sobrando para possíveis golpes.

 

A parte mais interessante nisso tudo é que os clientes não precisam custear nenhum valor a mais para criar seus cartões virtuais. Dessa forma, eles conseguem ter mais segurança nas compras sem se preocupar com a cobrança de taxas no futuro.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia