26/07/2018 às 06h20min - Atualizada em 26/07/2018 às 06h20min

Dentistas dão dicas de como prevenir o desconforto da sensibilidade dental

Evelin Azevedo

Agência O Globo -
Agência O Globo -

Tomar uma sopa quente no inverno ou um sorvete num dia de calor pode trazer muito prazer, mas também incômodo. Algumas pessoas têm os dentes sensíveis e sentem dor quando a temperatura da boca muda. Isso acontece porque as terminações nervosas dentais — que deveriam se manter protegidas — estão de alguma forma expostas a fatores externos.

— O dente é recoberto pelo esmalte, uma espécie de capa protetora, que por sua vez protege os túbulos dentinários (dentina). São esses túbulos que ficam próximos à polpa do dente, área que contém toda a inervação dental e que, se sensibilizados por algum motivo, ativam o processo de dor. Todas as vezes que temos alguns fatores atuando no desgaste ou desaparecimento desse esmalte, ficamos com menor ou sem a proteção do dente — explica Rosane Menezes Faria, dentista da Odonto Empresas, do grupo Caixa Seguradora.

Além da temperatura, são fatores como acidez e oclusão dentária (maneira de morder) incorreta que causam a sensibilidade, detalha Marcelo Kyrillos, cirurgião-dentista e sócio-diretor da clínica Made Me A, do Grupo Ateliê Oral:

— O pH da boca é 6,4. Quando você come qualquer tipo de alimento mais ácido, como laranja, salada temperada com limão ou uma bebida alcoólica, o pH cai e a boca fica mais ácida. E essa acidez afeta o nervo do dente — fala o especialista, que completa: — E, se a oclusão está errada, alguns dentes seguram sozinhos a força que seria divida entre todos os que estão na boca, o que gera desgaste.

O tratamento contra a sensibilidade vai depender do fator desencadeante do problema. Uma das maneiras de continuar a terapia em casa é usar cremes dentais contra sensibilidade.

— Eles são compostos por cloreto de estrôncio, que tampa os espaços abertos da dentina, e flúor, que ajuda a depositar cálcio na superfície do dente e diminui a sensibilidade — afirma o dentista Mario Groisman.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia