02/05/2022 às 10h27min - Atualizada em 02/05/2022 às 10h27min

O que é Abordagem Jurimétrica

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

A Abordagem Jurimétrica é algo já muito utilizado dentro do Direito por advogados experientes e que sabem desenvolver o seu trabalho com eficiência. 

 

A Jurimetria é um conceito extremamente importante para profissionais da área, pois trata-se da aplicação de estatística que garante uma abordagem mais justa e uma metodologia mais precisa dentro do tribunal durante os casos defendidos pelos advogados. 

 

Sendo assim, profissionais do Direito ou pessoas que aspiram por essa área precisam compreender o que exatamente significa essa abordagem, como ela é feita e como é possível se beneficiar ao utilizar esse tipo de técnica dentro do Tribunal.

 

A Jurimetria parece ser um fenômeno novo, mas na verdade não é. O termo "Jurimetria'' foi criado em 1949 pelo advogado norte-americano Lee Loevinger em um de seus artigos na época e, desde então, foi utilizado dentro dos tribunais. Em seu artigo, Lee provou algumas técnicas para validar argumentações dentro dos tribunais utilizando números e estatísticas concretas que venham a aumentar a eficiência do uso das informações e obter parâmetros processuais mais sólidos. 

 

Tudo isso por meio da integração entre conhecimentos legais e estatísticos.

Dentro do Direito, existem muitas técnicas incluindo a Jurimetria que devem ser consideradas essenciais por seus profissionais. 

 

Aplicar uma Abordagem Jurimétrica permite que o advogado ofereça mais certeza e mais confiança para o juiz de um caso. Sendo assim, vale dizer que o conceito na verdade já foi apresentado de certa forma desde 1709 pelo matemático suíço Nicolau I Bernoulli que trouxe dados quantitativos para sua tese de doutorado. 

 

Nessa tese, Nicolau apresentou conceitos sobre precificação de seguros, confiança nas testemunhas e também sobre a probabilidade de inocência do acusado.

Hoje em dia, esses conceitos são utilizados na maioria dos casos, especialmente os que incluem crimes e delitos de maior seriedade. 

 

Sendo assim, qualquer pessoa que queira ser um advogado ou profissional do Direito precisa compreender exatamente do que se trata a Jurimetria, como ela é feita e qual a sua importância dentro da área do Direito.

O que é a Jurimetria

A jurimetria é um conceito definido como a aplicação de estatística dentro do Direito e, a partir dela, nasceram três pilares. A Jurimetria utiliza dados oferecidos pelo Judiciário para quantificar demandas e determinar padrões. 

 

Esses pilares da Jurimetria são importantes para cada etapa de uma Abordagem Jurimétrica e devem ser considerados cuidadosamente pelo advogado. Confira quais são esses pilares:

  • A elaboração legislativa e gestão pública, sendo essa a forma como as leis criadas devem ser, de acordo com a realidade atual da sociedade, já que elas precisam seguir o atual clima político, econômico e social;

  • A decisão judicial é o segundo pilar. Trata-se da base para o julgador poder determinar como julgará os casos, pois a Jurimetria pode ajudar a ponderar diversos fatores humanos e sociais sob a luz das normas jurídicas aplicáveis;

  • O último pilar, porém não menos importante, é a instrução probatória. Nesse pilar, a Jurimetria oferece uma melhor maneira de prever certas situações e assumir os fatos, ou seja, utiliza dados e números obtidos para aumentar a qualidade das previsões oferecidas pelos advogados aos seus clientes.

 

Sabendo-se que esses são os pilares, podemos então dizer que a Jurimetria traz métricas e dados quantitativos para o Direito e o transforma em algo mais justo e exato.

O que seria uma Abordagem Jurimétrica 

A Abordagem Jurimétrica é a forma de aplicar a Jurimetria e todos os seus pilares dentro de um processo. Sendo assim, é nessa abordagem que o profissional vai coletar dados para realizar uma análise métrica das possibilidades de um caso e apresentar essas métricas aos seus clientes, e, dessa forma, conseguir provar ou não a inocência de uma pessoa durante o processo. 

 

Além dessas situações, também é válido mencionar que a Jurimetria pode servir para que Gestores Públicos possam antever como as leis propostas por eles serão aplicadas e interpretadas, determinando seus impactos perante a sociedade.

Qual a importância da Jurimetria dentro do Direito?

Aplicar a Jurimetria dentro do Direito oferece uma forma de ter mais certeza do que está sendo afirmado, mesmo que não se tenha provas concretas. As estatísticas costumam não falhar quando feitas por um profissional competente. A Jurimetria aumenta a capacidade de conhecimento sobre os processos judiciais, além de poder facilitar os argumentos durante o procedimento e indicar meios concretos para que o caso seja resolvido. 

 

Além disso, o profissional pode ter uma facilitação do embasamento de uma decisão judicial e saber melhor sobre os impactos dessa decisão perante a sociedade como um todo. A Jurimetria também é de grande importância por conta de oferecer celeridade ao Judiciário.

Benefícios da Jurimetria na prática jurídica: quais são

Aplicar a Jurimetria na prática jurídica é muito importante. Entre seus benefícios, é possível dizer que se torna mais fácil entender quanto tempo pode durar um processo, antecipar o valor de indenização por danos morais, além de tornar menos complicado o direcionamento das ações durante o processo. 

 

Por fim, a Jurimetria ajuda a entender quais as chances reais de sucesso de uma causa com base em cenários anteriores.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia