23/05/2022 às 11h43min - Atualizada em 23/05/2022 às 11h42min

Como instalar um sistema antifraude no seu e-commerce

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícias News

Com o aumento do número de compras através de e-commerce, cresce também  o número de fraudes que esse tipo de negócio sofre.

 

Diante disso, ter um sistema antifraude é importante para proteger o seu negócio, assim como os dados e o dinheiro do seu cliente.

 

Descubra aqui como instalar um sistema antifraude no seu e-commerce e proteja seu negócio contra fraudes.

 

O que é um antifraude?

Antifruade é um sistema instalado em seu e-commerce para deixá-lo mais seguro evitando transações fraudulentas.

 

Usando inteligência artificial, o sistema analisa os dados das transações para identificar e bloquear possíveis tentativas de fraude e golpes.

 

Como instalar um sistema antifraude

Atualmente, diversas empresas oferecem o serviço de antifraude, como a Legiti. A empresa orienta e acompanha o processo de instalação e integração com seu e-commerce.

 

Mas na hora de escolher e contratar o sistema antifraude para o seu negócio, é preciso fornecer dados sobre as transações, sobre os clientes e, principalmente, sobre as fraudes para que a empresa escolhida possa oferecer um sistema que atenda a necessidade do seu negócio de forma efetiva.

 

O antifraude é instalado ao sistema do seu e-commerce integrando SDKs (Software Development Kit ou kit de desenvolvimento de software) na parte de coleta, e API (Application Programming Interface, ou Interface de Programação de Aplicação) no banco de dados.

 

Após essa etapa, é necessário verificar se há falhas que precisam ser corrigidas e então, segue-se um período de análises dos primeiros resultados.

 

Tipos de fraudes

Antes de contratar o sistema antifraude, você precisa conhecer os tipos de fraudes as quais o seu negócio está vulnerável. Os tipos mais comuns são a amigável, deliberada, phishing e autofraude. Veja mais sobre cada uma delas.

  • Fraude amigável

Quando um amigo ou parente usa o cartão de uma pessoa e ela não reconhece a transação e pede o dinheiro de volta, o que gera o chargeback. ou seja, o produto é enviado, mas a loja não recebe o valor.

  • Fraude deliberada

Neste caso, a compra é feita com dados roubados e também gera chargeback, ou seja, prejuízo para a empresa.

  • Phishing

O phishing ocorre quando o golpista se passa pela marca para roubar dados dos clientes, através de páginas idênticas a da loja, ou através de emails, por exemplo.

 
  • Autofraude

A autofraude é quando o cliente realiza a compra e mesmo assim faz a contestação, portanto, agindo de má fé.

Como funciona um sistema antifraude

Ao realizar uma compra em uma loja online, os dados do cliente precisam ser verificados pela emissora do cartão e pela bandeira dele. Assim, após essa verificação, a transação pode ou não ser  autorizada.

 

Mas quando o e-commerce possui antifraude, após a autorização da transação, existe outra etapa de verificação em que é feita uma análise criteriosa do comportamento da transação a fim de identificar se a transação é suspeita.

 

Desta forma, o sistema antifraude cruza diferentes dados, como informações pessoais do cliente, registro de compras e de navegação, padrões de comportamento e até geolocalização, usando Inteligência Artificial.

 

Essa análise determina o grau de risco da transação e a partir disso pode ou não aprovar a compra. Uma vez que a compra é identificada como suspeita, ela é bloqueada automaticamente pelo sistema.

 

É preciso salientar que o sistema não consegue blindar o seu negócio contra todas as tentativas de golpe, mas ajuda a reduzir a sua ocorrência, aumentando a segurança das transações.

 

Vantagens de usar um sistema antifraude no seu e-commerce

O objetivo do sistema antifraude é proteger tanto o seu negócio, quanto o seu cliente de fraudes e golpes. Portanto, um sistema antifraude no seu e-commerce traz as seguintes vantagens:

  • Diminuição de perdas financeiras

Considere a situação a seguir. Sua loja registra a venda de uma bolsa. Em seguida, sua loja é notificada pois o cliente teve seus dados roubados e não reconhece a compra que foi cobrada em seu cartão. Assim, você perde o produto e ainda tem que pagar esse valor ao cliente. Casos assim podem ser evitados usando antifraude. 

 
  • Redução da quantidade de chargeback

Chargeback acontece quando um cliente contesta uma compra em seu cartão de crédito e solicita devolução do valor.

 

E, quando um e-commerce tem um alto volume de chargeback, corre o risco de sofrer advertências, multas e até mesmo ser descredenciado das bandeiras de cartão de crédito.

 
  • Segurança

O antifraude protege tanto o e-commerce, como o cliente, bloqueando transações suspeitas com o uso indevido dos dados. Assim, também aprimora a experiência do cliente e a percepção de que a marca e a loja são confiáveis.

 
  • Agilidade e eficiência

Graças às análises automáticas do sistema, a rotina de trabalho do seu e-commerce fica mais ágil e eficiente.

 

Conclusão

Comprar e vender através da internet tem suas vantagens e desvantagens. Assim, tanto compradores como as empresas precisam se precaver contra fraudes e golpes cada vez mais frequentes.

 

Por isso, cuide do seu negócio e de seus clientes instalando um sistema antifraude no seu e-commerce.

 
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