05/03/2024 às 10h19min - Atualizada em 05/03/2024 às 10h17min

Capital de giro: o que é e como conseguir para sua empresa

Playrene

Playrene

Jornalista/ Analista de SEO/ Web writing/ Content Marketing

Compreender sobre capital de giro é de total importância para a saúde financeira do seu negócio. Isso se dá porque boa parte da falências ocorre justamente pela falta de recursos para arcar com despesas e custos, sendo necessário muito cuidado com essa parte.

Entretanto, não são todas as empresas que compreendem adequadamente a importância de lidar com capital de giro e sequer conhecem as formas mais interessantes de obtê-lo. Para evitar esse cenário, separamos as principais maneiras de como conseguir um bom capital de giro para sua empresa — confira!

O que é capital de giro? Entenda em detalhes

O capital de giro é definido como uma quantidade de recursos capazes de fazer sua empresa funcionar regularmente. De uma forma mais técnica, essa quantia é uma parte do investimento do negócio destinada para arcar com despesas e custos no decorrer do período.

Basta pensar nos períodos em que o negócio não tem lucros tão relevantes. Mesmo nessas ocasiões difíceis, é preciso honrar com os compromissos e realizar os pagamentos das contas para não se formarem dívidas muito grandes. O capital de giro é o valor destinado para custear essas questões.

Dada essa definição, percebe-se o quão importante é investir na existência do capital de giro para que a empresa continue em movimento, como a palavra “giro” sugere.

Justamente, por isso que podemos tratá-la como uma reserva financeira que fica separada dos outros recursos da empresa para garantir mais organização e administração desses valores.

Como realizar o cálculo do capital de giro da sua empresa?

O cálculo do capital de giro da empresa leva em consideração todos os valores que o negócio pode alcançar facilmente para uso posterior. Por conta disso, se associa muito a quantia a liquidez dos valores analisados.

Para facilitar seu entendimento e controle da quantia em sua empresa, as variáveis que ditam a respeito do capital de giro da empresa são consideradas e relacionadas através da equação abaixo:

Capital de giro = Ativos circulantes - Passivo circulantes

No ativo circulante, se enquadram todos os valores que a empresa tem acesso em formato de capitais ou bens que podem ser transformados em dinheiro dentro do ano fiscal. Logo, tudo que puder ser convertido em quantias em um curto período de tempo entra para esse caso. Já os passivos circulantes são todas as despesas fixas, como aluguel, salários, energia, água e internet.

Analisando a fórmula, nota-se como é preciso de uma quantidade maior de ativos circulantes para que todas as contas sejam pagas. Entretanto, caso os passivos circulantes sejam maiores, o negócio ficará com dívidas a serem quitadas, o que já trará um cenário de instabilidade financeira para o empreendimento devido ao capital de giro ficar negativo.

O que pode levar uma empresa a ter capital de giro baixo?

O ponto que mais costuma levar uma empresa a ter quantidades baixas de capital de giro é justamente uma má gestão do fluxo de caixa. Ao não saber os valores que entram e saem da companhia abre-se a possibilidade de má administração do dinheiro e, consequentemente, efetuar negociações sem a devida segurança financeira.

Outro dos motivos mais frequentes para a gestão do fluxo de caixa descuidado é a desatenção para quando os valores líquidos entrarão no controle da empresa. Como é bastante comum os gestores ficarem muito animados com os acordos realizados e não avaliam adequadamente os prazos de entrega das quantias.

Por fim, o último fator que costuma trazer baixas quantidades do capital de giro ao negócio é a inadimplência. Com o excesso de dívidas, a empresa não conseguirá investir no seu próprio crescimento e, portanto, tende a aumentar a quantidade de contas a serem pagas, o que formará um ciclo de problemas relacionados à questão.

Logo, para que o valor não fique abaixo do necessário, uma das dicas é sempre orientar os seus gestores a não gastarem descuidadamente. Junto a isso, o devido registro das operações financeiras realizadas vai permitir que a empresa compreenda como o dinheiro está se comportando e para onde é destinado.

Quais as maneiras de conseguir capital de giro para empresa?

Existem diversas formas eficientes para conseguir capital de giro e possibilitar uma estabilidade adequada para sua empresa. Confira algumas abaixo:

Investimento pessoal

O uso de um investimento pessoal para suprir a demanda do capital de giro da empresa é bastante interessante devido ao fácil acesso aos valores, o que torna a opção com alta taxa de liquidez.

Entretanto, pelo fato de exigir que a pessoa utilize quantias de seu patrimônio para ajudar o negócio, é preciso muito cuidado pois qualquer alteração em um dos dois lados gerará consequências para o empreendedor e a empresa. Por isso, essa opção só deve ser escolhida após muita análise.

Empréstimo

O empréstimo se tornou muito conhecido por ser uma fonte rápida de capital de giro, sendo muito útil para despesas urgentes. Entretanto, é preciso estudar com bastante atenção todas as opções da alternativa para não escolher aquelas com grandes taxas de juros, fator esse que vai dificultar o pagamento adequado.

Caso tenha interesse em conseguir a melhor opção de empréstimo para empresa, leia também o conteúdo completo que preparamos sobre o assunto. Além da confiabilidade do mercado, o empréstimo auxiliará no controle do fluxo de caixa, coisa extremamente importante para o empreendimento.

Antecipação de recebíveis

A estratégia de antecipação de recebíveis se trata de uma linha de crédito capaz de ajudar empresas a receberem os valores das suas vendas antecipadamente. Desse modo, o negócio conseguirá utilizar, no presente, recursos que só viriam no futuro.

No cenário prático, suponha que determinado cliente realizou uma compra na empresa e a parcelou em 10 vezes. Caso o negócio utilize a antecipação de recebíveis, esta alternativa fornecerá o valor das 10 parcelas em pouco tempo. Portanto, o que seria pago em 10 meses foi recebido em algumas horas ou dias.

Cabe ter atenção às taxas cobradas pelas instituições financeiras que oferecem os serviços. Você deve pesquisar por diferentes opções e, junto a isso, avaliar o quão urgente seu negócio necessita da quantia obtida para uma negociação mais precisa e objetiva.

BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento

O BNDES é um tipo de banco que consegue facilitar as linhas de crédito para as empresas. Seu funcionamento se dá através do financiamento do capital de giro necessário ao negócio que realiza o acordo.

Logo, esse instrumento do governo federal é uma opção muito confiável que auxilia o crescimento de diversos negócios devido ao seu objetivo de ajudar no crescimento tanto na competitividade como na sustentabilidade da economia do país.

Buscar investidores

Por fim, buscar investidores também é uma excelente forma de encontrar fontes de capital de giro, pois além da parceria para as quantias, a empresa obtém interessados em contribuir com o crescimento geral do negócio através da melhoria do cenário financeiro.

Geralmente, a forma mais comum de encontrar investidores é através da busca de interessados no seu tipo de negócio. Realize apresentações adequadas das propostas da empresa e ofereça rendimentos interessantes para compor seu capital da melhor forma possível.

Ficou bem claro como o capital de giro é uma quantia extremamente importante e decisiva para a manutenção do funcionamento do negócio, certo? Por isso, sinta-se à vontade para rever os conceitos quantas vezes forem necessários e explorar outros conteúdos do nosso site para garantir um bom andamento das operações de sua empresa!

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia