09/09/2022 às 17h51min - Atualizada em 09/09/2022 às 17h51min

Bolsonaro sobre candidatura de Ibaneis à reeleição: "Está concorrendo sozinho"

Ao CB.Poder, o presidente da República disse que acredita na reeleição do governador Ibaneis Rocha (MDB) no primeiro turno, e afirmou estar indeciso entre Damares e Flávia Arruda na disputa pelo Senado

AB Notícias News
Correio Braziliense
Marcelo Ferreira
presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), comentou que o governador Ibaneis Rocha (MDB) — candidato à reeleição pelo DF — está concorrendo sozinho na disputa ao Palácio do Buriti, e acredita que o atual chefe do Executivo local deve ser reeleito no primeiro turno, marcado para 2 de outubro. A declaração ocorreu na tarde desta quinta-feira (8/9), durante sabatina no CB.Poder — parceria do Correio Braziliense com a TV Brasília. “Ele praticamente está concorrendo sozinho. Outros nomes dificilmente vão (conseguir chegar). Acho que o Ibaneis está resolvido no primeiro turno”, previu.

À jornalista Denise Rothenburg, o chefe do Palácio do Planalto lembrou, no início do tópico da conversa, sobre o "acerto" realizado com Ibaneis e o ex-governador José Roberto Arruda (PL), em julho. O acordo que Bolsonaro negociou com eles colocou, de volta, Flávia Arruda (PL) como candidata ao Senado pela aliança de Ibaneis, e Arruda como candidato a deputado federal. 

Para que a aliança fosse definida, a ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos Damares Alves (Republicanos) precisou tirar a candidatura ao Senado, à época. A ex-ministra, contudo, após recuos e incertezas, se lançou candidata ao Senado em 5 de agosto — data-limite para a realização das convenções partidárias.
 

Em pesquisa do Correio, o governador Ibaneis Rocha (MDB) se consolidou na liderança com 42,8% das intenções de votos e apareceu com grandes chances de vencer no primeiro turno. Encomendada pelo Diários Associados, a pesquisa foi a campo entre 1º e 3 de setembro, com 1.105 entrevistas presenciais, com margem de erro estimada de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos, com intervalo de confiança de 95%.

Flávia Arruda e Damares

Questionado sobre ter duas candidatas ao Senado, Bolsonaro afirmou que gosta muito das ex-ministras e que está indeciso em que vai apoiar nas eleições. Ele lembrou que, na disputa, não existe um segundo turno e que a divisão das duas candidatas poderia impulsionar um terceiro colocado. “Se bem que o quadro aqui (no DF) está bem acertado, quase consolidado. A Flávia Arruda (está) na frente (nas pesquisas), mas ela que já disputou as eleições sabe que tem que batalhar até o último dia”, afirma.
Na pesquisa divulgada pelo Correio/Opinião mostrou que a deputada federal Flávia Arruda (PL) tem 35,4% das intenções de votos. Em segundo, aparece Damares Alves, com 15,4%. A candidata Rosilene Corrêa (PT), da federação PT-PV-PCdoB, apareceu com 7,1%.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia