16/09/2022 às 11h22min - Atualizada em 17/09/2022 às 00h14min

Itália debate mudança climática após dez mortes por tempestade violenta

Atípicas, enchentes no centro do país, também destruiu casas e ruas inteiros. Registros mostram que quantidade de chuva em um só dia foi mais de 25% do total registrado na média anual na região.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/16/italia-debate-mudanca-climatica-apos-dez-mortes-por-tempestade-violenta.ghtml

Atípicas, enchentes no centro do país, também destruiu casas e ruas inteiros. Registros mostram que quantidade de chuva em um só dia foi mais de 25% do total registrado na média anual na região. Imagem aérea mostra vilarejo inundado no centro da Itália por conta de fortes chuvas, em 16 de setembro de 2022.
Gabriele Moroni/LaPresse via AP
Ao menos dez pessoas morreram e quatro são consideradas desaparecidas nas tempestades violentas que caíram na madrugada desta sexta-feira (16) no centro da Itália, destruindo casas e ruas, uma tragédia que abriu o debate sobre as medidas a serem tomadas contra a mudança climática.

A uma semana das eleições legislativas, a tromba d'água que devastou várias cidades em poucas horas e que deixou mortos, desaparecidos e feridos, gerou um debate nacional pela ausência de alerta para o fenômeno inesperado.
"Caíram 400 mm de chuva em seis horas em uma área onde costuma cair 1.500 em um ano. Isso definitivamente está ligado à mudança climática e precisamos nos acostumar e nos adaptar. Este é o futuro, uma demonstração do futuro, precisamos construir a nossa resiliência", explicou à AFP Paola Pina D'Astore, da sociedade italiana de geologia ambiental.
Entre os desaparecidos há um menino de seis anos que estava com sua mãe em um veículo. A mulher foi socorrida pelos bombeiros, mas a força da água levou o menino.
"O centro histórico de Cantiano não existe mais. A praça principal foi tomada pela força da lama que invadiu e destruiu os bares, a farmácia, as lojas, levando todos os móveis, tudo", disse Natalia Grilli, vice-prefeita de Cantiano, na região de Marche.
A área mais afetada é a província de Ancona, mas as chuvas também abalaram a região vizinha de Umbria.
Vários meteorologistas consideram que esses fenômenos se multiplicarão por todo o país nos próximos meses devido ao verão anômalo e à extensa onda de calor, com temperaturas recordes de até 42 graus em meio à maior seca dos últimos 70 anos.
Leia também:
Com 40,2°C, Reino Unido bate recorde na história do país durante onda de calor pela Europa
Onda de calor na Europa: guerra e crise desmobilizaram esforços contra mudanças climáticas
Carros empilhados em uma das ruas de Senigallia, município na região central da Itália, atingida por fortes chuvas, em 16 de setembro de 2022.
Gabriele Moroni/LaPresse via AP
"Morreram pessoas, e é por isso que hoje o interesse pela catástrofe climática é maior. Isso deve nos fazer refletir. A morte nos coloca em contato com nossos valores. O que queremos fazer com nossas vidas enquanto o Estado italiano não faz nada para reduzir emissões e evitar dezenas de milhares de mortes semelhantes nos próximos anos?" lamentou Michele Giuli, ativista do movimento ambientalista Última Geração.
"Isso se chama crise climática, não mau tempo", reagiu no Twitter a filial italiana do "Fridays for Future", movimento juvenil em defesa do clima, enquanto o presidente da Cruz Vermelha italiana, Francesco Rocca, reconheceu que "está preocupado com o aumento de eventos climáticos extremos" em toda a península.
Alguns prefeitos da região lamentaram que ninguém os avisou do perigo, enquanto o especialista Bernardo Gozzini, do Centro Nacional de Pesquisa, afirmou que este foi "um fenômeno impossível de prever".

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/16/italia-debate-mudanca-climatica-apos-dez-mortes-por-tempestade-violenta.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia