02/09/2022 às 09h36min - Atualizada em 03/09/2022 às 00h02min

Brasileiro que atacou Cristina Kirchner portava uma pistola Bersa calibre 32, diz imprensa local

A arma estava carregada com 5 munições e foi confiscada após a detenção do homem.

G1
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/02/brasileiro-que-atacou-cristina-kirchner-portava-uma-pistola-bersa-calibre-32-diz-imprensa-local.ghtml

A arma estava carregada com 5 munições e foi confiscada após a detenção do homem. O ataque a Cristina Kirchner momento a momento
Durante a noite desta quinta-feira (1°), a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner, sofreu uma tentativa de assassinato na qual um homem apontou uma arma para a sua cabeça e a acionou. O equipamento no entanto falhou.
A arma utilizada por ele foi uma Bersa .32 (7,65 mm) informou o jornal argentino "Clarín" após falar com fontes internas não citadas.

Segundo informações da polícia, a arma foi deixada na rua logo após o atentado. O homem, identificado como Fernando Andrés Sabag Montiel, de 35 anos, nasceu em São Paulo, mas não é filho de brasileiros, e se mudou para Argentina em 1993. Registos comerciais mostram que ele está registrado como motorista de aplicativo e tem um carro em seu nome.
Agora ele foi detido e levado pela polícia federal da Argentina. A juíza María Eugenia Capuchetti será a responsável pelo julgamento.
Durante investigação na casa do homem, 100 balas 9mm foram encontradas, informaram sites argentinos como o Infobae, Clarín e o La Nacion. Essa munição, porém, não é correspondente ao tipo de arma utilizada no ataque.
Como é essa arma?
Arma apreendida pela polícia após tentativa de assassinato contra a vice-presidente da Argentina, Cristina Kirchner
Reprodução
A Bersa é uma empresa de armas argentina que está no ramo há mais de 60 anos e é mais utilizada pelo público civil. Este modelo é de arma compacta, com capacidade entre 7-10 munições.
Ainda não se tem confirmação de qual seria o motivo que fez a arma falhar depois de Fernando acionar o gatilho.
O setor de balística da polícia da Argentina ainda deve analisar mais detalhes do caso.
Ainda não se sabe se o armamento estava no nome dele ou se estava ilegal.
Porte de armas é liberado na Argentina?
Sim, porém apenas para fins de caça ou tiro esportivo.
A pessoa que busca portar um equipamento deste tipo precisa possuir a licença emitida pelo país. Mesmo assim, em público pode-se apenas andar com ela desarmada e separada das munições.
O que fez a arma falhar?
O g1 conversou com Bruno Langeani, gerente do Instituto Sou da Paz, que explicou possíveis causas para o acontecido.
Segundo ele, duas opções são mais plausíveis na situação. Na primeira delas, a arma estava com munição no carregador, mas ele não havia manobrado o ferrolho para colocar a munição na câmara, quando apertou o gatilho não havia munição para disparar.
A outra possibilidade é a de que a munição estaria velha ou úmida e por causa disso a pólvora não explodiu, não gerando assim o disparo do projétil.
Condenação
O portal argentino "Clarin" diz que o homem de nacionalidade brasileira irá responder por tentativa de homicídio qualificado.

Fonte: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/09/02/brasileiro-que-atacou-cristina-kirchner-portava-uma-pistola-bersa-calibre-32-diz-imprensa-local.ghtml


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Mande sua denuncia, vídeo, foto
Atendimento
Mande sua denuncia, vídeo, foto, pra registrar sua denuncia