15/09/2022 às 14h56min - Atualizada em 15/09/2022 às 16h04min

Concurso Detran AP tem mais de 500 vagas

Especialista do Gran Cursos Online dá dicas de preparação para a prova

SALA DA NOTÍCIA Gran Cursos Online
Gran Cursos Online
Divulgação

O concurso Detran AP está com as inscrições abertas. O Departamento Estadual de Trânsito do Amapá está ofertando 536 vagas para níveis médio e superior, sendo 66 imediatas e 470 para formação de cadastro de reserva. As remunerações variam de R$ 3.048,23 a R$ 6.830,76. A Fundação Carlos Chagas (FCC) é a banca organizadora do certame e as inscrições podem ser feitas até o dia 10 de outubro de 2022 no site da FCC. O Diretor de Mentoria e Coaching do Gran Cursos Online, Fernando Mesquita, listou os principais pontos do edital e deu dicas para quem está se preparando. 

As provas objetivas devem ser realizadas no dia 11 de dezembro de 2022. Segundo Fernando, o tempo até as provas objetivas é suficiente para o candidato se preparar já que os conteúdos não são tão complexos. O professor recomenda que, quem tiver a possibilidade de fazer as provas de nível médio e superior, faça. Isso porque as provas acontecerão em horários diferentes, e essa é uma boa estratégia de treino. Porém, o ideal é que o candidato escolha em qual prova focar para direcionar os seus estudos. Confira outras dicas para o certame:

1. A estrutura da prova objetiva é composta por: 75% de conhecimentos específicos e 25% de conhecimentos gerais. Por isso, o ideal é que o candidato dedique mais tempo de preparação às disciplinas de conhecimentos específicos, que podem garantir mais pontos. Uma boa estratégia é replicar esses percentuais na hora do estudo.

2. Para quem vai fazer a prova de nível superior, serão cobrados quatro estudos de caso, valendo até 25 pontos cada e o candidato deve ter, no mínimo, 50% dos pontos. Por isso, é importante se dedicar muito a essa parte. Treinar a escrita, elaborar tópicos e escrever sobre eles é uma boa prática nesse sentido. 

3. O conteúdo básico da prova objetiva (portugues e raciocínio lógico) é o mesmo para todos os cargos (a proporção é de 19% das questões de língua portuguesa e 6% de raciocínio lógico). Mas, na prática, o que muda é a aplicação nas questões e o grau de dificuldade. 

4. Sobre o curso de capacitação, que preocupa muitos candidatos: não é preciso se preocupar pois a finalidade do curso não é eliminar o candidato, mas garantir que o ele tenha as características mínimas necessárias para ser aprovado. 

5. Como são poucos conteúdos na parte específica, o ideal é que o candidato estude todo o conteúdo, e há tempo pra isso. Então, nesse momento, manter o foco é fundamental. 

6. A parte objetiva de Raciocínio Lógico inclui conteúdos de estatística, o que não é tão comum e pode ser um pouco mais complicado. Mas, como são poucas questões, não há motivo para se preocupar tanto.  

7. Para os estudos de legislação é recomendável que o candidato dedique cerca de 20 minutos distribuídos ao longo do dia. Não é uma boa estratégia estudar esse tipo de conteúdo por horas seguidas. 

8. O candidato de resolver muitas questões, principalmente da FCC, mas também é bom dedicar um tempo às questões de outras bancas. Essa prática ajuda a ter uma percepção de como o conteúdo é cobrado. O ideal é distribuir as questões da seguinte forma: 80% FCC e 20% outras bancas.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia