Com o número crescente de e-commerces, aumenta a concorrência e, assim, torna-se importante pensar em formas de se destacar em meio à concorrência.
Atendimento diferenciado e implantação de uma plataforma de pagamentos online são alguns dos diferenciais que podem ser empregados para otimizar um e-commerce.
Continue lendo o artigo para descobrir como otimizar um e-commerce e gerar mais vendas.
Otimizar o e-commerce consiste em empregar algumas ações a fim de realizar ajustes para alavancar as vendas.
Considere otimizar seu e-commerce quando ele possui uma boa quantidade de acessos, mas que não é proporcional ao número de vendas realizadas.
Veja abaixo como otimizar seu e-commerce e aumentar as suas vendas.
Comece a otimização da sua loja virtual analisando o site. Verifique as métricas e o que pode ser melhorado.
Analise o tráfego semanal e diário. tente identificar horários com mais visitas. Você pode aproveitar esses horários de maior fluxo para realizar ofertas e lançamentos.
Outro fator que deve ser analisado é o produto ou produtos mais acessados. Também vale a pena ficar atento à taxa de rejeição. Aqui os fatores que influenciam são:
Baixa qualidade das imagens;
Descrição insuficiente dos produtos;
Ausência de avaliações de outros clientes.
Além disso, o site da loja deve ser responsivo, isto é, ter uma boa visualização em diversos dispositivos. E não esqueça de verificar a velocidade de carregamento do site.
SEO ou searching Engine Optimization são estratégias utilizadas em seu site para melhorar o ranqueamento dele em sites de buscas, como o Google, através de palavras-chave.
Algumas dicas para melhorar o SEO do seu site são:
Identificar as palavras-chave referente ao seu e-commerce e utilizá-las nas categorias e subcategorias do site. Isso ajuda o posicionamento dos conteúdos nas buscas.
Otimizar URLs, tags de título e textos do site;
Se a loja tive unidade física, use o SEO local;
Use as palavras-chave ao salvar fotos no site.
Muitas vezes, a loja virtual tem muitos acessos, mas a taxa de abandono de carrinho é alta. Um dos motivos pode ser a falta de uma boa plataforma de pagamentos online.
A escolha da plataforma de pagamentos online pode ser determinante para o cliente fechar a compra. Assim, escolha plataformas que oferecem facilidades, como salvar os dados do cliente para a próxima compra, e que ofereça diversas modalidades de pagamento.
Quanto menos trabalho o cliente tiver para finalizar a compra, melhor. Por isso, a plataforma também deve ter opção de cadastro através do e-mail ou redes sociais.
Além disso, pense no pós-compra, em manter um relacionamento com esse cliente através de e-mail marketing.
Ao acessar a sua loja online os clientes já esperam um site com um design bonito e, pelo menos, recursos básicos.
Dessa forma, oferecer atendimento diferenciado pode ajudar a sua loja a se destacar. Assim, ofereça formas de atendimento online, como chat online.
Outro diferencial é disponibilizar atendimento via whatsapp, aplicativo que quase todo mundo usa e já tem familiaridade.
Esse tipo de atendimento contribui para uma experiência positiva do cliente na sua loja.
Utilize as redes sociais para criar conexão com seus clientes. Você pode utilizá-las para divulgação , como vitrine e até para atendimento a clientes.
Numa loja online, as fotos e as descrições são o único contato que o cliente terá com o produto. Por isso, use fotos de boa qualidade, abuse dos diferentes ângulos, ofereça tabela de medidas.
Além disso, coloque o máximo de informações na descrição do produto. Mais uma vez: lembre que essa é a única forma de contato que o cliente tem com o seu produto e ela deve ser a melhor possível.
Diversos fatores impactam nas vendas de um e-commerce. E assim como acontece nas lojas físicas, é preciso analisar sempre as métricas para analisar os pontos que estão performando bem e melhorar os que não estão bem.
Logo, para otimizar um e-commerce e gerar mais vendas é preciso oferecer atendimento online diferenciado, adotar uma boa plataforma de pagamentos online, cuidar da qualidade do site, das imagens e usar técnicas de SEO para aumentar as vendas.
A combinação destes e outros vários fatores, seu monitoramento e aperfeiçoamento constantes é que vão gerar aumento das vendas.