28/10/2022 às 10h16min - Atualizada em 28/10/2022 às 10h12min

Estratégias digitais para aplicar nesta Black Friday

Isabella stephano

Isabella stephano

Colunista Isabella Stephano, responsável pelo blog Markplan, onde escrevemos sobre Turismo, negócios e Dicas

A black friday é um período de vendas do ano muito importante para empresas dos mais variados segmentos. As marcas enxergam nessa data uma oportunidade de aumentar suas vendas e lucros.

 

Desde 2020, as vendas pela internet aumentaram consideravelmente e o consumidor moderno já percebeu todas as vantagens de comprar em plataformas digitais e receber os produtos em casa.

Mas ao mesmo tempo em que as vendas aumentaram, a competitividade também, e durante a Black Friday existe uma grande disputa entre os lojistas para chamar a atenção do público e vender.

Para alcançar bons resultados e vencer a concorrência, é fundamental divulgar os produtos e saber se comunicar com as pessoas de forma eficiente, e nesse cenário entra o marketing digital.

Ele trabalha exclusivamente com os canais online e é capaz de trazer excelentes resultados, e ao contrário do que a maioria pensa, até mesmo os pequenos negócios podem investir.

O marketing digital possui estratégias acessíveis para todo tipo de orçamento, mas é fundamental saber utilizá-las para alcançar os resultados esperados.

Neste artigo, conheça a importância de investir em estratégias digitais e veja algumas dicas para aplicar em seu negócio durante a Black Friday.

Importância de investir em estratégias digitais

A internet é o principal veículo de comunicação da atualidade e o marketing digital se tornou o principal meio para divulgar marcas, produtos e serviços. Isso, por si só, já é motivo suficiente para investir nessas ações, mas existem muitas outras razões, como:

  • Aumenta o alcance da marca;

  • Aumenta a credibilidade;

  • Gera proximidade;

  • Reduz custos;

  • Segmenta o público;

  • Gera leads qualificados;

  • Aumenta as vendas.

As estratégias de marketing trabalham com diferentes plataformas, incluindo redes sociais, blog e site institucional. Um fabricante de piso elevado para banheiro só precisa focar no público certo para conquistar as pessoas.

Esse investimento também fortalece a presença digital e traz mais credibilidade para a companhia. Ele transmite seriedade para o público e mostra que o negócio se preocupa com sua identidade e em transmitir informações.

O contato entre a empresa e o cliente não pode acontecer apenas no momento da venda, muito pelo contrário. O consumidor moderno exige experiência positiva no pré e no pós-venda e só assim se sente satisfeito.

As ações de marketing digital promovem interação com os consumidores em diversos momentos da jornada de compra, algo que constrói relacionamentos e abre muitas portas para negociar ações futuras.

As estratégias digitais também ajudam a reduzir os custos, visto que são financeiramente mais acessíveis do que as ações tradicionais.

Por meio de ações simples, um escritório de arquitetura especializado em reforma quarto casal consegue impactar um grande número de pessoas, algo que as estratégias tradicionais não são capazes de fazer.

As ações são totalmente mensuráveis e isso ajuda a organização a entender o quanto está gastando e se suas ações estão tendo uma boa performance.

As práticas ajudam a estabelecer uma boa comunicação, sempre de acordo com o perfil de consumidor, como resultado, o retorno sobre os investimentos é muito melhor.

Quando a pessoa interage com a marca de alguma maneira, deixa suas informações de contato, um processo muito importante para gerar leads.

Leads são potenciais clientes que mostraram interesse pelas soluções, e por meio das estratégias de marketing digital, é possível impulsionar essa estratégia. Isso acontece porque a segmentação atinge pessoas realmente interessadas nos produtos.

Se o negócio tem contato com consumidores com potencial para se transformarem em clientes, nada mais natural do que aumentar as vendas.

Investir em marketing digital é uma ação que compensa muito porque aumenta a receita e com isso traz mais recursos para fazer investimentos ainda mais inteligentes, principalmente em épocas sazonais, como no caso da Black Friday.

Dicas de estratégias para a Black Friday

Quando a Black Friday chegou ao Brasil, era desacreditada pelo público e pelos próprios lojistas. Muitos consumidores apelidaram a data como black fraude, tendo em vista que algumas empresas elevavam os preços dias antes para baixar depois.

O comércio percebeu que esse tipo de atitude, além de antiética, não trazia os retornos esperados, e ao mesmo tempo perceberam o valor de oferecer os descontos para aumentar os lucros.

Nessa época do ano, as pessoas compram de tudo, desde algodão doce de copo até eletrodomésticos e outros bens de consumo.

Mas com o aumento das vendas pela internet e o mercado cada vez mais concorrido, as marcas perceberam que precisam elaborar estratégias mais inteligentes e focadas.

Para que seu negócio consiga se destacar e lucrar na Black Friday deste ano, precisa trabalhar com as ações certas. Algumas das principais dicas são:

Investir nas redes sociais

As redes sociais são importantes para as empresas o ano todo, visto que são responsáveis por cerca de 70% das decisões de compra e ajudam as organizações a se envolverem diretamente com o público.

Um banner azul na porta da loja destacando uma promoção vai atrair as pessoas que estão próximas do local, mas para impactar os consumidores online, é indispensável divulgar as promoções imperdíveis e exclusivas nas redes sociais.

Uma boa opção é fazer uma contagem regressiva para criar expectativa e antecipar o direcionamento dos clientes para o site. É importante ter em mente que, ao contrário das mídias tradicionais, as redes sociais permitem interação.

Aproveite o espaço para ouvir o que as pessoas têm a dizer e para esclarecer suas dúvidas e anseios. Essas plataformas ajudam muito porque os anúncios são segmentados e vão impactar as pessoas certas.

Impulsionar as ofertas

Os períodos sazonais durante o ano são ótimos para impulsionar ofertas, mesmo porque, os consumidores estão procurando por isso.

Uma empresa especializada em limpeza de vidros pode fazer o impulsionamento pelas redes sociais, como no caso do Facebook do Instagram, para divulgar as promoções em formato de anúncio.

Ao anunciar, procure diversificar os itens e formatos para chamar a atenção da maior quantidade possível de potenciais clientes nos dias próximos à data.

Enviar e-mails

Enviar e-mail marketing é uma excelente estratégia para manter os leads atualizados em relação às ofertas da Black Friday. Aproveite também para disponibilizar recompensas, como cartão presente, cupons de desconto, entre outros.

Para o e-mail funcionar, é necessário segmentar os contatos e enviar campanhas de acordo com suas necessidades e interesses. A melhor forma de segmentá-los é por meio de ferramentas de análise que verificam o histórico de compras.

Tendo as informações necessárias em mãos, a marca terá subsídios para definir as ofertas que vai incluir nos e-mails, considerando o perfil dos leads.

Uma empresa especializada em abertura de fechaduras lida com diferentes perfis de clientes e é fundamental saber trabalhar suas características.

Compradores ocasionais ou pessoas que querem economizar são as mais interessadas em promoções, por outro lado, os clientes fiéis podem ser incentivados por meio de promoções exclusivas.

Para potencializar ainda mais os efeitos do e-mail, utilize o nome do destinatário na mensagem, pois isso aumenta muito as chances de abertura.

Anunciar no Google

Para aproveitar as promoções dos mais variados tipos de produtos e serviços, os consumidores recorrem ao Google, por isso, nada mais assertivo do que criar anúncios em sua plataforma Ads.

Com a ajuda dessa ferramenta, a marca cria anúncios com base em palavras-chave adequadas e usadas pelos potenciais clientes para encontrar aquilo que desejam. 

Nesse caso, um fabricante de máquina de fumaça colorida deve estudar seu público para saber de que maneira pesquisam informações. Assim, dá para criar campanhas com antecedência e que vão atrair as pessoas certas.

Trabalhar o senso de urgência

O senso de urgência ou escassez é perfeito para as campanhas de Black Friday porque incentiva as compras por impulso.

O senso de urgência é capaz de capturar a atenção do usuário, usando um e-mail que se destaque na caixa de entrada. Descontos por tempo limitado ou acessos exclusivos a itens promocionais instigam as pessoas a agir.

São estratégias que podem ser aproveitadas por qualquer tipo de empresa, como no caso de um fabricante de perfil perfurado galvanizado.

Os lojistas podem lançar vendas relâmpago, exibir a quantidade de produtos em estoque, usar palavras como “somente hoje” e “última chance”, inserir cores de destaque na página e recompensar clientes que comprarem primeiro.

Considerações finais

Além dessas estratégias, as empresas podem investir em muitas outras para vender durante a Black Friday. O importante é saber planejar e estruturar as ações para impactar o público e atrair clientes para a loja, tanto física quanto digital.

Lembre-se de que o consumidor moderno está o tempo todo conectado, portanto, nada melhor do que o marketing digital para chegar até ele e comunicar as ofertas imperdíveis que seu negócio preparou para a melhor sexta-feira do ano.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

 
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