22/10/2019 às 14h26min - Atualizada em 22/10/2019 às 14h26min

Segunda via de RG pode ser solicitada por aplicativo

Plataforma RG Expresso, lançada hoje, está disponível para cidadãos

Ab Noticia News
Divulgação
Por Carla Santana

Os cidadãos baianos já podem solicitar a reimpressão da carteira de identidade sem sair de casa, por meio da plataforma RG Expresso, lançado hoje (22) pela Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP-BA) em parceria com a Secretaria de Administração (Saeb). Através do aplicativo ou do portal SAC Digital, será possível solicitar ao Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) a emissão de um novo documento e resgatá-lo em um dos postos SAC cadastrados de Salvador, em até cinco dias úteis.

Ao fazer o pedido online, o cidadão deve informar o posto SAC de preferência para retirada do documento. Inicialmente, os postos dos Shoppings Barra, Bela Vista, Salvador, da Bahia e Paralela, além dos postos de Pernambués e Liberdade estão disponíveis para a retirada dos documentos. Depois, é só emitir e pagar o Documento de Arrecadação Estadual (DAE) no valor de R$ 37,77 e comparecer ao SAC escolhido na data prevista no protocolo.

Para usar o serviço, é necessário que a última carteira de identidade tenha sido emitida há no máximo dois anos e que o cidadão já possua todas as biometrias cadastradas no sistema, como fotografia, impressão digital e assinatura. Além disso, o documento só pode ser retirado pelo próprio titular, que vai precisar autenticar a biometria.

Por se tratar de um documento reimpresso, o RG Expresso apresenta a data de expedição da última via solicitada presencialmente, além da data do novo pedido. Segundo dados do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM), cerca de 2 milhões de pessoas atendem aos requisitos para solicitar o documento. 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Ab Noticias  News Publicidade 1200x90
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia