15/09/2022 às 15h28min - Atualizada em 15/09/2022 às 15h24min

Financiamento de veículo pode ser vantajoso para seu bolso

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Essa modalidade de aquisição de carros permite que o motorista possa pagar a compra ao longo de muitos anos

 

Muitas pessoas sonham em ter um carro próprio na garagem, garantindo assim sua independência para se deslocar para onde e quando quiser. Entretanto, comprar um automóvel é uma despesa elevada e que demanda atenção do comprador para não pôr em risco sua saúde financeira.

 

No texto abaixo, entenda melhor como funciona o financiamento de carro, seus requisitos, vantagens e os cuidados necessários para comprar um veículo sem preocupações e dor de cabeça.

O que é?

Para quem não está familiarizado, o financiamento de veículo é uma maneira de comprar um veículo por meio de um empréstimo de uma instituição financeira, como um banco. Assim, ele fornece o crédito necessário para que o interessado possa comprar o veículo e já tê-lo na garagem. Em contrapartida, o interessado deve pagar as prestações desse empréstimo, acrescidos de juros, ao longo dos próximos anos.

 

Por isso, essa acaba sendo uma alternativa muito interessante para quem quer um carro novo ou seminovo, mas não tem o dinheiro para comprá-lo à vista. Ao contrário de outros tipos de empréstimo, o financiamento acaba sendo mais vantajoso por oferecer juros mais baixos e maior tempo para pagar, de modo que a renda mensal não seja comprometida.

Quais são os requisitos?

Para solicitar o financiamento em algum banco, o interessado deve cumprir alguns requisitos, já que a instituição precisa fazer uma avaliação de risco dessa operação. Uma das regras é em relação à idade, sendo que a idade mínima é de 20 anos, já que os bancos consideram difícil alguém mais novo do que isso ter um histórico de compras robusto, que comprove sua capacidade de pagamento.

 

Por outro lado, a idade máxima é tida como 70 anos. Ela foi escolhida porque, como a expectativa de vida no Brasil é de 75 anos, as instituições consideram arriscado fornecer um financiamento a longo prazo para essas pessoas.

 

Outro ponto importante é ter o nome limpo em instituições que avaliam o crédito pessoal como Serasa e SPC. Caso a pessoa tenha dívidas atreladas ao seu nome, é mais difícil convencer ao banco de permitir o financiamento - e mesmo que ele seja aceito, as taxas de juros costumam ser mais elevadas.

 

O interessado também deve comprovar a sua renda mensal e que tem capacidade de pagar as parcelas acordadas, mas sem comprometer a sua saúde financeira. Segundo a Lei e as boas práticas de mercado aplicadas pelos bancos, é determinado que o valor da prestação não pode corresponder a mais do que 30% do que a pessoa ganha todos os meses.

 

Quanto aos documentos, o interessado deve apresentar o RG, CPF, comprovante de estado civil e o comprovante de rendimentos, via extrato bancário ou holerite.

Quais são as vantagens?

Essa modalidade de compra de veículos oferece algumas vantagens ao motorista. Como dito, uma delas é que, após a assinatura do contrato do financiamento, o motorista já pode sair com o carro em suas mãos, já que a instituição realiza a compra do veículo, restando a pessoa apenas pagar o que ela deve ao banco.

 

Outro ponto já destacado é o longo tempo para pagamento do financiamento, o que garante tranquilidade para se organizar financeiramente. Inclusive, caso a pessoa tenha uma situação financeira favorável, ela pode adiantar o pagamento de parcelas futuras, diminuindo a duração do financiamento.

 

Ainda há a possibilidade de vender o carro que está sendo financiado, seja porque a pessoa não tem mais condições de pagar as prestações ou deseja comprar um novo veículo. Para isso, basta que o novo comprador vá até o banco e solicite que seja feita a transferência de contrato.

Cuidados e precauções

Antes de realizar o financiamento, é importante que o motorista tenha consciência de que isso se trata de um grande investimento. Por isso, ele precisa se certificar que tem uma estabilidade financeira para arcar essa despesa, de forma que o valor da prestação não vá comprometer a sua renda mensal, aumentando a possibilidade dele criar dívidas.

 

Vale lembrar que cada instituição tem suas próprias condições de financiamento, cobrando taxas de juros diferentes. Dessa forma, é necessária muita pesquisa para que o motorista encontre aquela que melhor se adeque a sua realidade.

 

Uma boa dica é oferecer um grande valor de entrada ao comprar o carro. Quanto maior for ela, menores serão o número de prestações e o valor de cada uma delas - e até mesmo os juros cobrados serão menores.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia