08/09/2022 às 20h02min - Atualizada em 09/09/2022 às 00h07min

Charles III pode perder súditos: países da Commonwealth discutem abandonar monarquia

Barbados abandonou a monarquia, mas seguiu no grupo de países que foram colonizados pelo Reino Unido; Jamaica também pode fazer o mesmo.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/08/charles-iii-pode-perder-suditos-paises-da-commonwealth-discutem-abandonar-monarquia.ghtml

Barbados abandonou a monarquia, mas seguiu no grupo de países que foram colonizados pelo Reino Unido; Jamaica também pode fazer o mesmo. Príncipe Charles: veja 5 curiosidades sobre o futuro rei britânico
Com a ascensão do rei Charles III ao trono, políticos de antigas colônias britânicas no Caribe começaram a fazer campanha para tirar a família real da liderança de seus Estados.
Compartilhe pelo WhatsApp

Compartilhe pelo Telegram
Um grupo de 56 países nas Américas, África, Ásia, Europa e Pacífico formam o Commonnwealth, um conjunto de antigas colônias britânicas. Desses 56 países, 14 têm o líder da monarquia britânica como chefe de Estado. Esse número, no entanto, pode diminuir.
Barbados, uma das 12 nações caribenhas que são membros da Commonwealth, abandonou a rainha como chefe de Estado no ano passado. A Jamaica sinalizou que pode seguir o exemplo em breve, embora ambos permaneçam membros da Commonwealth.
Uma pesquisa de agosto mostrou que 56% dos jamaicanos são a favor da remoção do monarca britânico como chefe de Estado.
Mikael Phillips, um membro da oposição do parlamento da Jamaica, apresentou em 2020 uma moção apoiando a remoção.
Rainha Elizabeth II em imagem de 25 de abril 2012, em Londres
Ben Stansall/AFP/Arquivo
LEIA TAMBÉM
Charles III assume o trono aos 73 anos; saiba quem é o novo monarca
Charles III é o nome adotado pelo sucessor de Elizabeth como rei; entenda
Sandra Cohen: Ao rei Charles III caberá deter o sentimento antimonarquista entre os súditos britânicos
Morte de Elizabeth II
O primeiro-ministro da Jamaica afirmou que o país vai lamentar a morte de Elizabeth, e o líder de Antigua e Barbuda ordenou que as bandeiras fiquem a meio mastro.
Há questionamentos a respeito de qual o papel que um monarca distante deve ter em suas nações no século 21.
Neste ano, houve um encontro de países da Commonwealth em Kigali, em Ruanda, e nessa ocasião alguns líderes já deixaram claro que não se sentiriam confortáveis com a transferência da coroa de Elizabeth II para Charles.
Em março. o príncipe William e sua esposa Kate fizeram uma turnê de oito dias para Belize, Jamaica e Bahamas. A viagem foi marcada por questionamentos a respeito do pagamento de reparações e pela pressão para que eles fizessem um pedido de desculpas pela escravidão.
Veja os vídeos mais assistidos do g1

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/08/charles-iii-pode-perder-suditos-paises-da-commonwealth-discutem-abandonar-monarquia.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia