26/07/2021 às 15h42min - Atualizada em 26/07/2021 às 15h30min

Como funciona a profissão de corretor de seguros?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Você já precisou de um plano de saúde, ou de um seguro automotivo e teve dificuldade de encontrar opções satisfatórias? Bem, se você teve essas dificuldades, provavelmente não deve ter procurado por um corretor de seguros.

 

Ou você pode ter ouvido falar nessa profissão e se interessou em ingressar no mercado de corretores de seguros, mas precisa saber mais detalhes a respeito da profissão?

 

Bem, seja você um consumidor procurando por algum serviço ou alguém interessado na profissão, neste artigo vamos te ajudar a entender como funciona a profissão de corretor de seguros.

O que é um corretor de seguros?

Um corretor de seguros é um profissional licenciado que vende seguros e produtos relacionados a uma variedade de clientes. O tipo de seguro pode ser pessoal ou empresarial e abrange uma ampla gama de categorias.

 

Por este serviço, o corretor cobra uma taxa ou comissão. Um corretor de seguros representa seu cliente, o segurado, acima de qualquer seguradora específica. O termo corretor de seguros pressupõe independência.

 

Tecnicamente, quando o corretor vende um produto de seguro como representante de uma seguradora específica, ele está atuando como agente e, portanto, deve ser considerado um agente de seguros nessa situação. Às vezes, a percepção de um conflito de interesses com a qual a apólice o agente seleciona para seu cliente, já que o agente vende as apólices apenas de sua empresa.

O que faz um corretor de seguros?

Um corretor de seguros busca novos clientes, oferece aconselhamento independente e imparcial sobre os tipos e o nível de cobertura necessários. Em seguida, o corretor vai a uma rede de diferentes seguradoras e adquire o seguro ou produto relacionado em nome do cliente.

 

O corretor frequentemente ajudará em qualquer processo de sinistro e lidará com toda a papelada relacionada às necessidades de serviço.

Corretores de seguros individuais

A maioria dos corretores de seguros negocia com pessoas físicas. Eles podem atender às necessidades de gerenciamento de risco de seus clientes e fornecer seguro durante toda a vida.

 

Por exemplo, à medida que os indivíduos progridem ao longo da vida, eles podem precisar de seguro automóvel, seguro de locatário, seguro residencial, seguro de vida e seguro de assistência de longo prazo.

 

Existem muitas variáveis ​​na compra de uma apólice de seguro e o menor erro pode custar muito dinheiro ou pouca cobertura quando você mais precisa. O conselho de um corretor experiente é geralmente melhor do que apenas uma cotação online.

 

Alguns seguros te dão as duas opções, o conselho de um corretor e também te dão a opção de fazer a cotação online, um exemplo disso é a SR Proteção Veicular.

Corretores de seguros comerciais

Todas as empresas devem ter alguma forma de cobertura de responsabilidade. Os corretores comerciais ajudam a atender os clientes empresariais em suas necessidades de gerenciamento de risco. As políticas comerciais incluem seguro contra erros e omissões, políticas profissionais e de responsabilidade cibernética.

 

Frequentemente, as seguradoras comerciais se especializam em certos setores que conhecem por dentro e por fora. Esse entendimento, combinado com uma forte rede de contatos, permite ao corretor o pacote certo de produtos, mesmo difícil de obter cobertura, para seus clientes. Dessa forma, o corretor economiza tempo e dinheiro de seus clientes.

Como um corretor de seguros ganha dinheiro?

A principal forma de um corretor de seguros ganhar dinheiro são comissões e taxas baseadas nas apólices de seguro vendidas. Essas comissões são normalmente uma porcentagem baseada no valor do prêmio anual pelo qual a apólice é vendida.

 

Um  prêmio de seguro  é a quantia em dinheiro que um indivíduo ou empresa paga por uma apólice de seguro. Os prêmios de seguro são pagos para apólices que cobrem saúde, automóveis, casa, vida e outros.

Qual é a diferença entre um agente de seguros e um corretor?

Os corretores representam e trabalham em nome dos consumidores, e os agentes representam e trabalham para as companhias de seguros. Os corretores não podem concluir uma venda de seguro, ao contrário dos agentes.

Os corretores de seguros lidam com sinistros?

Como os corretores de seguros não trabalham para a seguradora, eles não têm autoridade para administrar sinistros. Alguém que compra seguro por meio de um corretor ainda precisa falar com sua seguradora real em caso de sinistro.

 

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado a conhecer um pouco mais sobre os corretores de seguros.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia