23/05/2022 às 09h06min - Atualizada em 23/05/2022 às 09h05min

Como otimizar processos dentro de uma clínica médica

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB notícias News

A otimização de processos dentro de uma clínica vem se tornando cada vez mais necessária e fundamental, visto que, quanto mais otimização houver melhor os serviços poderão ser gerenciados.

 

Além disso, com os diversos avanços que vêm existindo no ramo da tecnologia, investir em processos de otimização se tornou rápido e prático, não causando assim muitos problemas na administração da clínica. 

 

Uma clínica médica bem gerenciada e equipada, com processos de otimização desenvolvidos e bem aplicados, com certeza se destaca muito mais, fazendo com que seus serviços sejam mais requisitados pelas pessoas.

 

Por isso, pensando em auxiliar os processos de otimização, com o objetivo de tornar sua clínica mais procurada e renomada, separamos neste artigo alguns pontos para saber como funcionam os processos de otimização e qual a melhor maneira de aplicá-los em uma clínica médica.

O que são processos de otimização?

Para entender melhor, a princípio, é necessário compreendermos o conceito de processos de otimização e como ele pode influenciar positivamente a sua clínica médica. 

 

Os processos de otimização nada mais são do que um método que usa o mapeamento de atividades para tentar padronizar algumas ações, tornando as etapas mais fáceis de serem desenvolvidas. 

 

Por intermédio desse processo, os supostos erros e falhas no decorrer do serviço podem ser considerados reduzidos, de maneira significativa, fazendo com que a atividade seja melhor desempenhada e desenvolvida, facilitando tanto para o profissional quanto para o paciente.

 

Além disso, a prática de otimização também pode ser fundamental para fazer com que a clínica seja bem mais reconhecida pela maneira de prestar serviços, aumentando dessa forma a produtividade e melhorando a gestão. 

 

Assim, investir em processos tecnológicos pode ser altamente significativo para sua clínica médica, já que ao investir em tecnologia fica mais fácil e mais acessível lidar com os processos de otimização, pois ambos os conceitos estão diretamente ligados.

Como aplicar os processos de otimização?

Aplicar os recursos de otimização na sua clínica médica, apesar de parecer uma tarefa difícil, pode ser algo muito simples, desde que seja executado de maneira correta.

 

Confira a seguir alguns dos principais processos de otimização que podem ser inseridos em uma clínica médica, pensando em melhorar as etapas do processo de atendimento, beneficiando os profissionais e os clientes.

Utilização de recursos tecnológicos 

Incluir a tecnologia nos processos da sua clínica pode ser o primeiro dos fatores que irá auxiliar na otimização dos processos.

 

Isso porque, ao utilizar os meios tecnológicos, você pode incluir ferramentas de gerenciamento de agenda, atuação no setor financeiro e de marketing e, até mesmo, utilizar esses mecanismos na hora de atender o paciente.

 

Além disso, por meio dos recursos tecnológicos, controlar as despesas de sua clínica pode ser uma tarefa mais fácil, assim como monitorar atrasos e faltas dos pacientes, por exemplo.

Faça um mapeamento dos processos

Fazer um mapeamento dos principais processos de sua clínica médica também é outro ponto que pode beneficiar a otimização dos processos, visto que você ficará por dentro de quais atividades estão sendo desenvolvidas de maneira correta ou não.

 

Assim, você poderá ficar a par de todos os processos da sua clínica e se eles, de fato, estão sendo bem executados, e em caso de respostas negativas, como eles podem ser melhorados para atender os clientes. Algo que pode ajudá-lo nesse mapeamento é o sistema para clínica médica.

Faça a análise dos procedimentos da sua clínica

Analisar de maneira eficaz e segura todos os procedimentos que estão acontecendo dentro da sua clínica médica também é um fator que influencia e auxilia no processo de otimização, tendo em vista que descobrir as necessidades de cada um é fundamental.

 

Além disso, ao fazer essa análise é possível identificar quais procedimentos necessitam de otimização, fica mais fácil saber como investir nessa otimização para melhorar o desempenho e desenvolvimento da clínica. 

 

A análise desses procedimentos deve ir desde as partes mais simples até as mais complicadas de uma clínica, como recursos humanos e gestão financeira até a recepção e triagem dos pacientes.

Saiba escutar os outros profissionais

Saber escutar o que os outros profissionais têm a dizer sobre seu desempenho e o desenvolvimento da sua clínica médica também pode auxiliar no processo de otimização. 

 

Isso porque, muitas vezes, quem observa de fora consegue perceber muito mais do que quem realmente está inserido no contexto, portanto, saiba lidar com as críticas e com as observações feitas.

 

Essas críticas e observações podem fazer com que você saiba e identifique melhor por onde iniciar o processo de otimização da sua clínica médica e, consequentemente, esteja melhor equipado e melhor preparado para receber os pacientes.

Estar por dentro dos conceitos 

Estar por dentro dos conceitos é algo necessário e extremamente fundamental, desde conceitos mais simples até conceitos mais complexos, como maneiras de melhorar a saúde de um paciente para tal doença, por exemplo. 

 

Estar por dentro desses conceitos pode ajudar significativamente a otimizar os processos da clínica, auxiliando no melhor desenvolvimento da mesma. Além disso, estar por dentro das recomendações da OMS também é fundamental e necessário. 

 

Portanto, agora que você já sabe melhor sobre os processos de otimização e como aplicá-los, não perca tempo e faça novos investimentos na sua clínica médica. 



 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia