08/06/2022 às 09h04min - Atualizada em 08/06/2022 às 09h02min

Como armazenar castanhas da maneira correta?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

As castanhas são alimentos ricos em nutrientes e fazem muito bem à saúde, porém, é preciso tomar alguns cuidados para o seu correto armazenamento, pois elas podem facilmente oxidar e perder as suas propriedades nutricionais se ficarem expostas ao ar livre.

De maneira geral, precisamos ter um certo cuidado para armazenar qualquer tipo de alimento. As frutas e verduras, por exemplo, são alimentos bastante perecíveis e o ideal é que sejam guardadas sempre na geladeira.

Já os grãos e cereais como o arroz, feijão e as farinhas, podem ficar em um armário se estiverem bem fechados mas, da mesma forma, se ficarem sob refrigeração irão manter com mais propriedade o seu frescor, além de não desenvolverem os famosos carunchos.

Veja a seguir, como armazenar castanhas da maneira correta.

A refrigeração faz a diferença:

Se você adora castanhas ou precisa comer por indicação do seu médico ou nutricionista, pode comprar uma grande quantidade que nós iremos lhe informar como armazená-las da maneira correta.

Tanto a castanha do pará como a castanha de caju podem ficar ao ar livre se consumidas imediatamente ou num curto intervalo de tempo. Porém, em grandes quantidades, o ideal é guardar na geladeira em uma embalagem bem fechada, limpa e seca. Assim, estas oleaginosas irão preservar os seus nutrientes e evitar a oxidação, o que deixa o alimento com um sabor estranho.

As castanhas, para serem consumidas com prazer, precisam estar sempre saborosas e crocantes. Isso faz toda a diferença para quem está focado na dieta ou tentando deixar a sua alimentação mais saudável.

Sempre que as castanhas perdem parte da sua crocância, temos a opção de colocá-las no forno bem quente para reativar o seu frescor, mas isso não funciona com todos os tipos de alimentos, então é bom ficar atento.

Como inserir castanhas na sua dieta:

Se você precisa de algumas dicas para comer mais alimentos saudáveis, separamos algumas sugestões de como inserir as castanhas na sua dieta.

A opção mais saudável para ingerir tanto a castanha de caju como a castanha do pará seria de maneira in natura, apenas tostada. Mas você também pode laminá-las ou triturá-las e colocar dentro de diversas receitas como, por exemplo, um bolo de banana integral, em muffins de chocolate meio amargo, em uma tora de maçã, em pães integrais com sementes e por aí vai. 

É possível fazer também o leite de castanhas, que é uma ótima opção para os intolerantes à lactose.

Um alimento que vale a pena ser consumido:

A praticidade das castanhas já é um bom motivo para que elas estejam sempre à mão e prontas para serem consumidas a qualquer tempo. Tanto a castanha de caju como a castanha do pará são ótimas opções de lanches para você carregar sempre na bolsa, mas o seu valor nutricional reforça ainda mais a necessidade de tornar o seu consumo um hábito. 

As castanhas são ricas em potássio e magnésio, além de também serem fontes de proteínas e gorduras boas. Se consumidas regularmente, elas auxiliam no bom funcionamento do coração, deixam a memória mais afiada, melhoram o humor, facilitam a circulação sanguínea e aliviam os efeitos da menopausa.

São inúmeros os benefícios das castanhas, porém, se você está acima do peso, a dica é conversar com o seu médico ou nutricionista para montar uma dieta equilibrada onde as castanhas estejam inseridas de maneira a colaborar com a sua qualidade de vida.

Com poucos cuidados, você consegue manter diversos alimentos saudáveis sempre à mão, sejam eles refrigerados ou não, e assim evita de comer qualquer besteira sempre que a fome bater. Pela sua saúde, vale a pena ficar atento a estes detalhes e se alimentar melhor.




 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia