08/05/2018 às 17h12min - Atualizada em 08/05/2018 às 17h12min

Obama diz que saída dos EUA de acordo nuclear com Irã é 'erro grave'

Ex-presidente americano foi quem assinou pacto com Teerã em 2015.

G1
O ex-presidente Barack Obama durante uma conferência em Chicago, em imagem de arquivo (Foto: AP Photo/Charles Rex Arbogast)

Barack Obama, ex-presidente que costurou pelo lado americano o acordo nuclear com o Irã, do qual Donald Trump anunciou estar se retirando nesta terça-feira (8), disse que a decisão de seu sucessor é "um erro grave".

O acordo com o Irã é considerado uma das principais marcas da política externa de Obama.

"Acredito que a decisão de colocar o JCPOA (sigla em inglês do tratado internacional) em risco sem qualquer violação iraniana é um erro grave. Sem o JCPOA, os Estados Unidos podem no fim ficar com uma escolha perdedora entre um Irã com armas nucleares ou outra guerra no Oriente Médio. Todos sabemos dos perigos de o Irã obter uma arma nuclear", escreveu Obama num comunicado.

"Isso poderia encorajar um regime já perigoso; ameaçar nossos amigos com a destruição; representar perigo inaceitável para a segurança da própria América; e desencadear uma corrida armamentista na região mais perigosa do mundo. Se as restrições sobre o programa nuclear do Irã sob o JCPOA forem perdidas, poderemos estar nos aproximando do dia em que nos confrontaremos com a escolha entre viver com essa ameaça, ou ir à guerra para impedi-la", completou.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia