31/01/2022 às 09h12min - Atualizada em 31/01/2022 às 09h11min

Como deixar as redes sociais da sua empresa mais atrativas

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Entender como deixar as redes sociais da sua empresa mais atrativas é algo essencial para quem busca por planos de Marketing Digital. Afinal, as plataformas como o Facebook, Instagram, Twitter e outras são essenciais para estabelecer uma comunicação direta entre a marca e o público, trazendo mais negócios e um fluxo de receitas maior.

Hoje em dia, o Facebook acumula mais de 127 milhões de usuários ativos no Brasil, com o Instagram também na base das dezenas de milhões. Isso mostra a força incrível que as redes sociais têm em nosso país, sem falar no impacto que o Twitter pode causar, o YouTube, LinkedIn, TikTok e outras. Por isso, é vital para o seu negócio usar bem essas plataformas, especialmente porque o seu custo de operação é baixo e os retornos são altos. No entanto, é preciso saber como deixar as redes sociais da sua empresa mais atrativas para poder fazer essa estratégia funcionar.

Se você não tem uma consultoria de marketing ao seu lado e quer aprender como deixar as redes sociais da sua empresa mais atrativas, nós podemos ajudá-lo. Siga a leitura para ver algumas dicas sobre o assunto!

Como deixar as redes sociais da sua empresa mais atrativas: 4 dicas

1. Entenda quem é o seu público e o que ele quer

Entender quem é o seu público-alvo é uma necessidade não só para administrar sua empresa, mas também para criar ações de sucesso nas redes sociais. Por exemplo, ao saber como seu público se comporta, você pode criar publicações seguindo a mesma linguagem. 

Mas dominar o perfil de seus clientes em potencial vai além do formato das postagens. É também entender quais são os problemas que eles possuem e que a sua empresa pode resolver, para então oferecer soluções criativas no conteúdo de suas redes. 

Estude quais são as necessidades de seus seguidores e clientes em potencial, para então oferecer soluções diferenciadas e mantê-los engajados à sua empresa.

2. Tenha uma coerência visual e temática no seu conteúdo

Esse é um detalhe que pode passar despercebido, mas que tem grandes consequências. Redes sociais são primariamente visuais, portanto, para se destacar da concorrência, a conta de sua empresa deve conter imagens atrativas para seu público. 

Além disso, ela deve fazer alusão à empresa, e uma forma de atingir esse objetivo é usando constantemente a paleta de cores ou até mesmo o próprio logotipo de seu negócio. Assim, seus seguidores rapidamente identificarão quando uma publicação pertence à sua conta.

Outro fator importante é manter a linguagem entre as imagens e o corpo do post. Se a sua empresa assumir uma escrita informal, ou divertida, por exemplo, suas imagens e infográficos devem conter tipografia, cores e formatação igualmente alegres, divertidas ou informais.

3. Entenda o que atrai o seu público, o que o educa e o que o converte

Curtida não é sinônimo de sucesso. O sucesso de sua rede social virá de acordo com seus objetivos. Se o seu objetivo for converter mais pessoas em clientes, então a métrica deve ser a proporção entre engajamento (curtidas, seguidores) por vendas.

O sucesso também não deve ser medido por um único post. Cada publicação deve cumprir uma função, como atrair novos seguidores, educar e engajar seguidores existentes, e convertê-los em clientes, e para cada tipo de post deve se usar uma técnica diferente para atingir esse objetivo.

Entenda o que traz resultados para cada etapa do marketing de sua rede social para compreender melhor se suas estratégias para atrair mais público estão funcionando.

4. Faça testes e veja os resultados, mantendo o que funciona e descartando o que não funciona

Apesar de existirem diversos estudos e técnicas que funcionam com precisão, marketing não é uma ciência exata, e depende de muito trabalho de observação para trazer resultados cada vez melhores.

Isso quer dizer que nem sempre uma ação trará resultados positivos, e você não deve ter medo de descartá-la quando isso acontecer. O mais importante é anotar o que funciona e o que não funciona, para traçar caminhos cada vez mais detalhados e certeiros no crescimento das redes sociais de seu negócio.

A análise do seu desempenho com base nos dados de resultados é a melhor maneira de fazer essa otimização constante.

Pronto! Agora que você viu como deixar as redes sociais da sua empresa mais atrativas, já pode começar a trabalhar nisso. Como pode ver, das nossas 5 dicas, apenas uma delas envolve algum tipo de investimento (nas parcerias), não é? Isso mostra que usar bem as redes sociais é questão de estratégia e não de dinheiro. Ou seja, você não precisa ter muitos recursos para alcançar bons resultados, basta ter uma visão estratégica do seu negócio e do funcionamento das plataformas, do seu cliente e do seu mercado como um todo.

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