05/09/2022 às 00h01min - Atualizada em 05/09/2022 às 00h16min

Reino Unido define novo primeiro-ministro nesta segunda

Disputa final para o próximo líder do Partido Conservador ficou entre a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, e o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/05/reino-unido-define-novo-primeiro-ministro-nesta-segunda.ghtml

Disputa final para o próximo líder do Partido Conservador ficou entre a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, e o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak. Rishi Sunak e Liz Truss disputam o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido
Reuters
O resultado das eleições para primeiro-ministro do Reino Unido está previsto para ser anunciado nesta segunda-feira (5) por volta de 8h30 no horário de Brasília.

A disputa final para o próximo líder do Partido Conservador e, consequentemente, o próximo primeiro-ministro ficou entre a ministra das Relações Exteriores, Liz Truss, e o ex-ministro das Finanças, Rishi Sunak.
Veja abaixo quais são os passos na transferência do cargo entre Boris Johnson e o vencedor.
Como funciona a eleição
O líder do Partido Conservador, que tem maioria no parlamento britânico, também assume o cargo de primeiro-ministro do Reino Unido.
São feitas diversas rodadas de votação entre os deputados conservadores. A cada uma delas, os menos votados são eliminados da disputa. Essa fase aconteceu em julho.
Na etapa final, entre os dois candidatos finalistas, todos os membros do partido podem participar da escolha e os votos são enviados pelo correio.
O anúncio do resultado
O resultado da votação feita pelo correio com todos os membros do partido deve ser anunciado às 8h30 no horário de Brasília na segunda-feira, 5 de setembro.
A entrega do cargo
Palácio de Balmoral, na Escócia
Stuart Yeates from Oxford, UK - Flickr/via Wikicommons
Na terça-feira (6), em uma ruptura com a tradição, a nomeação do novo primeiro-ministro não será no Palácio de Buckingham, em Londres. Ela acontecerá no Castelo de Balmoral, na Escócia, onde a Rainha Elizabeth passa seus verões.
A monarca de 96 anos teve que reduzir suas aparições públicas este ano devido a problemas de mobilidade episódica e não viajará para Londres.
Espera-se que Johnson faça uma declaração fora de Downing Street na manhã de terça-feira antes de viajar para a Escócia para apresentar sua renúncia à rainha, esperada por volta do meio-dia (7h no horário de Brasília).
O vencedor da eleição se reunirá com a rainha e será oficialmente convidado a formar um governo.
Uma vez que o novo primeiro-ministro tenha sido nomeado, a Circular da Corte, o registro oficial dos compromissos reais, registrará que "o primeiro-ministro beijou as mãos na nomeação".
A Rainha Elizabeth teve 14 primeiros-ministros durante seus 70 anos de reinado.
Novo governo
O novo primeiro-ministro volta para Londres para fazer um discurso em Downing Street, por volta das 16h (12h no horário de Brasília).
O novo primeiro-ministro nomeará um gabinete e a nova equipe de ministros se reunirá na manhã de quarta-feira antes que o novo primeiro-ministro chegue à Câmara dos Comuns, onde será submetido a uma sabatina com o líder da oposição, Keir Starmer, do Partido Trabalhista.
O vídeo e o podcast abaixo explicam os escândalos que levaram a renúncia de Boris Johnson:
Entenda os escândalos que levaram à queda de Boris Johnson

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/05/reino-unido-define-novo-primeiro-ministro-nesta-segunda.ghtml


Link
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia