15/01/2024 às 09h38min - Atualizada em 15/01/2024 às 09h37min

Stevia e Bem-Estar: Como Este Adoçante Contribui para uma Vida Saudável

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

O adoçante stevia é um produto natural que serve como um substituto do açúcar convencional, cristal ou industrializado, sendo uma maneira mais saudável de adoçarmos comidas e bebidas diversas.

Ainda que tenham sido criados para pessoas com problemas de saúde como diabetes, hoje em dia a stevia, pelos seus benefícios, é usada por pessoas que estão preocupadas com a saúde e com o peso.

Por isso mesmo, aqui vamos falar mais sobre como este adoçante ajuda a contribuir para uma vida muito mais saudável. Acompanhe!

Entendendo o que é o adoçante stevia

A stevia trata-se de um adoçante natural produzido a partir da Stevia rebaudiana, uma planta com origem na América do Sul.

Esse adoçante ganhou destaque rapidamente como um substituto mais saudável para o açúcar processado, que eleva as taxas de glicemia e é um verdadeiro “vilão” para quem quer perder peso.

Além disso, ao contrário do açúcar tradicional, o adoçante natural stevia não prejudica a saúde dentária e bucal, prevenindo problemas como a cárie.

Explicado o que é a stevia, é hora de saber mais sobre quais os benefícios deste adoçante e como ele ajuda a contribuir para uma vida mais saudável.

Conheça os benefícios do consumo do adoçante natural stevia

A stevia é usada cada vez mais por pessoas que buscam uma vida mais saudável, sendo que o seu principal benefício é a redução dos níveis da glicose sanguínea.

Por isso mesmo, inicialmente ele era indicado para pessoas com diabetes e outros problemas de saúde, além daquelas com sobrepeso e obesidade.

Porém, esse adoçante tem sido cada vez mais usado por pessoas que desejam manter a saúde, já que além de não ter calorias nem impactar os níveis de glicemia, ele ainda é rico em antioxidantes, minerais e vitaminas.

Com isso, o consumo da s vai muito além do controle do peso e da glicemia, tem um impacto maior sobre o organismo, como auxiliando na prevenção da hipertensão arterial e eliminando os radicais líquidos.

Ele também possui uma importante ação diurética que promove a eliminação do sódio e dos líquidos no corpo, evitando assim a retenção.

Veja um pouco mais a lista sobre quais os benefícios principais desse adoçante:

 
  • Não tem calorias e não impacta no peso corporal

  • Tem um alto poder adoçante (mais de 300 vezes em comparação ao açúcar)

  • Não gera prejuízos à saúde dos dentes e da boca, auxiliando inclusive na prevenção das cáries

  • Inibe a ação dos microrganismos no corpo

  • Possui uma importante ação hipoglicemiante, logo, contribui diretamente para diminuir a glicose sanguínea

  • Se mantém perfeitamente mesmo em temperaturas elevadas, o que faz com que ela seja ideal para receitas que vão ao fogo, como bolos

 

Apesar de todos os seus benefícios, é fundamental ressaltar que a stevia não deve ser consumida de forma indiscriminada.

Afinal, a sua ingestão exagerada não é positiva, além de que pessoas com algum tipo de alergia podem apresentar sintomas, como náuseas e tonturas.

Vale ressaltar também o fato dele ter um leve sabor residual amargo, o que não é algo que agrada a todas as pessoas.

Mesmo com essas questões, não há dúvidas de que o consumo do adoçante stevia é ideal para quem quer uma vida mais saudável.

Conclusão

Como você viu, a stevia tem sido cada vez mais usada por pessoas preocupadas com a sua saúde, como é o caso daquelas com algum tipo doença metabólica ou com excesso de peso, mas também por quem não tem qualquer patologia. 

Neste texto, mostramos quais os benefícios que esse adoçante natural pode trazer para o organismo e o porquê de ser ideal consumi-lo como um substituto do açúcar.

O que achou do nosso conteúdo de hoje sobre como este adoçante contribui para uma vida saudável?

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia