23/05/2022 às 11h37min - Atualizada em 23/05/2022 às 11h37min

Como otimizar um e-commerce e gerar mais vendas?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícias News

Com o número crescente de e-commerces, aumenta a concorrência e, assim, torna-se importante pensar em formas de se destacar em meio à concorrência.

 

Atendimento diferenciado e implantação de uma plataforma de pagamentos online são alguns dos diferenciais que podem ser empregados para otimizar um e-commerce.

 

Continue lendo o artigo para descobrir como otimizar um e-commerce e gerar mais vendas.

 

O que significa otimizar o e-commerce?

Otimizar o e-commerce consiste em empregar algumas ações a fim de realizar ajustes para alavancar as vendas.

 

Considere otimizar seu e-commerce quando ele possui uma boa quantidade de acessos, mas que não é proporcional ao número de vendas realizadas. 

 

Veja abaixo como otimizar seu e-commerce e aumentar as suas vendas.

 
  1. Avalie o seu site

Comece a otimização da sua loja virtual analisando o site. Verifique as métricas e o que pode ser melhorado.

 

Analise o tráfego semanal e diário. tente identificar horários com mais visitas. Você pode aproveitar esses horários de maior fluxo para realizar ofertas e lançamentos.

 

Outro fator que deve ser analisado é o produto ou produtos mais acessados. Também vale a pena ficar atento à taxa de rejeição. Aqui os fatores que influenciam são:

  • Baixa qualidade das imagens;

  • Descrição insuficiente dos produtos;

  • Ausência de avaliações de outros clientes.

 

Além disso, o site da loja deve ser responsivo, isto é, ter uma boa visualização em diversos dispositivos. E não esqueça de verificar a velocidade de carregamento do site.

  1. Utilizar SEO em seu e-commerce

SEO ou searching Engine Optimization são estratégias utilizadas em seu site para melhorar o ranqueamento dele em sites de buscas, como o Google, através de palavras-chave.

 

Algumas dicas para melhorar o SEO do seu site são:

  • Identificar as palavras-chave referente ao seu e-commerce e utilizá-las nas categorias e subcategorias do site. Isso ajuda o posicionamento dos conteúdos nas buscas.

  • Otimizar URLs, tags de título e textos do site;

  • Se a loja tive unidade física, use o SEO local;

  • Use as palavras-chave ao salvar fotos no site.

 
  1. Carrinho de compras

Muitas vezes, a loja virtual tem muitos acessos, mas a taxa de abandono de carrinho é alta. Um dos motivos pode ser a falta de uma boa plataforma de pagamentos online. 

 

A escolha da plataforma de pagamentos online pode ser determinante para o cliente fechar a compra. Assim, escolha plataformas que oferecem facilidades, como salvar os dados do cliente para a próxima compra, e que ofereça diversas modalidades de pagamento.

 

Quanto menos trabalho o cliente tiver para finalizar a compra, melhor. Por isso, a plataforma também deve ter opção de cadastro através do e-mail ou redes sociais.

 

Além disso, pense no pós-compra, em manter um relacionamento com esse cliente através de e-mail marketing.

 
  1. Atendimento ao cliente

Ao acessar a sua loja online os clientes já esperam um site com um design bonito e, pelo menos, recursos básicos.

 

Dessa forma, oferecer atendimento diferenciado pode ajudar a sua loja a se destacar. Assim, ofereça formas de atendimento online, como chat online.

 

Outro diferencial é disponibilizar atendimento via whatsapp, aplicativo que quase todo mundo usa e já tem familiaridade.

 

Esse tipo de atendimento contribui para uma experiência positiva do cliente na sua loja.

 
  1. Redes sociais

Utilize as redes sociais para criar conexão com seus clientes. Você pode utilizá-las para divulgação , como vitrine e até para atendimento a clientes.

 
  1. Fotos e descrições

Numa loja online, as fotos e as descrições são o único contato que o cliente terá com o produto. Por isso, use fotos de boa qualidade, abuse dos diferentes ângulos, ofereça tabela de medidas.

 

Além disso, coloque o máximo de informações na descrição do produto. Mais uma vez: lembre que essa é a única forma de contato que o cliente tem com o seu produto e ela deve ser a melhor possível.

Conclusão

Diversos fatores impactam nas vendas de um e-commerce. E assim como acontece nas lojas físicas, é preciso analisar sempre as métricas para analisar os pontos que estão performando bem e melhorar os que não estão bem.

 

Logo, para otimizar um e-commerce e gerar mais vendas é preciso oferecer atendimento online diferenciado, adotar uma boa plataforma de pagamentos online, cuidar da qualidade do site, das imagens e usar técnicas de SEO para aumentar as vendas.

 

A combinação destes e outros vários fatores, seu monitoramento e aperfeiçoamento constantes é que vão gerar aumento das vendas.

 
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