30/11/2021 às 08h24min - Atualizada em 30/11/2021 às 08h24min

Mercado Delivery: dicas para abrir um negócio virtual

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

AB Notícia News

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio de mercado delivery, existem algumas dicas que são muito importantes para que dê os primeiros passos. 

 

Com a pandemia de Covid-19, foi necessário que as pessoas se adaptassem a novos hábitos para enfrentar e evitar o contágio do vírus. 

 

Uma das soluções para evitar aglomerações foi fazer compras online. Não que esse hábito seja novo, já que as compras pela internet cresceram muito nos últimos anos. 

 

Porém, com o coronavírus, comprar em sites e aplicativos ganhou força e abriu oportunidades para novos negócios. 

 

No entanto, abrir um negócio virtual, assim como qualquer outro tipo de empresa, é algo que demanda um bom planejamento para que dê certo. 

 

Neste artigo, daremos algumas dicas importantes para quem deseja ter um mercado delivery. Continue a leitura e confira! 

 

Principais dicas para abrir um mercado delivery 

Embora existam desafios para abrir um negócio virtual, existem algumas etapas que você não deve ignorar se deseja abrir um mercado delivery. 

 

Se você realmente está pensando em investir nessa opção, saiba que existe muito espaço no mercado e aqui está uma lista com algumas dicas que podem te ajudar a começar. 

 

1. Identifique sinais de demanda

Para avaliar se uma região é a certa para o seu negócio, você pode pesquisar clientes em potencial. Você pode, por exemplo, oferecer serviços temporariamente para avaliar a demanda. 

 

Além desses, você também pode observar de perto outros sinais de demanda. Por exemplo, para pedir comida via entrega online, as pessoas precisam ter acesso à internet. 

Isso significa que você precisa estar em áreas onde as pessoas tenham renda suficiente para fazer o uso de internet e smartphones.
 

2. Encontre um nicho

Depois de segmentar a região que atuará, considere encontrar um nicho. Você pode querer ter como alvo pessoas que querem fazer grandes compras ou que querem comprar apenas itens essenciais que podem acabar durante a semana. 

 

Para se destacar na multidão, você pode se concentrar em certos tipos de alimentos, já que está apenas começando. 

 

Isso pode incluir alimentos crus, refeições prontas, alimentos de grandes marcas, alimentos da sua própria marca e assim por diante. 

 

3. Construa a sua marca

Como a sua marca existirá principalmente online, é importante que você invista em recursos no desenvolvimento de um logotipo, menu e outros ativos relacionados à marca. 

 

É muito importante que você construa o seu site. Como está começando, pode optar por usar ferramentas como o Wix ou WooCommerce para construir seu site. 

 

Utilize-o para contar sua história: descreva quem você é e o que torna o seu negócio único. 

 

Inclua suas informações de contato para sua empresa e link para suas redes sociais. Facebook e Instagram são as plataformas mais comuns para as empresas de alimentos se conectarem diretamente com os clientes.

 

4. Foque na otimização para celular

Em 2020, o Brasil registrou mais de 234 milhões de acessos móveis, ou seja, uso de smartphones. E a tendência é que esse número se torne cada vez maior. 

 

Portanto, para atingir esses consumidores, você precisa tornar seu serviço online compatível com dispositivos móveis. 

 

Otimize seu site para celular e veja como ele fica em uma variedade de smartphones e tablets. Os clientes podem ver facilmente suas ofertas? O processo de pedido é intuitivo? É muito importante que considere perguntas como essas.

Como alternativa, você pode querer seguir o caminho adotado por empresas como a Uber. Assim, desenvolva um aplicativo para sua empresa. Em seguida, os consumidores podem baixar o aplicativo e pedir alimentos diretamente por lá.

 

5. Contrate motoristas confiáveis

Depois que seus clientes fizerem o pedido, você deve garantir que eles receberão a comida com rapidez e segurança. E, para isso, precisa de entregadores confiáveis.

 

Dependendo do tamanho de sua empresa, você pode começar como o principal motivador. Mas, eventualmente, você precisará contratar mais motoristas. 

 

Se possível, verifique os registros dos entregadores em busca de acidentes ou violações de direção. Lembre-se também de que esses motoristas representam o seu mercado delivery. 

 

Portanto, considere treiná-los em habilidades básicas de atendimento ao cliente para aumentar a satisfação do cliente.

 

6. Foque no marketing

Como não há placas ou locais para passar e ver acidentalmente, você precisará se conectar com os clientes de maneiras criativas e investir especialmente em marketing digital, incluindo anúncios, mídias sociais, e-mails, etc. 

 

Publique suas ofertas no seu site. Tenha horários consistentes e confiáveis ​​para que os clientes saibam quando podem esperar sua disponibilidade e podem solicitar os itens que precisam. 

 

Seja consistente e criativo ao usar as mídias sociais para construir seguidores. E certifique-se de pedir comentários sobre sua entrega. 

 

Seja receptivo à sua comunidade e clientes. Construa relacionamento e construa um público. 

 

Conclusão

Definitivamente, estamos vivendo uma mudança no comportamento dos consumidores, já que muitos passaram a comprar itens online que antes preferiam comprar somente presencialmente. 

 

Uma das demandas que ganharam força devido a pandemia de Covid-19, é a de compras em mercados online, o que também gerou muitas oportunidades de negócios. 

 

Se você realmente deseja abrir um mercado delivery, esperamos que as dicas que citamos neste artigo te ajudem a dar os primeiros passos para ter um negócio virtual de sucesso! 

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