09/09/2022 às 10h32min - Atualizada em 10/09/2022 às 00h04min

Brasileira dançou com Elizabeth II e quebrou jarra de alça que foi da tataravó da rainha

Paulistana Danielle dos Santos trabalhou seis anos na equipe responsável pelas refeições e teve contato direto com a rainha; ela também relembra quando quebrou jarra de cristal e ninguém ficou bravo.

G1
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/09/09/brasileira-que-trabalhou-com-familia-real-britanica-relembra-danca-com-a-rainha-elizabeth-ii-so-pensava-que-nao-podia-apertar-a-mao.ghtml

Paulistana Danielle dos Santos trabalhou seis anos na equipe responsável pelas refeições e teve contato direto com a rainha; ela também relembra quando quebrou jarra de cristal e ninguém ficou bravo. Brasileira que trabalhou para a coroa britânica relembra dia que dançou com a rainha Elizabeth II
A brasileira Danielle dos Santos, que trabalhou seis anos com a família real britânica em Londres, Inglaterra, afirmou em entrevista à GloboNews nesta sexta-feira (9) que sempre teve muito orgulho de já ter servido a Rainha Elizabeth II e ter tido contato próximo, chegando até a dançar com ela.
A monarca morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica. Segundo Danielle, todos os funcionários estão tristes com a morte.

"Todo mundo que trabalha lá tinha muito orgulho da rainha. Eu estou bem triste e trabalhei só 6 anos. Tem colegas meus que trabalham há mais de 30 anos. Essas pessoas realmente estão machucadas. Temos um grupo no WhatsApp e conversei com eles. Claro, não se esperava que ela tivesse uma vida mais longa, mas a morte repentina pegou de surpresa todo mundo", afirmou.
Morre Rainha Elizabeth II: relembre a trajetória da mais longeva monarca britânica
Danielle nasceu em São Paulo e mora em Londres há mais de 10 anos com a família. Ela foi parar no castelo quando ainda trabalhava como caixa em um supermercado, quando foi chamada para ir a uma empresa de limpeza terceirizada que prestava serviço no Palácio de Buckingham.
Uma semana depois, ela soube de uma vaga na equipe que serve as refeições. E Danielle não trabalhava apenas no Palácio de Buckingham. Ela também viajava com a rainha para os castelos de Windsor e de Balmoral, na Escócia.
"Em Balmoral eu tive contato mais próximo dela. Foi maravilhoso. Havia o intervalo entre almoço e janta. Durante a tarde saímos para caminhar e, por várias vezes, encontrava com a rainha com lenço na cabeça, andando com os cachorros. Era fantástico. Uma vez ela ficou brava com os cachorros que estavam latindo para um grupo de funcionários".
Rainha Elizabeth II inaugurou o Masp e conheceu o Museu do Ipiranga em SP
Operação 'London Bridge': o que acontece após a morte da rainha Elizabeth II
ASSISTA: Todos os vídeos sobre família real Britânica
Danielle dos Santos Cabral
Reprodução/Globonews
A paulistana relembra também quando teve a oportunidade de dançar com a rainha em Balmoral, onde ela realizava grandes bailes no verão. Os funcionários do palácio eram todos convidados.
"Era festa escocesa com dança escocesa. Quando mandaram todas as mulheres para o meio do salão, e na hora que cheguei para dar a mão para mulher ao lado, era a rainha. E fiquei pensando 'não posso apertar a mão dela'".
Rainha Elizabeth II em imagem de 11 abril de 2014 em Windsor, sul da Inglaterra
Leon Neal/Pool Photo via AP/Arquivo
Outra lembrança de Danielle é de quando ela quebrou a alça de uma jarra de cristal que pertencia à Rainha Vitória.
"Estava trabalhando em uma visita de estado e estava cuidando da comitiva. Estava tudo pronto, coloquei a mesa, e pediram para eu pegar suco. Fui na cozinha, peguei o suco e tinha que subir dois lances de escada. Na hora que estava correndo, eu caí. Me espatifei no chão e foi bem constrangedora a situação. A alça da jarra quebrou. Falei para me perdoarem. Mas aí todos perguntaram se eu estava bem e disseram que não era para se preocupar porque iam restaurar a jarra. E realmente restauraram".
Rei Charles
Rei Charles III, novo monarca da Inglaterra
BBC
Danielle comentou também que todos os funcionários gostam muito de Charles, filho mais velho da Rainha Elizabeth II e o mais novo chefe de Estado.
"Eu sou suspeita de falar do Charles. Tenho carinho por ele e o pai dele. Eu sei que às vezes eles não passam essa impressão na mídia. Mas eles conversam com os funcionários, abordam, perguntam quanto tempo a pessoa trabalha com eles".
"Tive oportunidade de conhecer pessoalmente e mudou totalmente minha opinião. É uma pessoa excelente. Meus colegas têm a mesma visão. Quem trabalha no palácio fala a mesma coisa, todo mundo gosta dele".

Fonte: https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/09/09/brasileira-que-trabalhou-com-familia-real-britanica-relembra-danca-com-a-rainha-elizabeth-ii-so-pensava-que-nao-podia-apertar-a-mao.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia