14/11/2023 às 10h11min - Atualizada em 14/11/2023 às 10h09min

Formas inteligentes de economizar nas tarifas bancárias

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A tecnologia influenciou a forma como as pessoas vivem, principalmente financeiramente e em relação ao modo como cuidam do próprio dinheiro. Hoje em dia, com os bancos digitais e o cartão de crédito sem anuidade, as pessoas se sentem mais livres para gastar o dinheiro como quiserem.

 

No entanto, nem sempre foi assim e, até hoje, algumas tarifas bancárias são cobradas, por isso é preciso se atentar a elas. Assim, separamos algumas dicas de como eliminá-las do seu planejamento financeiro ou, pelo menos, utilizá-las de forma inteligente.

A popularização de serviços digitais

Tornar-se adulto e responsável pelas próprias finanças pode ser algo assustador para a maioria das pessoas. Afinal, finalmente cai a ficha de que você é responsável por si, pelas contas do mês e por sua alimentação. No entanto, esse processo ficou mais fácil com os bancos que oferecem serviços digitais. 

 

Há muitos anos, as pessoas confiam em bancos para manter seu dinheiro seguro. No entanto, havia diversos processos burocráticos para processos bancários, desde abertura de compra até retirada de uma grande quantia, com taxas para cada operação. Além disso, era necessário se dirigir à uma agência para cada processo.

 

Com o desenvolvimento e crescimento tecnológico, os bancos criaram aplicativos em que seus clientes poderiam fazer certos processos sem sair de casa, com senha e verificação de identidade. A partir disso, foi visto uma oportunidade para bancos digitais, oferecendo maior praticidade em seus processos, menos burocracia e a possibilidade de fazer todos os processos pelo próprio celular, sem precisar ir em uma agência física.

 

Rapidamente, esses bancos se popularizaram pela facilidade e pela taxa zero em diversos processos que antigamente eram pagos. Hoje em dia, bancos que cobram por operações são considerados antiquados e podem perder clientes por isso. 

Economia nas tarifas bancárias

Apesar de os bancos digitais terem zerado diversas tarifas, algumas operações são cobradas e, independente se você tem conta em um banco digital ou não, é possível economizar nas tarifas bancárias. Aqui estão algumas dicas.

Saques de dinheiro

Atualmente, poucas pessoas utilizam cédulas de dinheiro, especialmente com a facilidade do cartão, com a função aproximação ou com o PIX, modelo de transferência gratuita e instantânea. Porém, há pessoas que preferem e acham mais seguro usar o dinheiro em espécie.

 

Para quem tem banco digital, isso pode ser um gasto, tendo em vista que a maior parte dos bancos digitais cobram uma tarifa por saque que, por muitas vezes, pode não valer a pena para o cliente. Por isso, fique atento caso precise sacar dinheiro e analise quantas vezes precisará fazer isso para não pagar mais de uma tarifa.

 

Há bancos digitais e físicos que não cobram por saque, porém têm limite para saques no mês. Verifique qual é esse limite e se organize para não ultrapassá-lo, uma vez que se exceder o limite uma taxa será cobrada. 

Tarifas de serviço

Por anos, as pessoas pagavam uma taxa de serviço ao banco que, por muitas vezes, passava despercebido por algumas pessoas. Essa taxa seria como um pagamento ao banco por guardar seu dinheiro, que daria em troca um limite de operações gratuitas, como duas transferências no mês, por exemplo.

 

No entanto, com o fenômeno dos bancos digitais, muitas pessoas fecharam suas contas em bancos que cobram tal tarifa. O que poucas pessoas sabem é que essa tarifa pode ser negociada ou até extinta conversando com o gerente. 

 

Seja firme em sua decisão e negocie o máximo que puder. Para extinguir, você pode transformar sua conta em conta salário, que possuirá recursos para receber seu salário, além de poder fazer outras transições de forma gratuita. Entretanto, atente-se à quantidade limite de operações. 

Cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um grande aliado, mas também um grande empecilho para a organização financeira. É a causa número 1 de endividamentos no Brasil e, se não houver cuidado, os juros podem ser extremamente abusivos.

 

No entanto, ele é usado há algumas décadas e por boa parte desse tempo taxas anuais eram cobradas, independentemente de sua utilização ou não. Hoje em dia, as pessoas procuram por cartão de crédito sem anuidade, a fim de que possam economizar e utilizar o cartão livremente, sem se preocupar com uma taxa anual.

 
Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia