21/10/2022 às 16h24min - Atualizada em 21/10/2022 às 16h23min

O que é mobilidade urbana?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Para se ter melhor qualidade de vida estão envolvidos aspectos econômicos, sociais e políticos. A mobilidade urbana é capaz de oferecer à população a livre circulação com responsabilidade e segurança com olhos voltados para a sustentabilidade.

 

Nesse sentido, um meio de transporte sustentável e bastante procurado é a bicicleta.  Quando usada com responsabilidade é um ótimo transporte diário, além de melhorar as condições de saúde dos usuários, também são confortáveis nos trajetos para o trabalho ou passeio.

O que é mobilidade urbana?

 

É a capacidade de se mover dentro dos espaços urbanos, com o objetivo de desenvolver relações sustentáveis e econômicas. Todos os meios de transportes fazem parte da mobilidade, ônibus, carros, metrôs, bicicletas quando usados com os devidos cuidados de segurança. 

 

O conjunto da mobilidade envolve não só os meios de transportes, mas também todos os agentes e estruturas do meio, como ruas e avenidas, calçadas, passarelas e trilhos.

 

Dentro do planejamento de uma cidade, a mobilidade urbana é fator fundamental como estratégia para que os espaços urbanos sejam bem aproveitados e atendam as necessidades de todos.

 

Tem o objetivo de oferecer condições adequadas para se fazer os deslocamentos com segurança e agilidade, podendo se utilizar do meio mais seguro.

Os desafios da mobilidade urbana

 

No Brasil, muitos desafios são enfrentados quando se trata do tema mobilidade. Em questão de segurança, tanto motoristas de automotores quanto pedestres e ciclistas devem ter a responsabilidade de resguardar a segurança de todos os envolvidos.

 

Transportes públicos eficientes são uma boa opção para a estruturação e divisão de todas as pessoas que circulam nas cidades, quanto maior o uso do transporte coletivo, menor a necessidade do transporte individual, promovendo a melhor circulação nas vias públicas. 

 

Assim, realizar um bom plano de mobilidade urbana vai permitir que a cidade possa nortear melhor o seu crescimento, com o crescente aumento da população e, consequentemente, dos veículos, será possível comportar a demanda de maneira a amenizar os problemas de locomoção. 

O que é plano de mobilidade urbana?

É a reunião de soluções e diretrizes para melhorar a circulação e deslocamento de forma sustentável na cidade, com o objetivo de promover reflexos positivos na qualidade de vida da população.

Para se desenvolver um plano, é preciso levar em consideração os meios de transportes que tragam maior rapidez e agilidade na circulação, sem agredir o meio ambiente. Nesse caso, a bicicleta se mostra muito eficiente por ser um meio de transporte sustentável.

O que um plano traz é acessibilidade, segurança, eficiência e qualidade de vida por meio da inclusão e preservação do meio ambiente, levando em consideração os impactos gerados a longo prazo nas cidades. 

O plano vai trazer organização e maior segurança para quem está circulando nas vias e calçadas públicas, o que promove mais agilidade e economia nos deslocamentos, gerando, também, mais qualidade de vida nos centros urbanos.

A mobilidade urbana também abre espaço para a mobilidade sustentável, significa que envolve o incentivo do uso de transporte coletivos, ciclovias e outras ações que diminuam o impacto ambiental.

A mobilidade urbana sustentável

Diretamente relacionado ao tipo de transporte usado no deslocamento das pessoas e o foco na facilidade dos trajetos, a mobilidade urbana sustentável procura amenizar impactos ambientais causados pelo excesso de circulação de carros que degradam o meio ambiente com o uso de combustíveis fósseis, por exemplo. 

Levam em consideração o uso de deslocamento sobre trilhos, como metrôs, bondes e ônibus que causem menos poluição ao utilizar motor híbrido, além de veículos leves sobre trilhos, os VLTs.

Não só isso, a mobilidade tenta fazer a integração desses transportes com outros fatores que fazem os deslocamentos, como ciclovias, bicicletas públicas, ou teleféricos. 

A qualidade de deslocamento dos cidadãos está diretamente ligada a qualidade de vida também, o tempo utilizado no ir e vir dos trajetos impacta no tempo de outras atividades pessoais que ficam prejudicadas. 

 

O planejamento urbano é a medida que atende todas as demandas de uma cidade, como uma maneira de proporcionar uma infraestrutura capaz de gerar agilidade e fluidez no deslocamento dos usuários, e lembrando que é sempre bom verificar as notícias de São Luís ou de sua cidade para ficar por dentro de como está fluíndo o trânsito antes de sair de casa.
 

 
Link
Tags »
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia