08/09/2022 às 10h30min - Atualizada em 12/09/2022 às 00h02min

MedLive e Oi Pet criam joint venture para oferecer a primeira plataforma de telemedicina veterinária do País

Serviço traz facilidade e agilidade para atendimentos emergenciais, como um aliado ao diagnóstico presencial

SALA DA NOTÍCIA Digital Trix
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Com a resolução nº 1465/22, aprovada no final de junho, que regulamentou o uso do atendimento virtual para pets no País, o formato ainda segue buscando a melhor forma de ser praticado. A iniciativa das duas empresas surge para formalizar a atividade e dar mais consistência para atendimentos emergenciais, orientações básicas e encaminhamentos para os veterinários.

Especializadas em tecnologia, a plataforma de saúde MedLive, da empresa Manta Operations Brasil, e a Oi Pet se uniram para lançar, no último dia 15 de agosto, a Oi Digi Pet, a primeira plataforma de telemedicina veterinária do Brasil. A Oi Pet é uma startup focada em proporcionar aos donos de pet os melhores produtos por meio de uma loja online e a MedLive promove acesso à telemedicina. É com essa expertise tecnológica que a Oi Digi Pet começa a operar a partir da próxima semana - um serviço inédito que vai ajudar os donos de pet com consultas simples, num sistema de tira-dúvidas e primeiro atendimento.

“A telemedicina não é apenas uma videochamada entre veterinário e o tutor do pet. É preciso ter uma marcação adequada, com fluxos de comunicação apropriados que confirmam a consulta, fazem a gestão de pagamentos e o envio de documentação do pet para o veterinário, assim como o prontuário e o receituário próprio, disponíveis de forma on-line. Essas funcionalidades serão disponibilizadas pela plataforma Oi Digi Pet para todo o mercado brasileiro”, explica Pedro Barros, co-CEO da MedLive e responsável pelo sistema que está sendo implantado e que vai formatar a plataforma Oi Digi Pet.

A expectativa dessa união é oferecer uma plataforma inédita e com forte potencial de crescimento, já que o segmento acumula, nos últimos cinco anos, uma expansão de 186%, com destaque para os períodos de 2020 e 2021, devido à pandemia.

“A Oi Digi Pet pretende dar suporte emergencial ao tutor e sugerir o profissional mais próximo de sua residência. Nada vai substituir uma consulta presencial, mas o que vamos oferecer é um serviço ágil, on-line, com suporte de profissionais 24 horas por dia, 7 dias por semana. Nós queremos ser uma ferramenta facilitadora para tutores terem acesso a profissionais com segurança e tecnologia. A expectativa da joint venture, que vai trazer comercialização tanto em B2B quanto em B2C, é um crescimento vertical no início, já que o modelo de negócio é inédito no País”, esclarece Rosemberg Kiffer, CEO da Oi Digi Pet.

Rosemberg se baseia em sua experiência à frente da Oi Pet que, quando foi lançada em 2017, tinha uma demanda mensal por assistência pet de aproximadamente 40 solicitações de serviços - número que saltou, ao longo dos cinco anos de operação da empresa, para 5 mil, somando atendimentos em todo o Brasil.

Na prática

O acesso à telemedicina na plataforma será feito por meio de três cliques. Com o cadastro e agendamento realizados, o cliente se conecta a veterinários de diversas especialidades. Após marcar a teleconsulta, o tutor do pet recebe a confirmação e o link de acesso à sala por SMS e e-mail.

A plataforma disponibiliza uma clínica digital com acesso 24 horas por dia, em todos os dias da semana. A consulta terá pagamento automatizado e ficará salva junto com informações de prontuário, receituário, diagnósticos e documentação.


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