02/05/2023 às 16h15min - Atualizada em 02/05/2023 às 16h14min

Como iniciar na profissão de florista?

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

A profissão do florista é de conhecimento avançado, você precisa entender e conhecer tudo sobre flores, mas, acima de tudo, ter paixão por esta área. É necessário cuidado e carinho para trabalhar com flores, pois se você fizer apenas por obrigação, o serviço não será belo e harmonioso. Então, se você é uma alma apaixonada por flores e deseja se tornar florista, este artigo é para você. Aqui abordaremos os requisitos necessários para iniciar na profissão, os melhores cursos disponíveis, as melhores qualificações e habilidades necessárias, bem como o mercado de trabalho para seguir carreira e muito mais.

 

Requisitos necessários para iniciar na profissão

 

Existem alguns requisitos que você deve cumprir se quiser se tornar um florista de sucesso. Primeiro, você precisa desenvolver habilidades específicas que são essenciais para a profissão. Algumas destas habilidades incluem criatividade, conhecimento das flores, o cuidado com os detalhes e a capacidade de visualizar sua criação antes que ela se torne realidade.

 

Além disso, você deve ter um bom conhecimento dos nomes e dos diferentes tipos de flores, bem como de diferentes combinações de cores e tamanhos. Para se tornar um florista profissional, você também precisa ser capaz de criar lindos arranjos e decorações para festas e outras ocasiões especiais. A montagem de cestas de aniversário também é geralmente feita por floristas, onde envolve a composição perfeita de alimentos com um arranjo floral, tornando o presente único e diferenciado.

 

Cursos Básicos

 

Existem inúmeros cursos e programas de treinamento disponíveis para aprender sobre flores, arte floral e projetos de jardinagem. Esses cursos são ótimos para quem deseja se tornar um florista profissional. Eles ensinam tudo, desde como cuidar das flores, como encontrar o estilo certo para os arranjos, como fazer compras inteligentes e como usar os melhores materiais para criar desenhos incríveis. Estes cursos podem ser presenciais ou até mesmo, online. Pesquise e você irá encontrar a opção que melhor se encaixa com o seu estilo de vida.

 

Aperfeiçoamento

 

Além da boa formação básica, os floristas mais profissionais costumam ter qualificações adicionais de várias outras fontes. Por exemplo, um dos cursos mais reconhecidos é o do Instituto Americano de Floristas. Os cursos deste instituto ensinam tudo que os floristas precisam saber para serem bem-sucedidos no mundo da arte floral. Além disso, muitos floristas optam por fazer certificações adicionais, como a do Professional Floral Designers Association. Fique atento e acompanhe anualmente os lançamentos de cursos de aperfeiçoamento.

 

Mercado de trabalho

 

O mercado de trabalho para floristas está crescendo, pois muitos eventos importantes e tradicionais reúnem flores e exigem que os profissionais dêem um toque especial aos arranjos. Além disso, muitos dos trabalhos de floristas envolvem arranjos para casamentos, empresas, cerimoniais, formaturas e outras ocasiões importantes.

 

Além desses trabalhos mais tradicionais, os floristas também podem trabalhar em diferentes áreas. Estes incluem desde a venda de flores em lojas e mercados de flores, até trabalhos de decoração de local de eventos e até mesmo a criação de desenhos e projetos exclusivos para clientes particulares, como clínicas, hotéis, restaurantes, etc.

 

Antes de iniciar o seu negócio, você deve conhecer o seu público-alvo e qual tipo de serviço oferecerá. Por exemplo, se você deseja trabalhar com flores para eventos, deve pesquisar os serviços de eventos principais da sua área e entrar em contato com eles para verificar se há algum lugar disponível.

 

Além disso, você deve descobrir quais são os seus concorrentes e verificar qual estilo de serviço eles estão oferecendo e como estão promovendo os seus serviços. Isso lhe dará uma vantagem competitiva, pois poderá identificar novas oportunidades, além de descobrir quais são as necessidades e desejos dos seus clientes, para que possa oferecer um serviço ainda melhor.

 

Trabalhar com flores é um privilégio para poucos. Envolve paixão e muita dedicação para se profissionalizar e estar sempre por dentro das tendências. Mas, com dedicação, aprendizado e criatividade, você conseguirá obter sucesso na profissão de florista. Então, se você ama trabalhar com flores e deseja iniciar na profissão, comece a se preparar e pesquisar os cursos, qualificações e as melhores técnicas para entrar e prosperar no mercado da floricultura.

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia