08/09/2022 às 18h07min - Atualizada em 08/09/2022 às 18h07min

Rainha Elizabeth II inaugurou o Masp, foi a show com Elza Soares e Jair Rodrigues e conheceu o Museu do Ipiranga durante sua visita a SP

A rainha veio ao Brasil em 1968 e até hoje foi a única viagem de um monarca britânico à América do Sul, segundo o embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda

AB Notícias News
G1
Arquivo Agência Estado

A Rainha Elizabeth II inaugurou o prédio do Museu de Arte de São Paulo (Masp), na Avenida Paulista, visitou o terraço do Edifício Itália e foi a show com Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares, quando visitou a capital paulista, em 1968.

A monarca morreu nesta quinta-feira (8) aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia. O anúncio foi feito pelas redes sociais da família real britânica.

A visita da rainha Elizabeth II e seu marido, o príncipe Phillip, ao Brasil, foi durante a ditadura militar. Começou no dia 1º de novembro e percorreu seis cidades: Recife (PE)Salvador (BA)Brasília (DF), São Paulo (SP), Campinas (SP) e Rio de Janeiro (RJ).
"Até hoje, é a única viagem de um monarca britânico à América do Sul e, só por isso, ela já é muito importante", afirmou o embaixador do Brasil em Londres, Fred Arruda, para a reportagem da BBC.
 

A Rainha Elizabeth II deixou Brasília no dia 6 de novembro e, às 14h45, desembarcou em São Paulo. Também conheceu o Monumento do Ipiranga e visitou o Edifício Itália.

Na página oficial do Edifício, consta que a monarca foi acompanhada pelo então prefeito Faria Lima, Roberto Costa de Abreu Sodré e esposa, pelo "pai" do Terraço Itália, Evaristo Comolatti, e Leda Comolatti.
 

A placa que marca a sua visita está fixada no terraço panorâmico do 41º andar.

Imagens feitas na época mostram a Rainha Elizabeth II, juntamente com sua comitiva, deixando de carro o Edifício Itália.
 

A rainha também conheceu naquele dia o Museu do Ipiranga, na Zona Sul da cidade. Na imagem, a monarca aparece ao lado do Príncipe Phillip, da então primeira-dama, Maria do Carmo de Abreu Sodré, e do então governador, Abreu Sodré, durante visita a

De acordo com a BBC, à noite, o governador do Estado, Abreu Sodré, ofereceu um banquete de boas-vindas no Palácio dos Bandeirantes.

A rainha e o príncipe assistiram a uma apresentação dos cantores Wilson Simonal, Jair Rodrigues e Elza Soares. Juntos, os três encerraram o show cantando “A Voz do Morro”, do sambista Zé Keti.

Na quinta-feira, dia 7, a visita incluiu a inauguração do Museu de Arte de São Paulo (Masp) na Avenida Paulista. Até então, o museu ficava na sede dos Diários e Emissoras Associadas, na Rua Sete de Abril, região central de São Paulo, onde foi fundado em 1947. Coube à monarca presidir a cerimônia de inauguração.
 

Carta para alunos de SP

 

A Rainha Elizabeth não retornou mais para visitar o Brasil, mas não deixou de responder cartas de brasileiros. A mais recente foi para alunos do 5º ano do Colégio Santa Cruz, na Zona Oeste de São Paulo. Eles receberam no dia 28 de junho.

Elizabeth II respondeu, por meio de sua dama de companhia, aos alunos que enviaram um cartão para felicitá-la pelo Jubileu de Platina. Na resposta, Elizabeth II afirmou que "ficou feliz" em receber o cartão.

"A rainha deseja que eu escreva e agradeça pelos cartões que você enviou a Sua Majestade por ocasião de seu Jubileu de Platina. A rainha ficou feliz em ouvir de você e, embora não possa responder pessoalmente, Sua Majestade apreciou muito as coisas boas que disse. Devo agradecer-lhe de novo por suas mensagens de bons votos para a Rainha neste ano do Jubileu de Platina", diz a carta em tradução livre.
 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia