22/10/2019 às 10h13min - Atualizada em 22/10/2019 às 14h13min

Prefeitura vai criar app para atendimento móvel de urgência

Aplicativo vai funcionar como uma espécie de Uber

Ab Noticia News
Divulgação
Por Carla Santana

A prefeitura de Salvador vai criar um aplicativo para que os usuários possam acompanhar em tempo real o percurso das unidades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), quando solicitarem. O app vai funcionar como uma espécie de Uber e aplicativos similares.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) irá lançar, no início do mês de novembro, um processo licitatório para contratação de um sistema integrado de gestão que será incorporado ao Samu. Assim um aplicativo ficará disponível ininterruptamente aos usuários.

A tecnologia será possível através do sistema de GPS instalado nas ambulâncias, onde as localizações serão georreferenciadas, permitindo que a inteligência envie as equipes mais próximas para o local da ocorrência e calcule automaticamente o tempo médio de chegada.

As ambulâncias também serão equipadas com tablets e o serviço vai ganhar atendimento por WhatsApp. O aplicativo de mensagens vai facilitar o envio de documentos, relatórios médicos e resultados de exame. Na central de atendimentos, serão instalados painéis dinâmicos que sinalizarão em tempo real para onde os pacientes foram regulados – gerando uma divisão que desafogue as unidades hospitalares.

Identificação de usuários - A população poderá ainda se cadastrar previamente no aplicativo, incluindo informações sobre patologias crônicas, alergias e tipo sanguíneo. As informações serão cruzadas com os prontuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Municipal de Salvador (HMS). Os atendentes terão acesso às informações de outros atendimentos prestados ao usuário, podendo articular previamente quais procedimentos deverão ser adotados.

“Quando um atendimento for realizado, o sistema vai identificar se a pessoa já é cadastrada. Através disso, vamos ter acesso ao prontuário, o que vai facilitar a identificação se a pessoa tem um problema de coração ou se é alérgica a alguma medicação. Com isso, os profissionais poderão tomar providências e saber qual procedimento será adotado com essa pessoa”, disse o coordenador de urgência e emergência do Samu, Ivan Paiva.


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