13/04/2023 às 16h30min - Atualizada em 13/04/2023 às 16h28min

Perfil de liderança: conheça 5 tipos e defina o melhor perfil para sua empresa

Lucas Widmar Pelisari

Lucas Widmar Pelisari

Músico, escritor, formado em investigação forense e perícia criminal

Liderança pode ser considerada uma habilidade do ser humano a ser desenvolvida e ajustada com o passar do tempo. Porém, não é algo exclusivo de profissionais de gestão de empresas, visto que nem todos possuem um perfil de liderança ideal. 

 

Muitos gestores não conseguem ser líder e sim apenas chefe, visto que pessoas com habilidades de liderança conseguem inspirar e despertar diferentes vontades em outras pessoas, tanto no campo profissional, quanto no pessoal. 

 

Ou seja, um líder é o profissional que influencia outras pessoas positivamente na mentalidade e comportamento, que contribui com uma boa condução das atividades diárias individualmente e das equipes. 

 

Neste texto você irá conferir quais são os 5 tipos principais de liderança e qual o perfil ideal para ser e ter em sua empresa. Siga a leitura! 

A importância da liderança    

Um bom líder é fundamental para qualquer empresa, considerando que o comportamento desse profissional está ligado diretamente ao bom desempenho dos funcionários. 

 

Além disso, é um profissional com ações e palavras humanizadas, que desperta e encorajam os liderados, permitindo que cresçam e se desenvolvam bem como profissionais, fazendo com que os demais funcionários “vistam a camisa da empresa”.

 

Então, se um líder faz bem seu papel de gestor de pessoas, isso será perceptível na produtividade dos colaboradores, além de proporcionar benefícios para o negócio, como maior índice de bons resultados. 

Quais são os 5 tipos de liderança?    

Confira abaixo 5 tipos de liderança que pode ser importante ter ou não em sua empresa:

 
  1. Autoritária    

A liderança autoritária é um dos tipos mais encontrados e debatidos nas organizações. Basicamente a liderança autoritária tem o foco na execução de tarefas de modo rigoroso e com muitas regras pré-estabelecidas. 

 

Conhecida também como “liderança autocrática”, é um tipo que na opinião do líder é o que sempre prevalece, sem abrir espaço para diálogos nas situações e decisões da empresa. 

 

Um líder autoritário faz com que seus liderados estejam sempre desmotivados, improdutivos e com baixos resultados. É um perfil de líder que é dominador e é temido pela equipe. Costuma ser um perfil de liderança que deve ser evitado nas empresas para que haja crescimento da organização e colaboradores. 

 

É possível identificar facilmente um líder autoritário, pois eles geralmente tem as características abaixo: 

 
  1. Lidera com foco em seu poder; 

  2. Não se preocupa com os colaboradores, apenas com as operações; 

  3. Não costuma ter um bom relacionamento com os liderados; 

  4. Não sabe ouvir sugestões e opiniões de outros funcionários; 

  5. Para eles os fins sempre justificam os meios.

 
  1. Democrática    

A liderança democrática é um perfil que costuma encorajar os liderados, incentiva a participar dos processos e dar sugestões de melhorias. 

 

É um líder facilitador dos processos, auxilia a equipe no desenvolvimento das atividades e com boas soluções, está sempre preocupado com a execução do trabalho em conjunto a qualidade de vida de todos da equipe. 

 

O perfil de liderança democrática busca ser participativo, ouvir, propor sugestões e ideias, esclarecer dúvidas, oferecer feedbacks e ajudar os colaboradores a ter um bom desenvolvimento das atividades na empresa. 

 

Esse perfil de liderança tem uma boa relação com as equipes, têm uma comunicação fluida, o que permite ter maior produtividade nas tarefas e maiores resultados. 

  1. Transformacional

Já o perfil de liderança transformacional basicamente tem um perfil que contribui de forma conjunta para encontrar os objetivos em comum das equipes e da empresa em geral. É um líder que desenvolve conexões entre os funcionários e busca sempre motivá-los. 

 

O líder transformacional trabalha lado a lado com os liderados e juntos identificam e aplicam as mudanças necessárias para o bom funcionamento das operações. 

 

Com esse tipo de líder os colaboradores têm maior autonomia para as decisões e execução de atividades, são treinados e capacitados frequentemente para manter um padrão de qualidade da empresa. 

 

Esse perfil de liderança tem algumas características básicas, que são: 

 
  • Idealizam a influência; 

  • Inspira e motiva; 

  • Estimula o intelecto dos liderados; 

  • Busca considerar as opiniões individuais. 

 
  1. Carismática    

O perfil de liderança carismática é um dos mais reconhecidos no cotidiano das empresas, são líderes que conseguem levar leveza para a empresa e seus liderados, conseguem conquistar cada um deles com bom humor e igualdade, independente do nível de cargo que possui. 

 

É uma liderança que influencia por ser modelo e não costuma usar esse cargo como exigência para o cumprimento de uma tarefa e nem para que suas decisões sejam respeitadas pela equipe. 

 

É um perfil que consegue fazer os liderados trabalharem com mais motivação e entusiasmo, aumentando assim a produtividade e resultados. É importante ressaltar que mesmo sendo uma liderança “liberal”, é um perfil de líder que não assume uma postura permissiva, mas tem um equilíbrio.

  1. Transacional    

O perfil de liderança transacional é o que determina metas e expectativas claras para todos os liderados, mas que oferece os recursos e suporte necessários para alcançar essas metas pré-definidas. 

 

São líderes que esperam que os liderados atinjam e superem as expectativas, e quando atingem, ele sabe reconhecer e recompensar esses profissionais, seja com elogios ou até mesmo com aumento salarial ou outro tipo de reconhecimento. 

 

Porém, caso isso não seja atingido, esse perfil de líder costuma “punir” de alguma forma, seja com críticas, retira promoções ou até mesmo desliga o funcionário da empresa. 

 

Ou seja, o perfil de liderança transacional é o que é liderado com base em recompensas e punições para alcançar as metas que deseja alcançar. Isto é, esse líder costuma acreditar que o liderado não possui motivação se não houve estímulo e recompensa, além de instruções e estímulo constante.

 

Então basicamente as características de um líder transacional são: 

  1. Tem foco na estabilidade do status quo

Isto é, esses líderes costumam focar em manter o status quo, ao invés de buscar e aplicar mudanças. 

 
  1. Tem metas bem definidas para os liderados

Esse tipo de líder tem metas bem claras para seus liderados, porém busca fornecer os recursos que acha necessário para alcançar essas expectativas. 

 
  1. Acreditam que os liderados não são automotivados

Isto é, esse tipo de líder parte de uma concepção de que seus funcionários não tem automotivação para realizar as tarefas e que precisam de incentivos, recompensas, instruções e constante supervisão para realizar suas demandas. 

 
  1. Pode ser uma ferramenta para alcançar metas específicas ou em curto prazo 

Mesmo que a liderança transacional não seja um dos melhores perfis de líder, pode ser uma boa ferramenta para alcançar determinados objetivos da empresa ou ter resultados maiores em curto prazo.

Qual o perfil ideal de liderança?    

Cada empresa pode ter uma compreensão diferente de qual perfil de liderança é o ideal para sua empresa, porém um líder de sucesso têm características em comum, independente do perfil, por exemplo, é paciente, compreensivo e sabe ter um bom discernimento para decisões na empresa. 

 

Um bom líder sabe ouvir sugestões de seus liderados, oferece feedbacks, tem empatia e entende os valores pessoais de cada colaborador da equipe. Além disso é um perfil resistente para frustrações, persiste nos objetivos da empresa e busca transmitir e incentivar isso para os liderados. 

 

Outras características que definem um bom líder:

O perfil de líder ideal é aquele que tem características que os tornam competitivos e bem-sucedidos em sua profissão, como:

  1. Autoconfiança 

Bons líderes no mercado de trabalho são os que têm autoconfiança, acreditam em si e na capacidade que possuem de fazer a empresa e seus liderados crescerem. Além disso, essa autoconfiança contribui para que faça boas decisões e lide com situações de modo mais leve. 

  1. Visão clara 

Bons líderes possuem uma visão clara de suas metas e onde de fato desejam chegar, então essa clareza permite que faça boas decisões e permaneça focado para alcançar os objetivos pré-definidos com maior tranquilidade. 

  1. Persistente 

A persistência é uma das principais características de um bom líder, não desiste facilmente diante dos desafios que encontram no cotidiano na empresa, então essa persistência contribui na superação de obstáculos e facilita o alcance dos objetivos. 

  1. Boa comunicação

A comunicação clara e fluída é outra caraterística de um bom líder. Se esse profissional consegue se comunicar com facilidade, transparência e eficiência, é um líder ideal para ter em sua empresa, pois ele consegue influenciar seus liderados de forma eficaz. 

 
  1. Tem capacidade de tomar boas decisões

A capacidade de tomar boas decisões para a empresa é uma das principais características de um bom líder, pois ele fará decisões assertivas em diferentes situações que irão ajudar no crescimento da empresa e atingir bons resultados. 

Conclusão

É possível perceber que, independente do perfil de liderança, um bom líder tem características em comum que contribuem ativamente e de forma eficaz para a empresa. 

 

Esse profissional consegue se comunicar bem com os colaboradores, clientes e fornecedores, tomar boas decisões, consegue convencer e vender suas ideias para seus liderados e é aberto para sugestões e mudanças nessas ideias quando necessário. 

 

Além disso, uma boa liderança irá não apenas apresentar os problemas, como também terá e pedirá sugestões de soluções para resolvê-los, ele também define os limites para cada equipe e dá autonomia para decisões que irão favorecer a empresa. 

 

Ou seja, no cotidiano, um bom líder é o profissional que tem essas características apresentadas, porém depende do perfil pessoal do líder, de como são os colaboradores de sua equipe e dos recursos empresariais que possui para exercer uma boa liderança. 

 

Os diferentes tipos de liderança tem total impacto nos colaboradores e em suas ações, além de influenciar outros fatores da empresa. 

 

O perfil e comportamento da liderança pode gerar admiração ou repúdio, o que influenciará no desempenho das atividades e competência dos liderados, consequentemente, terá bons ou maus impactos nos resultados e crescimento da organização. 

Link
Leia Também »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia