11/09/2022 às 17h05min - Atualizada em 12/09/2022 às 00h11min

Putin adverte sobre 'consequências catastróficas' de ataques ucranianos a usina nuclear

Presidente russo conversou neste domingo (11) por telefone com o francês Emmanuel Macron. Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre autoria de ataques à usina.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/11/putin-adverte-sobre-consequencias-catastroficas-de-ataques-ucranianos-a-usina-nuclear.ghtml

Presidente russo conversou neste domingo (11) por telefone com o francês Emmanuel Macron. Rússia e Ucrânia trocam acusações sobre autoria de ataques à usina. Usina nuclear de Zaporizhia está ocupada pelas tropas russas desde março.
ASSOCIATED PRESS
O presidente russo, Vladimir Putin, alertou neste domingo (11) o presidente francês Emmanuel Macron sobre as consequências dos ataques à usina ucraniana de Zaporizhia, a maior da Europa. A usina nuclear segue ocupada por forças russas.

Durante uma conversa por telefone com Macron, Putin chamou a atenção para "ataques ucranianos regulares às usinas de Zaporizhia, incluindo o descarte de resíduos radioativos, que podem levar a consequências catastróficas".
Ucrânia desliga maior usina nuclear da Europa
Em ofensiva, Ucrânia anuncia retomada de cidades estratégicas no leste; Rússia fala em reorganização
Já o presidente francês disse a Putin que a ocupação russa é a causa da preocupação sobre a integridade da usina.
Presidente francês Emmanuel Macron e presidente russo Vladimir Putin em encontro em São Petersburgo, na Rússia, em 2018.
Dmitri Lovetsky / ASSOCIATED PRESS
Neste domingo (11), por segurança, a Ucrânia desligou os reatores que ainda estavam em funcionamento. Com a medida, a usina deixou de oferecer energia para a rede elétrica.
No sábado (10), Macron conversou por telefone com o presidente ucraniano Volodimir Zelenski. Na conversa, os dois alertaram que a situação é muito preocupante no local e reforçaram a mesma demanda pela retirada das forças russas de Zaporizhia.
"Nossa posição é que a única maneira de proteger a Europa de um desastre nuclear é desmilitarizar a usina", disse Zelensky no Twitter.
A usina nuclear de Zaporizhia, localizada no sul da Ucrânia, está ocupada por tropas russas desde março e, nas últimas semanas, tem sido alvo de ataques à bomba. A Rússia e a Ucrânia trocam acusações sobre a autoria dos ataques.
Ucrânia enfrenta apagões e cortes no abastecimento
Ataques russos levaram a apagões de energia e cortes no abastecimento de água em várias áreas da região de Kharkiv, nordeste da Ucrânia, neste domingo (11).
"Os ocupantes (russos) atingiram uma infraestrutura crítica na cidade e região de Kharkiv", escreveu o governador da região, Olegh Synehubov, no Telegram.
Ele disse ainda que "em vários centros populacionais, não há fornecimento de eletricidade ou água. Incêndios ocorreram onde esses ataques ocorreram e equipes de emergência estão contendo as chamas."
Segundo outro relato, as forças russas também atingiram a infraestrutura de energia na região central da Ucrânia de Dnipropetrovsk, interrompendo o fornecimento de energia para várias cidades, disse o governador da região Valentyn Reznichenko.
"Nós vamos administrar. Todos os serviços estão em operação. Vamos restaurar tudo o mais rápido possível."
Com informações da Associated Press, Reuters e Agence France-Presse.
Ucrânia desliga último reator de Zaporizhzhia

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/11/putin-adverte-sobre-consequencias-catastroficas-de-ataques-ucranianos-a-usina-nuclear.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia